De narrador a narrador: uma análise acerca da adaptação narrativa em Johnny got his gun, de Dalton Trumbo
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3933 |
Resumo: | A adaptação de livros para o cinema apresenta inúmeras dificuldades, em especial como modificar o narrador verbal da literatura para o principal narrador, visual, do cinema, a câmera. Assim, propomos o desenvolvimento de uma análise da adaptação cinematográfica do livro Johnny vai à guerra, roteirizado e dirigido pelo autor do romance, Dalton Trumbo, em 1971. Para tanto, nos embasaremos nos pressupostos teóricos de Hutcheon (2012), Stam (2006) e Xavier (2003), com os quais traçamos um panorama histórico e prático acerca da área, bem como Chatman (1990) e Pouillon (1974) para a análise do narrador no filme e no livro. Apesar da diferença estética, a adaptação cinematográfica conseguiu cumprir a tarefa de transmutar o narrador “com” presente no livro para o narrador câmera, utilizando-se de recursos como fotografia e construção de planos. |
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De narrador a narrador: uma análise acerca da adaptação narrativa em Johnny got his gun, de Dalton TrumboA adaptação de livros para o cinema apresenta inúmeras dificuldades, em especial como modificar o narrador verbal da literatura para o principal narrador, visual, do cinema, a câmera. Assim, propomos o desenvolvimento de uma análise da adaptação cinematográfica do livro Johnny vai à guerra, roteirizado e dirigido pelo autor do romance, Dalton Trumbo, em 1971. Para tanto, nos embasaremos nos pressupostos teóricos de Hutcheon (2012), Stam (2006) e Xavier (2003), com os quais traçamos um panorama histórico e prático acerca da área, bem como Chatman (1990) e Pouillon (1974) para a análise do narrador no filme e no livro. Apesar da diferença estética, a adaptação cinematográfica conseguiu cumprir a tarefa de transmutar o narrador “com” presente no livro para o narrador câmera, utilizando-se de recursos como fotografia e construção de planos.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/393310.30620/p.i..v7i1.3933Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 7 No. 1 (2017): Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade; 107-121Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 7 Núm. 1 (2017): Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade; 107-121Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 7 n. 1 (2017): Intermidialidade e literatura: as possibilidades da narrativa na contemporaneidade; 107-1212237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3933/2465Copyright (c) 2017 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Paulo Henrique RaulinoPonte, Charles Albuquerque2023-05-08T23:55:29Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3933Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-08T23:55:29Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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