Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903 |
Resumo: | Trata-se de uma investigação que viabiliza ao leitor perceber o atual enfoque dado às questões interculturais nos livros didáticos de PLE/ELE, bem como entender como se pode trabalhar a interculturalidade das línguas em estudo nos livros didáticos. Pretende-se, ainda, refletir sobre o atual contexto do ensino de PLE/ELE, especificamente no Brasil, buscando fazer uma interface entre língua, cultura e identidade, para assim, entender como se dá o processo da interculturalidade para o ensino de línguas. Por conseguinte, será feita uma análise intercultural nos livros didáticos selecionados a respeito da interculturalidade neles existente. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos culturais embasados por alguns teóricos, os quais têm contribuições relevantes para este trabalho, na perspectiva intercultural de estudiosos que abordam as práticas educacionais, enfocando sempre o papel do indivíduo no processo ensino/aprendizagem, assim como nas análises feitas sobre o livro didático na visão de pesquisadores sobre o assunto. |
id |
UNEB-5_e7137f93be0d4aac086d8a819a58fb58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/903 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de EnsinoLíngua estrangeiraPLE/ELELivro didáticoInterculturalidadeEnsino-aprendizagem.Trata-se de uma investigação que viabiliza ao leitor perceber o atual enfoque dado às questões interculturais nos livros didáticos de PLE/ELE, bem como entender como se pode trabalhar a interculturalidade das línguas em estudo nos livros didáticos. Pretende-se, ainda, refletir sobre o atual contexto do ensino de PLE/ELE, especificamente no Brasil, buscando fazer uma interface entre língua, cultura e identidade, para assim, entender como se dá o processo da interculturalidade para o ensino de línguas. Por conseguinte, será feita uma análise intercultural nos livros didáticos selecionados a respeito da interculturalidade neles existente. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos culturais embasados por alguns teóricos, os quais têm contribuições relevantes para este trabalho, na perspectiva intercultural de estudiosos que abordam as práticas educacionais, enfocando sempre o papel do indivíduo no processo ensino/aprendizagem, assim como nas análises feitas sobre o livro didático na visão de pesquisadores sobre o assunto.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/90310.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2010): Leitura: linguagens, cultura e formação docente2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903/646Teixeira, Cássia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T17:16:05Zoai:ojs.192.168.5.50:article/903Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2023-01-09T17:16:05Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino |
title |
Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino |
spellingShingle |
Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino Teixeira, Cássia Santos Língua estrangeira PLE/ELE Livro didático Interculturalidade Ensino-aprendizagem. |
title_short |
Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino |
title_full |
Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino |
title_fullStr |
Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino |
title_full_unstemmed |
Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino |
title_sort |
Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino |
author |
Teixeira, Cássia Santos |
author_facet |
Teixeira, Cássia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cássia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira PLE/ELE Livro didático Interculturalidade Ensino-aprendizagem. |
topic |
Língua estrangeira PLE/ELE Livro didático Interculturalidade Ensino-aprendizagem. |
description |
Trata-se de uma investigação que viabiliza ao leitor perceber o atual enfoque dado às questões interculturais nos livros didáticos de PLE/ELE, bem como entender como se pode trabalhar a interculturalidade das línguas em estudo nos livros didáticos. Pretende-se, ainda, refletir sobre o atual contexto do ensino de PLE/ELE, especificamente no Brasil, buscando fazer uma interface entre língua, cultura e identidade, para assim, entender como se dá o processo da interculturalidade para o ensino de línguas. Por conseguinte, será feita uma análise intercultural nos livros didáticos selecionados a respeito da interculturalidade neles existente. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos culturais embasados por alguns teóricos, os quais têm contribuições relevantes para este trabalho, na perspectiva intercultural de estudiosos que abordam as práticas educacionais, enfocando sempre o papel do indivíduo no processo ensino/aprendizagem, assim como nas análises feitas sobre o livro didático na visão de pesquisadores sobre o assunto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903/646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2010): Leitura: linguagens, cultura e formação docente 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v1.n3 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117362913280 |