Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3932 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo analisar algumas marcas de reconfiguração das narrativas dos romances Mrs. Dalloway (1925) e Orlando (1928), de Virginia Woolf, em suas adaptações para o cinema. Considerando princípios teóricos sobre o romance moderno e a narrativa cinematográfica (BORDWELL, 1985; AUERBACH, 1998), descreveremos procedimentos tradutórios no processo de representação dos universos literários desses romances para as telas, bem como traços particulares de criação por parte das diretoras na construção das narrativas cinematográficas Mrs. Dalloway (1997), por Marleen Gorris, e Orlando (1992), por Sally Potter. |
id |
UNEB-6_ad5077e99ff0d5f58bb437080841d8b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3932 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na telaEste artigo tem como principal objetivo analisar algumas marcas de reconfiguração das narrativas dos romances Mrs. Dalloway (1925) e Orlando (1928), de Virginia Woolf, em suas adaptações para o cinema. Considerando princípios teóricos sobre o romance moderno e a narrativa cinematográfica (BORDWELL, 1985; AUERBACH, 1998), descreveremos procedimentos tradutórios no processo de representação dos universos literários desses romances para as telas, bem como traços particulares de criação por parte das diretoras na construção das narrativas cinematográficas Mrs. Dalloway (1997), por Marleen Gorris, e Orlando (1992), por Sally Potter. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/393210.30620/p.i..v7i1.3932Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 7 No. 1 (2017): Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade; 91-106Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 7 Núm. 1 (2017): Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade; 91-106Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 7 n. 1 (2017): Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade; 91-1062237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3932/2464Copyright (c) 2017 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Carlos Augusto Viana2023-05-08T23:51:22Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3932Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-08T23:51:22Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela |
title |
Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela |
spellingShingle |
Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela da Silva, Carlos Augusto Viana |
title_short |
Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela |
title_full |
Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela |
title_fullStr |
Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela |
title_full_unstemmed |
Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela |
title_sort |
Orlando e Mrs. Dalloway e a reconfiguração da narrativa de Virginia Woolf na tela |
author |
da Silva, Carlos Augusto Viana |
author_facet |
da Silva, Carlos Augusto Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Carlos Augusto Viana |
description |
Este artigo tem como principal objetivo analisar algumas marcas de reconfiguração das narrativas dos romances Mrs. Dalloway (1925) e Orlando (1928), de Virginia Woolf, em suas adaptações para o cinema. Considerando princípios teóricos sobre o romance moderno e a narrativa cinematográfica (BORDWELL, 1985; AUERBACH, 1998), descreveremos procedimentos tradutórios no processo de representação dos universos literários desses romances para as telas, bem como traços particulares de criação por parte das diretoras na construção das narrativas cinematográficas Mrs. Dalloway (1997), por Marleen Gorris, e Orlando (1992), por Sally Potter. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3932 10.30620/p.i..v7i1.3932 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3932 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v7i1.3932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3932/2464 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 7 No. 1 (2017): Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade; 91-106 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 7 Núm. 1 (2017): Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade; 91-106 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 7 n. 1 (2017): Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade; 91-106 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042190718861312 |