Memory, identities and angolanity in Ana Paula Tavares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FACCHIN, Michelle Aranda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14391
Resumo: This essay demonstrates the analysis of the angolan Ana Paula Tavares’s writings, including the chronicles in Um rio preso nas mãos (2019) and the six anthologies reunited in the book Amargos como os frutos (2011), presented in the order of their respective first editions: Ritos de passagem (1985), O lago da lua (1999), Dizes-me coisas amargas como os frutos (2001), Exvotos (2003), Manual para amantes desesperados (2007) e Como veias finas na terra (2010). The aim of the research is to identify the representational work that centralizes minority groups. The Angolan writer approaches the ancestrality and the otherness; this way, her writing provides the visibility and the identity construction of the Angolan nation in the post-independence context. In order to accomplish the bibliographic research proposed, the theoretical basis was about the memory (Pollak, Leda Martins and Ana Paula Tavares, in her thesis about history and memory); the literary criticism and literary theories (Alfredo Bosi, Cammarata, Iser, Genette, Margarida Ribeiro, Érica Antunes); the anthropological criticism by Alpha Sow and Ana Paula Tavares and the postcolonial criticism (Ruy Duarte de Carvalho, Francisco Noa, Inocência Mata, Nazareth Fonseca, Abdala Junior, Mia Couto, among others). [Received on: July 29, 2021 - Accepted on: October 30, 2021]
id UNEB-6_8acfa219171b85056aae17283029e781
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14391
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Memory, identities and angolanity in Ana Paula TavaresMemória, identidades e angolanidade em Ana Paula TavaresAna Paula TavaresRepresentaçãoAlteridadeAngolanidadeAna Paula TavaresRepresentationOthernessAngolanityThis essay demonstrates the analysis of the angolan Ana Paula Tavares’s writings, including the chronicles in Um rio preso nas mãos (2019) and the six anthologies reunited in the book Amargos como os frutos (2011), presented in the order of their respective first editions: Ritos de passagem (1985), O lago da lua (1999), Dizes-me coisas amargas como os frutos (2001), Exvotos (2003), Manual para amantes desesperados (2007) e Como veias finas na terra (2010). The aim of the research is to identify the representational work that centralizes minority groups. The Angolan writer approaches the ancestrality and the otherness; this way, her writing provides the visibility and the identity construction of the Angolan nation in the post-independence context. In order to accomplish the bibliographic research proposed, the theoretical basis was about the memory (Pollak, Leda Martins and Ana Paula Tavares, in her thesis about history and memory); the literary criticism and literary theories (Alfredo Bosi, Cammarata, Iser, Genette, Margarida Ribeiro, Érica Antunes); the anthropological criticism by Alpha Sow and Ana Paula Tavares and the postcolonial criticism (Ruy Duarte de Carvalho, Francisco Noa, Inocência Mata, Nazareth Fonseca, Abdala Junior, Mia Couto, among others). [Received on: July 29, 2021 - Accepted on: October 30, 2021]Este artigo reúne os resultados de análise dos textos da angolana Ana Paula Tavares, incluindo as crônicas de Um rio preso nas mãos (2019) e as seis coletâneas de poemas reunidas em Amargos como os frutos (2011), apresentadas em ordem de publicação de suas respectivas primeiras edições: Ritos de passagem (1985), O lago da lua (1999), Dizes-me coisas amargas como os frutos (2001), Ex-votos (2003), Manual para amantes desesperados (2007) e Como veias finas na terra (2010). O objetivo da pesquisa pauta-se sobre o percurso de representação das populações angolanas marginalizadas e a centralidade literária dos que foram historicamente situados nas margens. A escritora angolana mencionada explora temas ligados à ancestralidade e à alteridade, sendo sua escrita elemento importante para a construção identitária da nação angolana no contexto pós-independência. Para cumprir as demandas da presente pesquisa, foram utilizados os aparatos teóricos: sobre a memória (Pollak, Leda Martins e a própria Ana Paula Tavares, em sua tese sobre História e Memória); a crítica e as teorias literárias de Alfredo Bosi, Cammarata, Iser, Genette, Margarida Ribeiro, Érica Antunes; a crítica antropológica de Alpha Sow, Ana Paula Tavares e as críticas do pós-colonialismo de Ruy Duarte de Carvalho, Spivak, Francisco Noa, Inocência Mata, Nazareth Fonseca, Abdala Junior, Mia Couto, dentre outros. [Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1439110.30620/pdi.v11n2.p229Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 11 No. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 229-248Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 229-248Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 11 n. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 229-2482237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14391/9856Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFACCHIN, Michelle Aranda2023-05-11T17:56:33Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14391Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-11T17:56:33Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memory, identities and angolanity in Ana Paula Tavares
Memória, identidades e angolanidade em Ana Paula Tavares
title Memory, identities and angolanity in Ana Paula Tavares
spellingShingle Memory, identities and angolanity in Ana Paula Tavares
FACCHIN, Michelle Aranda
Ana Paula Tavares
Representação
Alteridade
Angolanidade
Ana Paula Tavares
Representation
Otherness
Angolanity
title_short Memory, identities and angolanity in Ana Paula Tavares
title_full Memory, identities and angolanity in Ana Paula Tavares
title_fullStr Memory, identities and angolanity in Ana Paula Tavares
title_full_unstemmed Memory, identities and angolanity in Ana Paula Tavares
title_sort Memory, identities and angolanity in Ana Paula Tavares
author FACCHIN, Michelle Aranda
author_facet FACCHIN, Michelle Aranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FACCHIN, Michelle Aranda
dc.subject.por.fl_str_mv Ana Paula Tavares
Representação
Alteridade
Angolanidade
Ana Paula Tavares
Representation
Otherness
Angolanity
topic Ana Paula Tavares
Representação
Alteridade
Angolanidade
Ana Paula Tavares
Representation
Otherness
Angolanity
description This essay demonstrates the analysis of the angolan Ana Paula Tavares’s writings, including the chronicles in Um rio preso nas mãos (2019) and the six anthologies reunited in the book Amargos como os frutos (2011), presented in the order of their respective first editions: Ritos de passagem (1985), O lago da lua (1999), Dizes-me coisas amargas como os frutos (2001), Exvotos (2003), Manual para amantes desesperados (2007) e Como veias finas na terra (2010). The aim of the research is to identify the representational work that centralizes minority groups. The Angolan writer approaches the ancestrality and the otherness; this way, her writing provides the visibility and the identity construction of the Angolan nation in the post-independence context. In order to accomplish the bibliographic research proposed, the theoretical basis was about the memory (Pollak, Leda Martins and Ana Paula Tavares, in her thesis about history and memory); the literary criticism and literary theories (Alfredo Bosi, Cammarata, Iser, Genette, Margarida Ribeiro, Érica Antunes); the anthropological criticism by Alpha Sow and Ana Paula Tavares and the postcolonial criticism (Ruy Duarte de Carvalho, Francisco Noa, Inocência Mata, Nazareth Fonseca, Abdala Junior, Mia Couto, among others). [Received on: July 29, 2021 - Accepted on: October 30, 2021]
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14391
10.30620/pdi.v11n2.p229
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14391
identifier_str_mv 10.30620/pdi.v11n2.p229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14391/9856
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 11 No. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 229-248
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 229-248
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 11 n. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 229-248
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042191928918016