ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragamonte, Henrique Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bragamon, Patrícia Luciene de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.169-179
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7119
Resumo: O presente artigo tem como tema a música como conteúdo curricular na Educação Básica. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o ensino coletivo de violão no currículo das turmas de anos iniciais que vem sendo realizado desde 2015, na Escola Vida, situada no município de Alegrete/RS. A pesquisa foi realizada no turno regular, com alunos das turmas do 3º ao 5º ano, que se encontram na faixa etária entre 8 a 11 anos, com o objetivo de refletir sobre o ensino coletivo de violão na aprendizagem musical de alunos dos anos iniciais. Ao concluir este trabalho percebeu-se que o ensino coletivo de violão proporciona o desenvolvimento de experiências musicais colaborativas e autonomia dos alunos em suas aprendizagens, desafiando o educador musical na criação de propostas criativas para a mediação das aprendizagens de seus alunos.
id UNEB-5_fc28a0c6c8702d66cd7f10aa2ae7c958
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/7119
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
spelling ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos IniciaisEducação MusicalCurrículoEnsino Coletivo de ViolãoEducação BásicaO presente artigo tem como tema a música como conteúdo curricular na Educação Básica. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o ensino coletivo de violão no currículo das turmas de anos iniciais que vem sendo realizado desde 2015, na Escola Vida, situada no município de Alegrete/RS. A pesquisa foi realizada no turno regular, com alunos das turmas do 3º ao 5º ano, que se encontram na faixa etária entre 8 a 11 anos, com o objetivo de refletir sobre o ensino coletivo de violão na aprendizagem musical de alunos dos anos iniciais. Ao concluir este trabalho percebeu-se que o ensino coletivo de violão proporciona o desenvolvimento de experiências musicais colaborativas e autonomia dos alunos em suas aprendizagens, desafiando o educador musical na criação de propostas criativas para a mediação das aprendizagens de seus alunos.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/711910.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.169-179Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 169-1792177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7119/4723Copyright (c) 2019 Henrique Soares Bragamonte, Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBragamonte, Henrique SoaresBragamon, Patrícia Luciene de Albuquerque2020-11-27T00:17:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7119Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T00:17:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
title ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
spellingShingle ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
Bragamonte, Henrique Soares
Educação Musical
Currículo
Ensino Coletivo de Violão
Educação Básica
Bragamonte, Henrique Soares
Educação Musical
Currículo
Ensino Coletivo de Violão
Educação Básica
title_short ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
title_full ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
title_fullStr ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
title_full_unstemmed ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
title_sort ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: um relato de experiência sobre o ensino da música no currículo das turmas de Anos Iniciais
author Bragamonte, Henrique Soares
author_facet Bragamonte, Henrique Soares
Bragamonte, Henrique Soares
Bragamon, Patrícia Luciene de Albuquerque
Bragamon, Patrícia Luciene de Albuquerque
author_role author
author2 Bragamon, Patrícia Luciene de Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragamonte, Henrique Soares
Bragamon, Patrícia Luciene de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Currículo
Ensino Coletivo de Violão
Educação Básica
topic Educação Musical
Currículo
Ensino Coletivo de Violão
Educação Básica
description O presente artigo tem como tema a música como conteúdo curricular na Educação Básica. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o ensino coletivo de violão no currículo das turmas de anos iniciais que vem sendo realizado desde 2015, na Escola Vida, situada no município de Alegrete/RS. A pesquisa foi realizada no turno regular, com alunos das turmas do 3º ao 5º ano, que se encontram na faixa etária entre 8 a 11 anos, com o objetivo de refletir sobre o ensino coletivo de violão na aprendizagem musical de alunos dos anos iniciais. Ao concluir este trabalho percebeu-se que o ensino coletivo de violão proporciona o desenvolvimento de experiências musicais colaborativas e autonomia dos alunos em suas aprendizagens, desafiando o educador musical na criação de propostas criativas para a mediação das aprendizagens de seus alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7119
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.169-179
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7119
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.169-179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7119/4723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Henrique Soares Bragamonte, Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamon
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Henrique Soares Bragamonte, Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamon
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 169-179
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v4.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1822181105280745472
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.169-179