Maria Quitéria / Soldado Medeiros: un soldado entre las condecoraciones nacionales y el olvido
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14997 |
Resumo: | A partir de las discusiones de la crítica literaria sobre las “doncellas guerreras”, analizamos las obras Diário de uma viagem ao Brasil (1824 [1990]), de Maria Graham, Paraguassú: epopeia da guerra da independência na Bahia (1837), de Ladislau dos Santos Titara, À heroína (1859 [1977]), de Franklin Dória, Brasileiras Célebres (1862 [2004]), de Joaquim Norberto Souza Silva, Anno biographico brazileiro (1876), de Joaquim Manoel de Macedo, Mulheres Illustres do Brazil (1899), de Ignez Sabino, Grandes vultos da independência brasileira (1922), de Affonso de Taunay, Heroínas Bahianas (1936), de Bernardino José Souza, Precursoras Brasileiras (1945), de Olmio Barros Vidal, Maria Quitéria (1953), de Pereira Reis Júnior, y Maria Quitéria: peça em três atos (1958), de Nancy Navarro Carvalho, con el objetivo de entender, principalmente, como se narra el género y el tránsito de género vividos por el personaje histórico y literario Maria Quitéria de Jesus/Soldado Medeiros (1792-1853). Nos interesa entender no sólo cómo se construye el personaje como una “doncella guerrera”, sino también qué lugar ocupa Maria Quitéria/Soldado Medeiros en la formación de las identidades y de los cánones nacionales. [Recibido el: 21 mayo 2022 – Aceptado el: 18 junio 2022] |
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Maria Quitéria / Soldado Medeiros: un soldado entre las condecoraciones nacionales y el olvidoMaria Quitéria / Soldado Medeiros: um soldado entre as condecorações nacionais e o esquecimentoMaria QuitériaSoldado MedeirosDonzela-guerreiraMaria QuitériaSoldado MedeirosDoncella guerreraA partir de las discusiones de la crítica literaria sobre las “doncellas guerreras”, analizamos las obras Diário de uma viagem ao Brasil (1824 [1990]), de Maria Graham, Paraguassú: epopeia da guerra da independência na Bahia (1837), de Ladislau dos Santos Titara, À heroína (1859 [1977]), de Franklin Dória, Brasileiras Célebres (1862 [2004]), de Joaquim Norberto Souza Silva, Anno biographico brazileiro (1876), de Joaquim Manoel de Macedo, Mulheres Illustres do Brazil (1899), de Ignez Sabino, Grandes vultos da independência brasileira (1922), de Affonso de Taunay, Heroínas Bahianas (1936), de Bernardino José Souza, Precursoras Brasileiras (1945), de Olmio Barros Vidal, Maria Quitéria (1953), de Pereira Reis Júnior, y Maria Quitéria: peça em três atos (1958), de Nancy Navarro Carvalho, con el objetivo de entender, principalmente, como se narra el género y el tránsito de género vividos por el personaje histórico y literario Maria Quitéria de Jesus/Soldado Medeiros (1792-1853). Nos interesa entender no sólo cómo se construye el personaje como una “doncella guerrera”, sino también qué lugar ocupa Maria Quitéria/Soldado Medeiros en la formación de las identidades y de los cánones nacionales. [Recibido el: 21 mayo 2022 – Aceptado el: 18 junio 2022]A partir das discussões da crítica literária sobre “donzelas-guerreiras”, analisamos as obras Diário de uma viagem ao Brasil (1824 [1990]), de Maria Graham, Paraguassú: epopeia da guerra da independência na Bahia (1837), de Ladislau dos Santos Titara, À heroína (1859 [1977]), de Franklin Dória, Brasileiras Célebres (1862 [2004]), de Joaquim Norberto Souza Silva, Anno biographico brazileiro (1876), de Joaquim Manoel de Macedo, Mulheres Illustres do Brazil (1899), de Ignez Sabino, Grandes vultos da independência brasileira (1922), de Affonso de Taunay, Heroínas Bahianas (1936), de Bernardino José Souza, Precursoras Brasileiras (1945), de Olmio Barros Vidal, Maria Quitéria (1953), de Pereira Reis Júnior, e Maria Quitéria: peça em três atos (1958), de Nancy Navarro Carvalho, com o objetivo de entendermos, principalmente, como são narrados o gênero e o trânsito de gênero vividos pela personagem histórica e literária Maria Quitéria de Jesus/Soldado Medeiros (1792-1853). Estamos interessados em entender não só como a personagem é construída enquanto uma “donzelaguerreira”, mas também qual o lugar que Maria Quitéria/Soldado Medeiros ocupa na formação das identidades e dos cânones literários nacionais. [Recebido em: 21 mai. 2022 – Aceito em: 18 jun. 2022]Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1499710.30620/pdi.v12n1.p17Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 12 No. 1 (2022): Signos: Modos de criar, modos de reinventar, como um direito à cidadania cultural; 17-46Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Signos: Modos de criar, modos de reinventar, como um direito à cidadania cultural; 17-46Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 12 n. 1 (2022): Signos: Modos de criar, modos de reinventar, como um direito à cidadania cultural; 17-462237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14997/10089Copyright (c) 2022 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Helder Thiago Cordeiro2023-08-31T19:40:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14997Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-08-31T19:40:49Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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