A prática lexicográfica na formação do professor indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Cosme Batista
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mota de Lima, Maria Nazaré
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1553
Resumo: ResumoOs estudos do letramento do professor, na perspectiva em que está situada a linha de pesquisa Letramento, identidades e formação de professores do Programa de Mestrado em Critica Cultural da UNEB-Campus II, têm como um dos seus interesses a inserção de professores de diferentes etnias nas práticas de leitura e de produção escrita de relevância cultural. Neste artigo, trazemos um recorte de uma das pesquisas que vem sendo realizada no Programa, sobre a prática de produção lexicográfica de professores indígenas do sertão da Bahia. O objetivo do trabalho é estudar os verbetes produzidos pelos professores, analisando-os em conflito com os verbetes sugeridos nos dicionários tradicionais de língua Portuguesa. O pressuposto metodológico se filia à pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação-formação. O pressuposto teórico é da Linguística Aplicada, de base interdisciplinar, e envolve um quadro conceitual configurado pelos estudos do letramento intercultural e pelos estudos etnolexicográficos. A produção dos professores levou em conta a língua em uso, como uma demanda de estudos da sociolinguística e, ao mesmo tempo, o registro escrito dos verbetes, como uma demanda da política linguística e da formação do professor no contexto da educação escolar indígena.Palavras-chaveLetramento. Etnolexicografia. Formação do Professor. Escolas Indígenas.
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