“Onde é que os brancos se encaixam?”: a obra de Nadine Gordimer como política de reconciliação
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10888 |
Resumo: | Este artigo procura apresentar o pensamento de Nadine Gordimer acerca do papel que a população branca sul-africana poderia desempenhar quando as nações africanas, incluindo o seu próprio país, se tornassem independentes das potências coloniais europeias. Com base em duas produções ficcionais da autora e dois de seus ensaios mais conhecidos, procuro investigar a questão delineada anteriormente por meio da análise de como essa tese se desenvolveu na obra da autora num intervalo de quarenta anos de sua carreira. Estas reflexões buscam contextualizar a questão étnico-racial específica da África do Sul enquanto cenário ficcional e biográfico de Nadine Gordimer bem como expandir a questão para os debates identitários contemporâneos. |
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“Onde é que os brancos se encaixam?”: a obra de Nadine Gordimer como política de reconciliaçãoEste artigo procura apresentar o pensamento de Nadine Gordimer acerca do papel que a população branca sul-africana poderia desempenhar quando as nações africanas, incluindo o seu próprio país, se tornassem independentes das potências coloniais europeias. Com base em duas produções ficcionais da autora e dois de seus ensaios mais conhecidos, procuro investigar a questão delineada anteriormente por meio da análise de como essa tese se desenvolveu na obra da autora num intervalo de quarenta anos de sua carreira. Estas reflexões buscam contextualizar a questão étnico-racial específica da África do Sul enquanto cenário ficcional e biográfico de Nadine Gordimer bem como expandir a questão para os debates identitários contemporâneos.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2020-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1088810.30620/p.i..v10i2.10888Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 3 (2020): Dossiê: Edição Especial do I Congresso Brasil in Teias Culturais para o vol. 3, 2020, da Revista Pontos de Interrogação; 49-66Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 3 (2020): Dossiê: Edição Especial do I Congresso Brasil in Teias Culturais para o vol. 3, 2020, da Revista Pontos de Interrogação; 49-66Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 3 (2020): Dossiê: Edição Especial do I Congresso Brasil in Teias Culturais para o vol. 3, 2020, da Revista Pontos de Interrogação; 49-662237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10888/7602Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBastos Martins, Anderson 2023-07-15T16:39:03Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10888Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-07-15T16:39:03Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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