Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403 |
Resumo: | O ensaio desenvolve algumas reflexões pedagógicas e uma série de argumentos epistémico-políticos destinados a explorar as possibilidades, escopo e impotência das narrativas de si e da experiência, tanto para pesquisar e renomear o mundo contemporâneo e a escola como para formar coletivos de narradores organizados em uma rede que se apresentam como alternativas às formas de vida prefiguradas pelos códigos tecno lingüísticos da Gestalt global. Propõe-se indagar e reconstruir as narrativas do mundo e da experiência, particularmente as do tempo, do espaço e da socialidade, a fim de reconhecer os moldes narrativos e reinventar as palavras e intrigas mediante as quais dizemos, compreendemos e vivemos o mundo e a escola junto com outros. Também sugere revitalizar a linguagem da pedagogia através da organização coletiva e rizomática e da mobilização intelectual e política dos professores para novas formas de pesquisa educacional, formação de professores e ação político pedagógica. [Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021] |
id |
UNEB-6_e6a970918ab529ff507f1aa1555341ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14403 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneasExperiencia interrumpida, narrativas de sí y redes de investigación-formación-acción docente: reflexiones pedagógicas contemporáneasNarrativaExperienciaRedPedagogíaInvestigación-formación-acciónNarrativaExperiênciaRedePedagogiaPesquisa-formaçao-açãoO ensaio desenvolve algumas reflexões pedagógicas e uma série de argumentos epistémico-políticos destinados a explorar as possibilidades, escopo e impotência das narrativas de si e da experiência, tanto para pesquisar e renomear o mundo contemporâneo e a escola como para formar coletivos de narradores organizados em uma rede que se apresentam como alternativas às formas de vida prefiguradas pelos códigos tecno lingüísticos da Gestalt global. Propõe-se indagar e reconstruir as narrativas do mundo e da experiência, particularmente as do tempo, do espaço e da socialidade, a fim de reconhecer os moldes narrativos e reinventar as palavras e intrigas mediante as quais dizemos, compreendemos e vivemos o mundo e a escola junto com outros. Também sugere revitalizar a linguagem da pedagogia através da organização coletiva e rizomática e da mobilização intelectual e política dos professores para novas formas de pesquisa educacional, formação de professores e ação político pedagógica. [Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]El ensayo desarrolla algunas reflexiones pedagógicas y una serie de argumentos epistemo políticos orientados a explorar las posibilidades, alcances e impotencias de las narrativas de sí y de experiencia tanto para investigar y renombrar el mundo y la escuela contemporáneos como para conformar colectivos de narradores y narradoras organizados en red que se presenten como alternativas a las formas de vida prefiguradas por los códigos tecno lingüísticos de la Gestalt global. Propone indagar y reconstruir las narrativas de mundo y de experiencia, particularmente las de tiempo, espacio y socialidad, a fin de reconocer los moldes narrativos y reinventar las palabras e intrigas a partir de las cuales decimos, comprendemos y vivimos el mundo y la escuela junto con otros. También sugiere revitalizar el lenguaje de la pedagogía a partir de la organización colectiva y rizomática y la movilización intelectual y política de los y las docentes hacia nuevas formas de investigación educativa, formación docente y acción político pedagógica. [Recibido el: 29 julio 2021 - Aceptado el: 30 octubre 2021]Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1440310.30620/pdi.v11n2.p445Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 11 No. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 11 n. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-4622237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBspahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403/9866Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSUÁREZ, Daniel Hugo2023-05-11T22:54:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14403Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-11T22:54:51Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas Experiencia interrumpida, narrativas de sí y redes de investigación-formación-acción docente: reflexiones pedagógicas contemporáneas |
title |
Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas |
spellingShingle |
Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas SUÁREZ, Daniel Hugo Narrativa Experiencia Red Pedagogía Investigación-formación-acción Narrativa Experiência Rede Pedagogia Pesquisa-formaçao-ação |
title_short |
Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas |
title_full |
Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas |
title_fullStr |
Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas |
title_sort |
Experiência interrompida, narrativas de si e redes docentes pesquisa-formação-ação: reflexões pedagógicas contemporâneas |
author |
SUÁREZ, Daniel Hugo |
author_facet |
SUÁREZ, Daniel Hugo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SUÁREZ, Daniel Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Experiencia Red Pedagogía Investigación-formación-acción Narrativa Experiência Rede Pedagogia Pesquisa-formaçao-ação |
topic |
Narrativa Experiencia Red Pedagogía Investigación-formación-acción Narrativa Experiência Rede Pedagogia Pesquisa-formaçao-ação |
description |
O ensaio desenvolve algumas reflexões pedagógicas e uma série de argumentos epistémico-políticos destinados a explorar as possibilidades, escopo e impotência das narrativas de si e da experiência, tanto para pesquisar e renomear o mundo contemporâneo e a escola como para formar coletivos de narradores organizados em uma rede que se apresentam como alternativas às formas de vida prefiguradas pelos códigos tecno lingüísticos da Gestalt global. Propõe-se indagar e reconstruir as narrativas do mundo e da experiência, particularmente as do tempo, do espaço e da socialidade, a fim de reconhecer os moldes narrativos e reinventar as palavras e intrigas mediante as quais dizemos, compreendemos e vivemos o mundo e a escola junto com outros. Também sugere revitalizar a linguagem da pedagogia através da organização coletiva e rizomática e da mobilização intelectual e política dos professores para novas formas de pesquisa educacional, formação de professores e ação político pedagógica. [Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021] |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403 10.30620/pdi.v11n2.p445 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403 |
identifier_str_mv |
10.30620/pdi.v11n2.p445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14403/9866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 11 No. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 11 n. 2 (2021): Dossiê: Memórias, narrativas e escritas de si nos processos identitários e formativos; 445-462 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042191951986688 |