Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5916 |
Resumo: | No decênio de 2005-2015, apoios financeiros de órgãos e instituições públicas estaduais e federais brasileiras incentivaram o processo de profissionalização de artistas, grupos tradicionais e músicas de samba de roda, através da produção fonográfica e da promoção internacional destes. Neste artigo são observados reflexos sonoros e sociopolíticos desta “pós-patrimonialização” do samba de roda, na tentativa de revelar um panorama resultante da produção fonográfica profissional no samba de roda. Por sua vez, o envolvimento de etnomusicólogos e etnomusicólogas tem sido decisivo na condução de vários projetos de produção e difusão fonográfica neste contexto, obviamente sem deixar de lado o empenho e o protagonismo de lideranças surgidas entre sambadores e sambadeiras. Contudo, uma questão insistia em pairar no ar: “Se no rádio não toca e na televisão não passa, como é que é patrimônio?” Esta pergunta foi feita por Dona “Jelita” (in memoriam), mestra sambadeira falecida em 2016. Neste sentido, entendo que o questionamento dela reflete tanto as certezas vivenciadas por sambadores e sambadeiras frente ao processo de profissionalização do samba de roda, quanto a necessidade de redefinição do papel engajado da etnomusicologia brasileira atual, em benefício das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia. |
id |
UNEB-6_eb5111488f5b81b55d38b8cb02b3cb45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5916 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajadaNo decênio de 2005-2015, apoios financeiros de órgãos e instituições públicas estaduais e federais brasileiras incentivaram o processo de profissionalização de artistas, grupos tradicionais e músicas de samba de roda, através da produção fonográfica e da promoção internacional destes. Neste artigo são observados reflexos sonoros e sociopolíticos desta “pós-patrimonialização” do samba de roda, na tentativa de revelar um panorama resultante da produção fonográfica profissional no samba de roda. Por sua vez, o envolvimento de etnomusicólogos e etnomusicólogas tem sido decisivo na condução de vários projetos de produção e difusão fonográfica neste contexto, obviamente sem deixar de lado o empenho e o protagonismo de lideranças surgidas entre sambadores e sambadeiras. Contudo, uma questão insistia em pairar no ar: “Se no rádio não toca e na televisão não passa, como é que é patrimônio?” Esta pergunta foi feita por Dona “Jelita” (in memoriam), mestra sambadeira falecida em 2016. Neste sentido, entendo que o questionamento dela reflete tanto as certezas vivenciadas por sambadores e sambadeiras frente ao processo de profissionalização do samba de roda, quanto a necessidade de redefinição do papel engajado da etnomusicologia brasileira atual, em benefício das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2019-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/591610.30620/p.i..v8i2.5916Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 8 No. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 147-177Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 8 Núm. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 147-177Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 8 n. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 147-1772237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5916/3771Copyright (c) 2018 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNobre, Cassio2023-05-09T15:52:18Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5916Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-09T15:52:18Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajada |
title |
Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajada |
spellingShingle |
Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajada Nobre, Cassio |
title_short |
Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajada |
title_full |
Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajada |
title_fullStr |
Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajada |
title_full_unstemmed |
Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajada |
title_sort |
Pós-patrimonialização e produção fonográfica no Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2005-2015): o papel da etnomusicologia engajada |
author |
Nobre, Cassio |
author_facet |
Nobre, Cassio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Cassio |
description |
No decênio de 2005-2015, apoios financeiros de órgãos e instituições públicas estaduais e federais brasileiras incentivaram o processo de profissionalização de artistas, grupos tradicionais e músicas de samba de roda, através da produção fonográfica e da promoção internacional destes. Neste artigo são observados reflexos sonoros e sociopolíticos desta “pós-patrimonialização” do samba de roda, na tentativa de revelar um panorama resultante da produção fonográfica profissional no samba de roda. Por sua vez, o envolvimento de etnomusicólogos e etnomusicólogas tem sido decisivo na condução de vários projetos de produção e difusão fonográfica neste contexto, obviamente sem deixar de lado o empenho e o protagonismo de lideranças surgidas entre sambadores e sambadeiras. Contudo, uma questão insistia em pairar no ar: “Se no rádio não toca e na televisão não passa, como é que é patrimônio?” Esta pergunta foi feita por Dona “Jelita” (in memoriam), mestra sambadeira falecida em 2016. Neste sentido, entendo que o questionamento dela reflete tanto as certezas vivenciadas por sambadores e sambadeiras frente ao processo de profissionalização do samba de roda, quanto a necessidade de redefinição do papel engajado da etnomusicologia brasileira atual, em benefício das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5916 10.30620/p.i..v8i2.5916 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5916 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v8i2.5916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/5916/3771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 8 No. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 147-177 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 8 Núm. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 147-177 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 8 n. 2 (2018): “Estudando o Samba”: Estudos transdisciplinares sobre os sambas; 147-177 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042191254683648 |