Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781 |
Resumo: | O presente texto apresenta os aspectos preeminentes dos sentidos do trabalho para os educadores na contemporaneidade, destacando os impactos das condições adversas no desenvolvimento do trabalho para a saúde do trabalhador. Com isso, objetiva refletir sobre a natureza atual do sentido da atividade educativa, especialmente sobre a intenção e o gesto, isto é, entre o que os educadores intencionam e o que acontece na realidade. Problematiza as categorias de desenvolvimento pleno da pessoa, cidadania e qualificação para o trabalho, buscando trazer à luz o sentido oculto, o solo social que as produzem e os interesses sociais a elas conectados. O texto apresenta uma abordagem qualitativa e recorre a fontes bibliográficas e documentais como subsídios para a discussão. Defende uma educação para além da lógica capitalista, que promova atividades emancipadoras voltadas à construção de uma sociedade verdadeiramente livre e humana. |
id |
UNEB-5_e620eba0932c98c3b6d9a41f8cc46158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/7781 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”TrabalhoEducaçãoEmancipaçãoO presente texto apresenta os aspectos preeminentes dos sentidos do trabalho para os educadores na contemporaneidade, destacando os impactos das condições adversas no desenvolvimento do trabalho para a saúde do trabalhador. Com isso, objetiva refletir sobre a natureza atual do sentido da atividade educativa, especialmente sobre a intenção e o gesto, isto é, entre o que os educadores intencionam e o que acontece na realidade. Problematiza as categorias de desenvolvimento pleno da pessoa, cidadania e qualificação para o trabalho, buscando trazer à luz o sentido oculto, o solo social que as produzem e os interesses sociais a elas conectados. O texto apresenta uma abordagem qualitativa e recorre a fontes bibliográficas e documentais como subsídios para a discussão. Defende uma educação para além da lógica capitalista, que promova atividades emancipadoras voltadas à construção de uma sociedade verdadeiramente livre e humana.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/778110.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.54-71Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 3 (2019): Educação e Trabalho; 54-712177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781/5059Copyright (c) 2019 Ivo Tonethttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessTonet, Ivo2020-11-26T23:54:23Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7781Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-26T23:54:23Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!” |
title |
Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!” |
spellingShingle |
Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!” Tonet, Ivo Trabalho Educação Emancipação |
title_short |
Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!” |
title_full |
Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!” |
title_fullStr |
Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!” |
title_full_unstemmed |
Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!” |
title_sort |
Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!” |
author |
Tonet, Ivo |
author_facet |
Tonet, Ivo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonet, Ivo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Educação Emancipação |
topic |
Trabalho Educação Emancipação |
description |
O presente texto apresenta os aspectos preeminentes dos sentidos do trabalho para os educadores na contemporaneidade, destacando os impactos das condições adversas no desenvolvimento do trabalho para a saúde do trabalhador. Com isso, objetiva refletir sobre a natureza atual do sentido da atividade educativa, especialmente sobre a intenção e o gesto, isto é, entre o que os educadores intencionam e o que acontece na realidade. Problematiza as categorias de desenvolvimento pleno da pessoa, cidadania e qualificação para o trabalho, buscando trazer à luz o sentido oculto, o solo social que as produzem e os interesses sociais a elas conectados. O texto apresenta uma abordagem qualitativa e recorre a fontes bibliográficas e documentais como subsídios para a discussão. Defende uma educação para além da lógica capitalista, que promova atividades emancipadoras voltadas à construção de uma sociedade verdadeiramente livre e humana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.54-71 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.54-71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781/5059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ivo Tonet https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ivo Tonet https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 3 (2019): Educação e Trabalho; 54-71 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v4.n3 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117881958400 |