Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3299 |
Resumo: | Este estudo aborda a construção da identidade leitora de professores, partindo de elementos relacionados à vida, à formação e ao trabalho, que dialeticamente interferem neste processo. O objetivo geral foi compreender como, e a partir de que referenciais, são desenvolvidas as práticas de leitura dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente optou-se pela pesquisa-ação crítico- colaborativa. Os resultados apontam para práticas profissionais e experiências formativas de leitura limitadas e limitantes por parte dos investigados. |
id |
UNEB-6_7fe3ee177093f862eee743b9dc8e8a0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3299 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educaçãoEste estudo aborda a construção da identidade leitora de professores, partindo de elementos relacionados à vida, à formação e ao trabalho, que dialeticamente interferem neste processo. O objetivo geral foi compreender como, e a partir de que referenciais, são desenvolvidas as práticas de leitura dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente optou-se pela pesquisa-ação crítico- colaborativa. Os resultados apontam para práticas profissionais e experiências formativas de leitura limitadas e limitantes por parte dos investigados. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/329910.30620/p.i..v6i2.3299Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 6 No. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 141-160Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 6 Núm. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 141-160Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 141-1602237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3299/2167Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Elisangela André da SilvaLima, Maria Socorro Lucena2023-05-08T22:06:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3299Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-08T22:06:44Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educação |
title |
Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educação |
spellingShingle |
Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educação Costa, Elisangela André da Silva |
title_short |
Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educação |
title_full |
Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educação |
title_fullStr |
Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educação |
title_full_unstemmed |
Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educação |
title_sort |
Vida, trabalho e formação como elementos da construção da identidade leitora dos professores da educação |
author |
Costa, Elisangela André da Silva |
author_facet |
Costa, Elisangela André da Silva Lima, Maria Socorro Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Socorro Lucena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elisangela André da Silva Lima, Maria Socorro Lucena |
description |
Este estudo aborda a construção da identidade leitora de professores, partindo de elementos relacionados à vida, à formação e ao trabalho, que dialeticamente interferem neste processo. O objetivo geral foi compreender como, e a partir de que referenciais, são desenvolvidas as práticas de leitura dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente optou-se pela pesquisa-ação crítico- colaborativa. Os resultados apontam para práticas profissionais e experiências formativas de leitura limitadas e limitantes por parte dos investigados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3299 10.30620/p.i..v6i2.3299 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3299 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v6i2.3299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3299/2167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 6 No. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 141-160 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 6 Núm. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 141-160 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 141-160 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042190703132672 |