A prática lexicográfica na formação do professor indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1553 |
Resumo: | ResumoOs estudos do letramento do professor, na perspectiva em que está situada a linha de pesquisa Letramento, identidades e formação de professores do Programa de Mestrado em Critica Cultural da UNEB-Campus II, têm como um dos seus interesses a inserção de professores de diferentes etnias nas práticas de leitura e de produção escrita de relevância cultural. Neste artigo, trazemos um recorte de uma das pesquisas que vem sendo realizada no Programa, sobre a prática de produção lexicográfica de professores indígenas do sertão da Bahia. O objetivo do trabalho é estudar os verbetes produzidos pelos professores, analisando-os em conflito com os verbetes sugeridos nos dicionários tradicionais de língua Portuguesa. O pressuposto metodológico se filia à pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação-formação. O pressuposto teórico é da Linguística Aplicada, de base interdisciplinar, e envolve um quadro conceitual configurado pelos estudos do letramento intercultural e pelos estudos etnolexicográficos. A produção dos professores levou em conta a língua em uso, como uma demanda de estudos da sociolinguística e, ao mesmo tempo, o registro escrito dos verbetes, como uma demanda da política linguística e da formação do professor no contexto da educação escolar indígena.Palavras-chaveLetramento. Etnolexicografia. Formação do Professor. Escolas Indígenas. |
id |
UNEB-6_db8ef21fb32205568cce4686b7eb1796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1553 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática lexicográfica na formação do professor indígenaResumoOs estudos do letramento do professor, na perspectiva em que está situada a linha de pesquisa Letramento, identidades e formação de professores do Programa de Mestrado em Critica Cultural da UNEB-Campus II, têm como um dos seus interesses a inserção de professores de diferentes etnias nas práticas de leitura e de produção escrita de relevância cultural. Neste artigo, trazemos um recorte de uma das pesquisas que vem sendo realizada no Programa, sobre a prática de produção lexicográfica de professores indígenas do sertão da Bahia. O objetivo do trabalho é estudar os verbetes produzidos pelos professores, analisando-os em conflito com os verbetes sugeridos nos dicionários tradicionais de língua Portuguesa. O pressuposto metodológico se filia à pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação-formação. O pressuposto teórico é da Linguística Aplicada, de base interdisciplinar, e envolve um quadro conceitual configurado pelos estudos do letramento intercultural e pelos estudos etnolexicográficos. A produção dos professores levou em conta a língua em uso, como uma demanda de estudos da sociolinguística e, ao mesmo tempo, o registro escrito dos verbetes, como uma demanda da política linguística e da formação do professor no contexto da educação escolar indígena.Palavras-chaveLetramento. Etnolexicografia. Formação do Professor. Escolas Indígenas.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2015-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/155310.30620/p.i..v2i2.1553Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 2 No. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 67-78Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 67-78Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 2 n. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 67-782237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1553/1015dos Santos, Cosme BatistaMota de Lima, Maria Nazaréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-07T14:47:27Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1553Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-07T14:47:27Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática lexicográfica na formação do professor indígena |
title |
A prática lexicográfica na formação do professor indígena |
spellingShingle |
A prática lexicográfica na formação do professor indígena dos Santos, Cosme Batista |
title_short |
A prática lexicográfica na formação do professor indígena |
title_full |
A prática lexicográfica na formação do professor indígena |
title_fullStr |
A prática lexicográfica na formação do professor indígena |
title_full_unstemmed |
A prática lexicográfica na formação do professor indígena |
title_sort |
A prática lexicográfica na formação do professor indígena |
author |
dos Santos, Cosme Batista |
author_facet |
dos Santos, Cosme Batista Mota de Lima, Maria Nazaré |
author_role |
author |
author2 |
Mota de Lima, Maria Nazaré |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Cosme Batista Mota de Lima, Maria Nazaré |
description |
ResumoOs estudos do letramento do professor, na perspectiva em que está situada a linha de pesquisa Letramento, identidades e formação de professores do Programa de Mestrado em Critica Cultural da UNEB-Campus II, têm como um dos seus interesses a inserção de professores de diferentes etnias nas práticas de leitura e de produção escrita de relevância cultural. Neste artigo, trazemos um recorte de uma das pesquisas que vem sendo realizada no Programa, sobre a prática de produção lexicográfica de professores indígenas do sertão da Bahia. O objetivo do trabalho é estudar os verbetes produzidos pelos professores, analisando-os em conflito com os verbetes sugeridos nos dicionários tradicionais de língua Portuguesa. O pressuposto metodológico se filia à pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação-formação. O pressuposto teórico é da Linguística Aplicada, de base interdisciplinar, e envolve um quadro conceitual configurado pelos estudos do letramento intercultural e pelos estudos etnolexicográficos. A produção dos professores levou em conta a língua em uso, como uma demanda de estudos da sociolinguística e, ao mesmo tempo, o registro escrito dos verbetes, como uma demanda da política linguística e da formação do professor no contexto da educação escolar indígena.Palavras-chaveLetramento. Etnolexicografia. Formação do Professor. Escolas Indígenas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1553 10.30620/p.i..v2i2.1553 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1553 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v2i2.1553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1553/1015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 2 No. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 67-78 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 67-78 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 2 n. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 67-78 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042190114881536 |