Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonet, Ivo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781
Resumo: O presente texto apresenta os aspectos preeminentes dos sentidos do trabalho para os educadores na contemporaneidade, destacando os impactos das condições adversas no desenvolvimento do trabalho para a saúde do trabalhador. Com isso, objetiva refletir sobre a natureza atual do sentido da atividade educativa, especialmente sobre a intenção e o gesto, isto é, entre o que os educadores intencionam e o que acontece na realidade. Problematiza as categorias de desenvolvimento pleno da pessoa, cidadania e qualificação para o trabalho, buscando trazer à luz o sentido oculto, o solo social que as produzem e os interesses sociais a elas conectados. O texto apresenta uma abordagem qualitativa e recorre a fontes bibliográficas e documentais como subsídios para a discussão. Defende uma educação para além da lógica capitalista, que promova atividades emancipadoras voltadas à construção de uma sociedade verdadeiramente livre e humana.
id UNEB-5_e620eba0932c98c3b6d9a41f8cc46158
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/7781
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”TrabalhoEducaçãoEmancipaçãoO presente texto apresenta os aspectos preeminentes dos sentidos do trabalho para os educadores na contemporaneidade, destacando os impactos das condições adversas no desenvolvimento do trabalho para a saúde do trabalhador. Com isso, objetiva refletir sobre a natureza atual do sentido da atividade educativa, especialmente sobre a intenção e o gesto, isto é, entre o que os educadores intencionam e o que acontece na realidade. Problematiza as categorias de desenvolvimento pleno da pessoa, cidadania e qualificação para o trabalho, buscando trazer à luz o sentido oculto, o solo social que as produzem e os interesses sociais a elas conectados. O texto apresenta uma abordagem qualitativa e recorre a fontes bibliográficas e documentais como subsídios para a discussão. Defende uma educação para além da lógica capitalista, que promova atividades emancipadoras voltadas à construção de uma sociedade verdadeiramente livre e humana.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/778110.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.54-71Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 3 (2019): Educação e Trabalho; 54-712177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781/5059Copyright (c) 2019 Ivo Tonethttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessTonet, Ivo2020-11-26T23:54:23Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7781Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-26T23:54:23Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
title Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
spellingShingle Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
Tonet, Ivo
Trabalho
Educação
Emancipação
title_short Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
title_full Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
title_fullStr Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
title_full_unstemmed Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
title_sort Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
author Tonet, Ivo
author_facet Tonet, Ivo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonet, Ivo
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação
Emancipação
topic Trabalho
Educação
Emancipação
description O presente texto apresenta os aspectos preeminentes dos sentidos do trabalho para os educadores na contemporaneidade, destacando os impactos das condições adversas no desenvolvimento do trabalho para a saúde do trabalhador. Com isso, objetiva refletir sobre a natureza atual do sentido da atividade educativa, especialmente sobre a intenção e o gesto, isto é, entre o que os educadores intencionam e o que acontece na realidade. Problematiza as categorias de desenvolvimento pleno da pessoa, cidadania e qualificação para o trabalho, buscando trazer à luz o sentido oculto, o solo social que as produzem e os interesses sociais a elas conectados. O texto apresenta uma abordagem qualitativa e recorre a fontes bibliográficas e documentais como subsídios para a discussão. Defende uma educação para além da lógica capitalista, que promova atividades emancipadoras voltadas à construção de uma sociedade verdadeiramente livre e humana.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.54-71
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.54-71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781/5059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ivo Tonet
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ivo Tonet
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 3 (2019): Educação e Trabalho; 54-71
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v4.n3
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117881958400