A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149 |
Resumo: | In this article, the play “The unfortunate story of the romance of Juliet and Romeo”, staged by ATeliê voadOR Teatro, in 2022, is read from the perspective of monstrosity, whose main characteristic is the meeting of many elements by juxtaposition, making the piece, not just the sum of these elements, but something new, unknown, still nameless and resistant to description. Starting from “Seven Theses of Monster Theory” (2000), by Jerome Cohen – not the first effort, but a kind of foundation for the creation of monster studies – we try to think that monstrous dramaturgy can be understood as empirical method interdisciplinary decolonial and counterhistorical dramaturgical production that questions structures and social roles perceived not only as normal, but as natural forces of life. |
id |
UNEB-6_833f922c56d885679bcad97ce92d2081 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12503 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”ATeliê voadOR TeatroDramaturgia monstruosaMonster studiesTeatro contemporâneoATeliê voadOR TheatreMonstrous dramaturgyMonster studiesContemporary theaterIn this article, the play “The unfortunate story of the romance of Juliet and Romeo”, staged by ATeliê voadOR Teatro, in 2022, is read from the perspective of monstrosity, whose main characteristic is the meeting of many elements by juxtaposition, making the piece, not just the sum of these elements, but something new, unknown, still nameless and resistant to description. Starting from “Seven Theses of Monster Theory” (2000), by Jerome Cohen – not the first effort, but a kind of foundation for the creation of monster studies – we try to think that monstrous dramaturgy can be understood as empirical method interdisciplinary decolonial and counterhistorical dramaturgical production that questions structures and social roles perceived not only as normal, but as natural forces of life.Neste artigo, a peça teatral “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”, encenada pela ATeliê voadOR Teatro, em 2022, é lida sob a perspectiva da monstruosidade, cuja característica principal consiste na reunião de vários elementos por justaposição, tornando a peça, não apenas a soma desses elementos, mas algo novo, desconhecido, ainda sem nome e resistente à descrição. A partir de “A cultura dos monstros: sete teses (2000), de Jerome Cohen – não o primeiro esforço, mas uma espécie de fundação para a criação do monster studies – procuramos pensar que a dramaturgia monstruosa, pode ser entendida como um método empírico interdisciplinar de produção dramatúrgica decolonial e contrahistórica que questiona estruturas e papéis sociais percebidos não apenas como normais, mas como forças naturais da vida. [Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p14910.30620/pdi.v13n3.p149Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 13 No. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 13 Núm. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 13 n. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-1642237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149/v13n3p149Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThürler, Djalma2023-12-27T22:42:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12503Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-12-27T22:42:50Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu” |
title |
A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu” |
spellingShingle |
A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu” Thürler, Djalma ATeliê voadOR Teatro Dramaturgia monstruosa Monster studies Teatro contemporâneo ATeliê voadOR Theatre Monstrous dramaturgy Monster studies Contemporary theater |
title_short |
A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu” |
title_full |
A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu” |
title_fullStr |
A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu” |
title_full_unstemmed |
A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu” |
title_sort |
A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu” |
author |
Thürler, Djalma |
author_facet |
Thürler, Djalma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thürler, Djalma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ATeliê voadOR Teatro Dramaturgia monstruosa Monster studies Teatro contemporâneo ATeliê voadOR Theatre Monstrous dramaturgy Monster studies Contemporary theater |
topic |
ATeliê voadOR Teatro Dramaturgia monstruosa Monster studies Teatro contemporâneo ATeliê voadOR Theatre Monstrous dramaturgy Monster studies Contemporary theater |
description |
In this article, the play “The unfortunate story of the romance of Juliet and Romeo”, staged by ATeliê voadOR Teatro, in 2022, is read from the perspective of monstrosity, whose main characteristic is the meeting of many elements by juxtaposition, making the piece, not just the sum of these elements, but something new, unknown, still nameless and resistant to description. Starting from “Seven Theses of Monster Theory” (2000), by Jerome Cohen – not the first effort, but a kind of foundation for the creation of monster studies – we try to think that monstrous dramaturgy can be understood as empirical method interdisciplinary decolonial and counterhistorical dramaturgical production that questions structures and social roles perceived not only as normal, but as natural forces of life. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149 10.30620/pdi.v13n3.p149 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149 |
identifier_str_mv |
10.30620/pdi.v13n3.p149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149/v13n3p149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 13 No. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 13 Núm. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 13 n. 3 (2023): Manifestações das sexualidades no teatro: do texto e da cena; 149-164 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042191870197760 |