Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cássia Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903
Resumo: Trata-se de uma investigação que viabiliza ao leitor perceber o atual enfoque dado às questões interculturais nos livros didáticos de PLE/ELE, bem como entender como se pode trabalhar a interculturalidade das línguas em estudo nos livros didáticos. Pretende-se, ainda, refletir sobre o atual contexto do ensino de PLE/ELE, especificamente no Brasil, buscando fazer uma interface entre língua, cultura e identidade, para assim, entender como se dá o processo da interculturalidade para o ensino de línguas. Por conseguinte, será feita uma análise intercultural nos livros didáticos selecionados a respeito da interculturalidade neles existente. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos culturais embasados por alguns teóricos, os quais têm contribuições relevantes para este trabalho, na perspectiva intercultural de estudiosos que abordam as práticas educacionais, enfocando sempre o papel do indivíduo no processo ensino/aprendizagem, assim como nas análises feitas sobre o livro didático na visão de pesquisadores sobre o assunto.
id UNEB-5_e7137f93be0d4aac086d8a819a58fb58
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/903
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de EnsinoLíngua estrangeiraPLE/ELELivro didáticoInterculturalidadeEnsino-aprendizagem.Trata-se de uma investigação que viabiliza ao leitor perceber o atual enfoque dado às questões interculturais nos livros didáticos de PLE/ELE, bem como entender como se pode trabalhar a interculturalidade das línguas em estudo nos livros didáticos. Pretende-se, ainda, refletir sobre o atual contexto do ensino de PLE/ELE, especificamente no Brasil, buscando fazer uma interface entre língua, cultura e identidade, para assim, entender como se dá o processo da interculturalidade para o ensino de línguas. Por conseguinte, será feita uma análise intercultural nos livros didáticos selecionados a respeito da interculturalidade neles existente. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos culturais embasados por alguns teóricos, os quais têm contribuições relevantes para este trabalho, na perspectiva intercultural de estudiosos que abordam as práticas educacionais, enfocando sempre o papel do indivíduo no processo ensino/aprendizagem, assim como nas análises feitas sobre o livro didático na visão de pesquisadores sobre o assunto.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/90310.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2010): Leitura: linguagens, cultura e formação docente2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903/646Teixeira, Cássia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T17:16:05Zoai:ojs.192.168.5.50:article/903Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2023-01-09T17:16:05Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino
title Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino
spellingShingle Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino
Teixeira, Cássia Santos
Língua estrangeira
PLE/ELE
Livro didático
Interculturalidade
Ensino-aprendizagem.
title_short Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino
title_full Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino
title_fullStr Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino
title_full_unstemmed Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino
title_sort Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino
author Teixeira, Cássia Santos
author_facet Teixeira, Cássia Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cássia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
PLE/ELE
Livro didático
Interculturalidade
Ensino-aprendizagem.
topic Língua estrangeira
PLE/ELE
Livro didático
Interculturalidade
Ensino-aprendizagem.
description Trata-se de uma investigação que viabiliza ao leitor perceber o atual enfoque dado às questões interculturais nos livros didáticos de PLE/ELE, bem como entender como se pode trabalhar a interculturalidade das línguas em estudo nos livros didáticos. Pretende-se, ainda, refletir sobre o atual contexto do ensino de PLE/ELE, especificamente no Brasil, buscando fazer uma interface entre língua, cultura e identidade, para assim, entender como se dá o processo da interculturalidade para o ensino de línguas. Por conseguinte, será feita uma análise intercultural nos livros didáticos selecionados a respeito da interculturalidade neles existente. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos culturais embasados por alguns teóricos, os quais têm contribuições relevantes para este trabalho, na perspectiva intercultural de estudiosos que abordam as práticas educacionais, enfocando sempre o papel do indivíduo no processo ensino/aprendizagem, assim como nas análises feitas sobre o livro didático na visão de pesquisadores sobre o assunto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903
10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903/646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2010): Leitura: linguagens, cultura e formação docente
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v1.n3
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117362913280