Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1429 |
Resumo: | ResumoNeste artigo pretende-se articular os conceitos de masculinidade e ato performativo. Esta articulação desenrolar-se a partir de duas questões: 1) Como e o quê da masculinidade; 2) E por que ato performativo? O dialogo é entabulado entre Connell e Butler e tem como ponto de interseção o conceito de habitus desenvolvido por Bourdieu. Destaca-se que a ideia central perseguida é a possibilidade dos/as investigadores/as não criarem estigmas ou cristalizarem as realidades construídas em suas análises. Apesar de ter como ponto de partida de analise os sujeitos sociais no mundo com os seus corpos encarnados.Palavras-chavemasculinidade, performance, habitus. |
id |
UNEB-6_132cc5bf007a26978b4297c6b817c7cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1429 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizadosResumoNeste artigo pretende-se articular os conceitos de masculinidade e ato performativo. Esta articulação desenrolar-se a partir de duas questões: 1) Como e o quê da masculinidade; 2) E por que ato performativo? O dialogo é entabulado entre Connell e Butler e tem como ponto de interseção o conceito de habitus desenvolvido por Bourdieu. Destaca-se que a ideia central perseguida é a possibilidade dos/as investigadores/as não criarem estigmas ou cristalizarem as realidades construídas em suas análises. Apesar de ter como ponto de partida de analise os sujeitos sociais no mundo com os seus corpos encarnados.Palavras-chavemasculinidade, performance, habitus.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/142910.30620/p.i..v1i1.1429Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 1 No. 1 (2011): A invasão da cultura nos estudos de língua e literatura; 52-64Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 1 Núm. 1 (2011): A invasão da cultura nos estudos de língua e literatura; 52-64Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2011): A invasão da cultura nos estudos de língua e literatura; 52-642237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1429/941Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMesseder, Suely2024-03-13T21:15:27Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1429Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2024-03-13T21:15:27Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados |
title |
Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados |
spellingShingle |
Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados Messeder, Suely |
title_short |
Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados |
title_full |
Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados |
title_fullStr |
Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados |
title_full_unstemmed |
Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados |
title_sort |
Um giro na heterossexualidade compulsória: a construção teórico-metodológica dos atos performativos masculinizados |
author |
Messeder, Suely |
author_facet |
Messeder, Suely |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Messeder, Suely |
description |
ResumoNeste artigo pretende-se articular os conceitos de masculinidade e ato performativo. Esta articulação desenrolar-se a partir de duas questões: 1) Como e o quê da masculinidade; 2) E por que ato performativo? O dialogo é entabulado entre Connell e Butler e tem como ponto de interseção o conceito de habitus desenvolvido por Bourdieu. Destaca-se que a ideia central perseguida é a possibilidade dos/as investigadores/as não criarem estigmas ou cristalizarem as realidades construídas em suas análises. Apesar de ter como ponto de partida de analise os sujeitos sociais no mundo com os seus corpos encarnados.Palavras-chavemasculinidade, performance, habitus. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1429 10.30620/p.i..v1i1.1429 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1429 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v1i1.1429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1429/941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 1 No. 1 (2011): A invasão da cultura nos estudos de língua e literatura; 52-64 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 1 Núm. 1 (2011): A invasão da cultura nos estudos de língua e literatura; 52-64 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2011): A invasão da cultura nos estudos de língua e literatura; 52-64 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042190060355585 |