A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thürler, Djalma
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149
Resumo: In this article, the play “The unfortunate story of the romance of Juliet and Romeo”, staged by ATeliê voadOR Teatro, in 2022, is read from the perspective of monstrosity, whose main characteristic is the meeting of many elements by juxtaposition, making the piece, not just the sum of these elements, but something new, unknown, still nameless and resistant to description. Starting from “Seven Theses of Monster Theory” (2000), by Jerome Cohen – not the first effort, but a kind of foundation for the creation of monster studies – we try to think that monstrous dramaturgy can be understood as empirical method interdisciplinary decolonial and counterhistorical dramaturgical production that questions structures and social roles perceived not only as normal, but as natural forces of life.
id UNEB-6_833f922c56d885679bcad97ce92d2081
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12503
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”ATeliê voadOR TeatroDramaturgia monstruosaMonster studiesTeatro contemporâneoATeliê voadOR TheatreMonstrous dramaturgyMonster studiesContemporary theaterIn this article, the play “The unfortunate story of the romance of Juliet and Romeo”, staged by ATeliê voadOR Teatro, in 2022, is read from the perspective of monstrosity, whose main characteristic is the meeting of many elements by juxtaposition, making the piece, not just the sum of these elements, but something new, unknown, still nameless and resistant to description. Starting from “Seven Theses of Monster Theory” (2000), by Jerome Cohen – not the first effort, but a kind of foundation for the creation of monster studies – we try to think that monstrous dramaturgy can be understood as empirical method interdisciplinary decolonial and counterhistorical dramaturgical production that questions structures and social roles perceived not only as normal, but as natural forces of life.Neste artigo, a peça teatral “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”, encenada pela ATeliê voadOR Teatro, em 2022, é lida sob a perspectiva da monstruosidade, cuja característica principal consiste na reunião de vários elementos por justaposição, tornando a peça, não apenas a soma desses elementos, mas algo novo, desconhecido, ainda sem nome e resistente à descrição. A partir de “A cultura dos monstros: sete teses (2000), de Jerome Cohen – não o primeiro esforço, mas uma espécie de fundação para a criação do monster studies – procuramos pensar que a dramaturgia monstruosa, pode ser entendida como um método empírico interdisciplinar de produção dramatúrgica decolonial e contrahistórica que questiona estruturas e papéis sociais percebidos não apenas como normais, mas como forças naturais da vida. [Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p14910.30620/pdi.v13n3.p149Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 13 No. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 13 Núm. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 13 n. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-1642237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149/v13n3p149Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThürler, Djalma2023-12-27T22:42:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12503Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-12-27T22:42:50Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
title A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
spellingShingle A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
Thürler, Djalma
ATeliê voadOR Teatro
Dramaturgia monstruosa
Monster studies
Teatro contemporâneo
ATeliê voadOR Theatre
Monstrous dramaturgy
Monster studies
Contemporary theater
title_short A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
title_full A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
title_fullStr A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
title_full_unstemmed A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
title_sort A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
author Thürler, Djalma
author_facet Thürler, Djalma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thürler, Djalma
dc.subject.por.fl_str_mv ATeliê voadOR Teatro
Dramaturgia monstruosa
Monster studies
Teatro contemporâneo
ATeliê voadOR Theatre
Monstrous dramaturgy
Monster studies
Contemporary theater
topic ATeliê voadOR Teatro
Dramaturgia monstruosa
Monster studies
Teatro contemporâneo
ATeliê voadOR Theatre
Monstrous dramaturgy
Monster studies
Contemporary theater
description In this article, the play “The unfortunate story of the romance of Juliet and Romeo”, staged by ATeliê voadOR Teatro, in 2022, is read from the perspective of monstrosity, whose main characteristic is the meeting of many elements by juxtaposition, making the piece, not just the sum of these elements, but something new, unknown, still nameless and resistant to description. Starting from “Seven Theses of Monster Theory” (2000), by Jerome Cohen – not the first effort, but a kind of foundation for the creation of monster studies – we try to think that monstrous dramaturgy can be understood as empirical method interdisciplinary decolonial and counterhistorical dramaturgical production that questions structures and social roles perceived not only as normal, but as natural forces of life.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149
10.30620/pdi.v13n3.p149
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149
identifier_str_mv 10.30620/pdi.v13n3.p149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149/v13n3p149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 13 No. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 13 Núm. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 13 n. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042191870197760