O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776 |
Resumo: | ResumoDesde a década de 2000, o mercado de mangás no Brasil conta com um relevante fandom consumidor que discute e organiza eventos. Contudo, com o advento da internet, as opiniões e ações destes fãs passaram a interferir, de forma cada vez mais incisiva, nas decisões de mercado de grandes editoras. Narrativas que antes dependiam de grandes emissoras e editoras para adentrar o mercado nacional, hoje são acessíveis graças à livre tradução e distribuição de fãs no espaço virtual. Este artigo resulta de uma breve investigação de viés exploratório e alicerçada no levantamento de dados bibliográficos sobre esta nova dimensão na distribuição de mangás. O evento para fãs Anime Friends e as atividades do blog MBB Anikenkai ilustram e confirmam a existência deste novo cenário. Abre-se um novo horizonte de investigações: o da análise da distribuição dos mangás e das suas diferentes faces midiáticas, levando em conta a interação entre fãs e editoras de mangá.Palavras-chaveMangás. Cultura da convergência. Cibercultura. Fandom. |
id |
UNEB-6_f179a1c7722b3dc91ddc483df7427441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1776 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisõesResumoDesde a década de 2000, o mercado de mangás no Brasil conta com um relevante fandom consumidor que discute e organiza eventos. Contudo, com o advento da internet, as opiniões e ações destes fãs passaram a interferir, de forma cada vez mais incisiva, nas decisões de mercado de grandes editoras. Narrativas que antes dependiam de grandes emissoras e editoras para adentrar o mercado nacional, hoje são acessíveis graças à livre tradução e distribuição de fãs no espaço virtual. Este artigo resulta de uma breve investigação de viés exploratório e alicerçada no levantamento de dados bibliográficos sobre esta nova dimensão na distribuição de mangás. O evento para fãs Anime Friends e as atividades do blog MBB Anikenkai ilustram e confirmam a existência deste novo cenário. Abre-se um novo horizonte de investigações: o da análise da distribuição dos mangás e das suas diferentes faces midiáticas, levando em conta a interação entre fãs e editoras de mangá.Palavras-chaveMangás. Cultura da convergência. Cibercultura. Fandom.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/177610.30620/p.i..v4i1.1776Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 4 No. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 4 Núm. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 4 n. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-742237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776/1196de Freitas, Ricardo OliveiraBittencourt, Danilo Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-07T14:51:06Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1776Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-07T14:51:06Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões |
title |
O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões |
spellingShingle |
O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões de Freitas, Ricardo Oliveira |
title_short |
O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões |
title_full |
O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões |
title_fullStr |
O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões |
title_full_unstemmed |
O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões |
title_sort |
O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões |
author |
de Freitas, Ricardo Oliveira |
author_facet |
de Freitas, Ricardo Oliveira Bittencourt, Danilo Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Bittencourt, Danilo Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas, Ricardo Oliveira Bittencourt, Danilo Andrade |
description |
ResumoDesde a década de 2000, o mercado de mangás no Brasil conta com um relevante fandom consumidor que discute e organiza eventos. Contudo, com o advento da internet, as opiniões e ações destes fãs passaram a interferir, de forma cada vez mais incisiva, nas decisões de mercado de grandes editoras. Narrativas que antes dependiam de grandes emissoras e editoras para adentrar o mercado nacional, hoje são acessíveis graças à livre tradução e distribuição de fãs no espaço virtual. Este artigo resulta de uma breve investigação de viés exploratório e alicerçada no levantamento de dados bibliográficos sobre esta nova dimensão na distribuição de mangás. O evento para fãs Anime Friends e as atividades do blog MBB Anikenkai ilustram e confirmam a existência deste novo cenário. Abre-se um novo horizonte de investigações: o da análise da distribuição dos mangás e das suas diferentes faces midiáticas, levando em conta a interação entre fãs e editoras de mangá.Palavras-chaveMangás. Cultura da convergência. Cibercultura. Fandom. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776 10.30620/p.i..v4i1.1776 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v4i1.1776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776/1196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 4 No. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 4 Núm. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 4 n. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042190636023808 |