O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Ricardo Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bittencourt, Danilo Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776
Resumo: ResumoDesde a década de 2000, o mercado de mangás no Brasil conta com um relevante fandom consumidor que discute e organiza eventos. Contudo, com o advento da internet, as opiniões e ações destes fãs passaram a interferir, de forma cada vez mais incisiva, nas decisões de mercado de grandes editoras. Narrativas que antes dependiam de grandes emissoras e editoras para adentrar o mercado nacional, hoje são acessíveis graças à livre tradução e distribuição de fãs no espaço virtual. Este artigo resulta de uma breve investigação de viés exploratório e alicerçada no levantamento de dados bibliográficos sobre esta nova dimensão na distribuição de mangás. O evento para fãs Anime Friends e as atividades do blog MBB Anikenkai ilustram e confirmam a existência deste novo cenário. Abre-se um novo horizonte de investigações: o da análise da distribuição dos mangás e das suas diferentes faces midiáticas, levando em conta a interação entre fãs e editoras de mangá.Palavras-chaveMangás. Cultura da convergência. Cibercultura. Fandom.
id UNEB-6_f179a1c7722b3dc91ddc483df7427441
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1776
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisõesResumoDesde a década de 2000, o mercado de mangás no Brasil conta com um relevante fandom consumidor que discute e organiza eventos. Contudo, com o advento da internet, as opiniões e ações destes fãs passaram a interferir, de forma cada vez mais incisiva, nas decisões de mercado de grandes editoras. Narrativas que antes dependiam de grandes emissoras e editoras para adentrar o mercado nacional, hoje são acessíveis graças à livre tradução e distribuição de fãs no espaço virtual. Este artigo resulta de uma breve investigação de viés exploratório e alicerçada no levantamento de dados bibliográficos sobre esta nova dimensão na distribuição de mangás. O evento para fãs Anime Friends e as atividades do blog MBB Anikenkai ilustram e confirmam a existência deste novo cenário. Abre-se um novo horizonte de investigações: o da análise da distribuição dos mangás e das suas diferentes faces midiáticas, levando em conta a interação entre fãs e editoras de mangá.Palavras-chaveMangás. Cultura da convergência. Cibercultura. Fandom.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/177610.30620/p.i..v4i1.1776Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 4 No. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 4 Núm. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 4 n. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-742237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776/1196de Freitas, Ricardo OliveiraBittencourt, Danilo Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-07T14:51:06Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1776Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-07T14:51:06Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões
title O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões
spellingShingle O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões
de Freitas, Ricardo Oliveira
title_short O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões
title_full O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões
title_fullStr O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões
title_full_unstemmed O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões
title_sort O mercado de mangás e a cultura da convergência: descentralizando as decisões
author de Freitas, Ricardo Oliveira
author_facet de Freitas, Ricardo Oliveira
Bittencourt, Danilo Andrade
author_role author
author2 Bittencourt, Danilo Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Ricardo Oliveira
Bittencourt, Danilo Andrade
description ResumoDesde a década de 2000, o mercado de mangás no Brasil conta com um relevante fandom consumidor que discute e organiza eventos. Contudo, com o advento da internet, as opiniões e ações destes fãs passaram a interferir, de forma cada vez mais incisiva, nas decisões de mercado de grandes editoras. Narrativas que antes dependiam de grandes emissoras e editoras para adentrar o mercado nacional, hoje são acessíveis graças à livre tradução e distribuição de fãs no espaço virtual. Este artigo resulta de uma breve investigação de viés exploratório e alicerçada no levantamento de dados bibliográficos sobre esta nova dimensão na distribuição de mangás. O evento para fãs Anime Friends e as atividades do blog MBB Anikenkai ilustram e confirmam a existência deste novo cenário. Abre-se um novo horizonte de investigações: o da análise da distribuição dos mangás e das suas diferentes faces midiáticas, levando em conta a interação entre fãs e editoras de mangá.Palavras-chaveMangás. Cultura da convergência. Cibercultura. Fandom.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776
10.30620/p.i..v4i1.1776
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v4i1.1776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1776/1196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 4 No. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 4 Núm. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 4 n. 1 (2014): A produção de narrativas, identidades e sujeitos no/ou a partir do espaço virtual; 65-74
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042190636023808