O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5912 |
Resumo: | O presente artigo busca analisar os sentidos de discursos provocativos e preconceituosos contra os sambistas e pagodeiros baianos, por parte de agentes do mundo do samba, como músicos, jornalistas e críticos culturais, aproveitando parte de pesquisa prévia para projeto de pesquisa, aprovado no Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal da Bahia, somado a pesquisas posteriores. Parte-se de 1918, com a polêmica entre o sambista carioca Sinhô e Pixinguinha e sua turma, trazendo exemplos de enunciados preconceituosos na década de 30. Em outro recorte, de 1990 em diante, expõe-se alguns exemplos de ataques discursivos ao samba e ao pagode baiano por parte de músicos e jornalistas contemporâneos. Os processos de construção de identidades e tradições fundamentam teoricamente a abordagem, a partir de autores como Stuart Hall, Roger Chartier, Eric Hobsbawm, dentre outros. Utiliza-se, ainda, da análise do discurso, proposta por Hall. Se, por um lado, buscou-se sobrepor o nascente samba urbano carioca aos outros sambas regionais; por outro, o pagode baiano tem sido alvo de desqualificações, desde sua dimensão mercadológica até os seus usos, vivências e práticas. |
id |
UNEB-6_6c27d8fc701e417b2b307693e2807835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5912 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceitoO presente artigo busca analisar os sentidos de discursos provocativos e preconceituosos contra os sambistas e pagodeiros baianos, por parte de agentes do mundo do samba, como músicos, jornalistas e críticos culturais, aproveitando parte de pesquisa prévia para projeto de pesquisa, aprovado no Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal da Bahia, somado a pesquisas posteriores. Parte-se de 1918, com a polêmica entre o sambista carioca Sinhô e Pixinguinha e sua turma, trazendo exemplos de enunciados preconceituosos na década de 30. Em outro recorte, de 1990 em diante, expõe-se alguns exemplos de ataques discursivos ao samba e ao pagode baiano por parte de músicos e jornalistas contemporâneos. Os processos de construção de identidades e tradições fundamentam teoricamente a abordagem, a partir de autores como Stuart Hall, Roger Chartier, Eric Hobsbawm, dentre outros. Utiliza-se, ainda, da análise do discurso, proposta por Hall. Se, por um lado, buscou-se sobrepor o nascente samba urbano carioca aos outros sambas regionais; por outro, o pagode baiano tem sido alvo de desqualificações, desde sua dimensão mercadológica até os seus usos, vivências e práticas.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2019-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/591210.30620/p.i..v8i2.5912Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 8 No. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 51-73Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 8 Núm. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 51-73Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 8 n. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 51-732237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5912/3767Copyright (c) 2018 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Gustavo Gobbi2023-05-09T15:35:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5912Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-09T15:35:48Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceito |
title |
O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceito |
spellingShingle |
O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceito Novaes, Gustavo Gobbi |
title_short |
O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceito |
title_full |
O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceito |
title_fullStr |
O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceito |
title_full_unstemmed |
O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceito |
title_sort |
O ataque à “Boa Terra”: sambistas, pagodeiros baianos e sua música na mira da provocação, da galhofa e do preconceito |
author |
Novaes, Gustavo Gobbi |
author_facet |
Novaes, Gustavo Gobbi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Gustavo Gobbi |
description |
O presente artigo busca analisar os sentidos de discursos provocativos e preconceituosos contra os sambistas e pagodeiros baianos, por parte de agentes do mundo do samba, como músicos, jornalistas e críticos culturais, aproveitando parte de pesquisa prévia para projeto de pesquisa, aprovado no Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal da Bahia, somado a pesquisas posteriores. Parte-se de 1918, com a polêmica entre o sambista carioca Sinhô e Pixinguinha e sua turma, trazendo exemplos de enunciados preconceituosos na década de 30. Em outro recorte, de 1990 em diante, expõe-se alguns exemplos de ataques discursivos ao samba e ao pagode baiano por parte de músicos e jornalistas contemporâneos. Os processos de construção de identidades e tradições fundamentam teoricamente a abordagem, a partir de autores como Stuart Hall, Roger Chartier, Eric Hobsbawm, dentre outros. Utiliza-se, ainda, da análise do discurso, proposta por Hall. Se, por um lado, buscou-se sobrepor o nascente samba urbano carioca aos outros sambas regionais; por outro, o pagode baiano tem sido alvo de desqualificações, desde sua dimensão mercadológica até os seus usos, vivências e práticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5912 10.30620/p.i..v8i2.5912 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5912 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v8i2.5912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5912/3767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 8 No. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 51-73 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 8 Núm. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 51-73 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 8 n. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 51-73 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042191248392192 |