Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SUÁREZ, Daniel Hugo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403
Resumo: O ensaio desenvolve algumas reflexões pedagógicas e uma série de argumentos epistémico-políticos destinados a explorar as possibilidades, escopo e impotência das narrativas de si e da experiência, tanto para pesquisar e renomear o mundo contemporâneo e a escola como para formar coletivos de narradores organizados em uma rede que se apresentam como alternativas às formas de vida prefiguradas pelos códigos tecno lingüísticos da Gestalt global. Propõe-se indagar e reconstruir as narrativas do mundo e da experiência, particularmente as do tempo, do espaço e da socialidade, a fim de reconhecer os moldes narrativos e reinventar as palavras e intrigas mediante as quais dizemos, compreendemos e vivemos o mundo e a escola junto com outros. Também sugere revitalizar a linguagem da pedagogia através da organização coletiva e rizomática e da mobilização intelectual e política dos professores para novas formas de pesquisa educacional, formação de professores e ação político pedagógica. [Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]
id UNEB-6_e6a970918ab529ff507f1aa1555341ca
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14403
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneasExperiencia interrumpida, narrativas de sí y redes de investigación-formación-acción docente: reflexiones pedagógicas contemporáneasNarrativaExperienciaRedPedagogíaInvestigación-formación-acciónNarrativaExperiênciaRedePedagogiaPesquisa-formaçao-açãoO ensaio desenvolve algumas reflexões pedagógicas e uma série de argumentos epistémico-políticos destinados a explorar as possibilidades, escopo e impotência das narrativas de si e da experiência, tanto para pesquisar e renomear o mundo contemporâneo e a escola como para formar coletivos de narradores organizados em uma rede que se apresentam como alternativas às formas de vida prefiguradas pelos códigos tecno lingüísticos da Gestalt global. Propõe-se indagar e reconstruir as narrativas do mundo e da experiência, particularmente as do tempo, do espaço e da socialidade, a fim de reconhecer os moldes narrativos e reinventar as palavras e intrigas mediante as quais dizemos, compreendemos e vivemos o mundo e a escola junto com outros. Também sugere revitalizar a linguagem da pedagogia através da organização coletiva e rizomática e da mobilização intelectual e política dos professores para novas formas de pesquisa educacional, formação de professores e ação político pedagógica. [Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]El ensayo desarrolla algunas reflexiones pedagógicas y una serie de argumentos epistemo políticos orientados a explorar las posibilidades, alcances e impotencias de las narrativas de sí y de experiencia tanto para investigar y renombrar el mundo y la escuela contemporáneos como para conformar colectivos de narradores y narradoras organizados en red que se presenten como alternativas a las formas de vida prefiguradas por los códigos tecno lingüísticos de la Gestalt global. Propone indagar y reconstruir las narrativas de mundo y de experiencia, particularmente las de tiempo, espacio y socialidad, a fin de reconocer los moldes narrativos y reinventar las palabras e intrigas a partir de las cuales decimos, comprendemos y vivimos el mundo y la escuela junto con otros. También sugiere revitalizar el lenguaje de la pedagogía a partir de la organización colectiva y rizomática y la movilización intelectual y política de los y las docentes hacia nuevas formas de investigación educativa, formación docente y acción político pedagógica. [Recibido el: 29 julio 2021 - Aceptado el: 30 octubre 2021]Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1440310.30620/pdi.v11n2.p445Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 11 No. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 11 n. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-4622237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBspahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403/9866Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSUÁREZ, Daniel Hugo2023-05-11T22:54:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14403Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-11T22:54:51Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas
Experiencia interrumpida, narrativas de sí y redes de investigación-formación-acción docente: reflexiones pedagógicas contemporáneas
title Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas
spellingShingle Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas
SUÁREZ, Daniel Hugo
Narrativa
Experiencia
Red
Pedagogía
Investigación-formación-acción
Narrativa
Experiência
Rede
Pedagogia
Pesquisa-formaçao-ação
title_short Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas
title_full Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas
title_fullStr Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas
title_full_unstemmed Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas
title_sort Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas
author SUÁREZ, Daniel Hugo
author_facet SUÁREZ, Daniel Hugo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SUÁREZ, Daniel Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Experiencia
Red
Pedagogía
Investigación-formación-acción
Narrativa
Experiência
Rede
Pedagogia
Pesquisa-formaçao-ação
topic Narrativa
Experiencia
Red
Pedagogía
Investigación-formación-acción
Narrativa
Experiência
Rede
Pedagogia
Pesquisa-formaçao-ação
description O ensaio desenvolve algumas reflexões pedagógicas e uma série de argumentos epistémico-políticos destinados a explorar as possibilidades, escopo e impotência das narrativas de si e da experiência, tanto para pesquisar e renomear o mundo contemporâneo e a escola como para formar coletivos de narradores organizados em uma rede que se apresentam como alternativas às formas de vida prefiguradas pelos códigos tecno lingüísticos da Gestalt global. Propõe-se indagar e reconstruir as narrativas do mundo e da experiência, particularmente as do tempo, do espaço e da socialidade, a fim de reconhecer os moldes narrativos e reinventar as palavras e intrigas mediante as quais dizemos, compreendemos e vivemos o mundo e a escola junto com outros. Também sugere revitalizar a linguagem da pedagogia através da organização coletiva e rizomática e da mobilização intelectual e política dos professores para novas formas de pesquisa educacional, formação de professores e ação político pedagógica. [Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403
10.30620/pdi.v11n2.p445
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403
identifier_str_mv 10.30620/pdi.v11n2.p445
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403/9866
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 11 No. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 11 n. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042191951986688