Sobre literatura, leitores e utopias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Georgina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/4499
Resumo: Este artigo traz uma breve reflexão sobre o que vem a ser literatura e a sua importância na formação de crianças e jovens. Partimos da importância da formação crítica do leitor para entender os mais diversos assuntos, mesmo os mais espinhosos, como morte, sexualidade e violência. Nesse processo, cabe ao professor formar leitores competentes, críticos e atuantes. Para o sucesso dessa aprendizagem, é imprescindível que esse professor se aproprie com segurança e intimamente dos livros e da literatura para o exercício de prática de leitura do texto literário com prazer. Portanto, defendemos a utopia de o professor ser um ávido leitor capaz de contagiar todos seus alunos com a riqueza estética e cultural da literatura.
id UNEB-6_e4188de1ef452eed52e98f5d20d8a2a7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4499
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Sobre literatura, leitores e utopiasEste artigo traz uma breve reflexão sobre o que vem a ser literatura e a sua importância na formação de crianças e jovens. Partimos da importância da formação crítica do leitor para entender os mais diversos assuntos, mesmo os mais espinhosos, como morte, sexualidade e violência. Nesse processo, cabe ao professor formar leitores competentes, críticos e atuantes. Para o sucesso dessa aprendizagem, é imprescindível que esse professor se aproprie com segurança e intimamente dos livros e da literatura para o exercício de prática de leitura do texto literário com prazer. Portanto, defendemos a utopia de o professor ser um ávido leitor capaz de contagiar todos seus alunos com a riqueza estética e cultural da literatura.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2018-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/449910.30620/p.i..v7i2.4499Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 7 No. 2 (2017): Contar com as letras e não apenas números: semiologia da dívida pública do Estado, em regimes capitalista e socialista; 121-131Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Contar com as letras e não apenas números: semiologia da dívida pública do Estado, em regimes capitalista e socialista; 121-131Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 7 n. 2 (2017): Contar com as letras e não apenas números: semiologia da dívida pública do Estado, em regimes capitalista e socialista; 121-1312237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/4499/2819Copyright (c) 2017 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Georgina2023-05-09T00:40:18Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4499Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-09T00:40:18Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre literatura, leitores e utopias
title Sobre literatura, leitores e utopias
spellingShingle Sobre literatura, leitores e utopias
Martins, Georgina
title_short Sobre literatura, leitores e utopias
title_full Sobre literatura, leitores e utopias
title_fullStr Sobre literatura, leitores e utopias
title_full_unstemmed Sobre literatura, leitores e utopias
title_sort Sobre literatura, leitores e utopias
author Martins, Georgina
author_facet Martins, Georgina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Georgina
description Este artigo traz uma breve reflexão sobre o que vem a ser literatura e a sua importância na formação de crianças e jovens. Partimos da importância da formação crítica do leitor para entender os mais diversos assuntos, mesmo os mais espinhosos, como morte, sexualidade e violência. Nesse processo, cabe ao professor formar leitores competentes, críticos e atuantes. Para o sucesso dessa aprendizagem, é imprescindível que esse professor se aproprie com segurança e intimamente dos livros e da literatura para o exercício de prática de leitura do texto literário com prazer. Portanto, defendemos a utopia de o professor ser um ávido leitor capaz de contagiar todos seus alunos com a riqueza estética e cultural da literatura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/4499
10.30620/p.i..v7i2.4499
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/4499
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v7i2.4499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/4499/2819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 7 No. 2 (2017): Contar com as letras e não apenas números: semiologia da dívida pública do Estado, em regimes capitalista e socialista; 121-131
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Contar com as letras e não apenas números: semiologia da dívida pública do Estado, em regimes capitalista e socialista; 121-131
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 7 n. 2 (2017): Contar com as letras e não apenas números: semiologia da dívida pública do Estado, em regimes capitalista e socialista; 121-131
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042190739832832