Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, Edmar Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: NASCIMENTO, Jarbas Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13887
Resumo: Este artigo trata da cenografia literária periférica e insere Marcelino Freire nesse movimento estético. O conceito de periferia perdeu sua estabilidade semântica ao assumir efeitos de sentido que incluem autores marginalizados pelo cânone. A cenografia periférica, organizada por uma polifonia enunciativa transgressora, engaja o escritor e/ou seu discurso nesse movimento. Examinamos Nação Zumbi por problematizar condições de vivências periféricas. Optamos pelo aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa (AD), que se ocupa das condições sócio-histórico-culturais, do sujeito, do dizer e do dito. Assim, privilegiamos a tese do discurso literário, conforme Maingueneau (1986,1994, 1995a,1995b,2015,2018a,2018b), que subentende um diálogo entre AD e Literatura. Os resultados da análise revelam que o texto freiriano é um evento discursivo cuja cenografia investida no código linguageiro, na subversão do cânone, compartilha vida e constrói uma imagem de sujeito articulado com o espaço periférico. [Recebido em: 26 mar. 2022 – Aceito em: 10 out. 2022]
id UNEB-7_220212881973905bde9b9b98c01f2cca
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/13887
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino FreireAnálise do DiscursoDiscurso literárioLiteratura periféricaMarcelino FreireEste artigo trata da cenografia literária periférica e insere Marcelino Freire nesse movimento estético. O conceito de periferia perdeu sua estabilidade semântica ao assumir efeitos de sentido que incluem autores marginalizados pelo cânone. A cenografia periférica, organizada por uma polifonia enunciativa transgressora, engaja o escritor e/ou seu discurso nesse movimento. Examinamos Nação Zumbi por problematizar condições de vivências periféricas. Optamos pelo aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa (AD), que se ocupa das condições sócio-histórico-culturais, do sujeito, do dizer e do dito. Assim, privilegiamos a tese do discurso literário, conforme Maingueneau (1986,1994, 1995a,1995b,2015,2018a,2018b), que subentende um diálogo entre AD e Literatura. Os resultados da análise revelam que o texto freiriano é um evento discursivo cuja cenografia investida no código linguageiro, na subversão do cânone, compartilha vida e constrói uma imagem de sujeito articulado com o espaço periférico. [Recebido em: 26 mar. 2022 – Aceito em: 10 out. 2022]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1388710.30620/gz.v10n1.p21Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2022): (In) scrições periféricas: as vozes e os corpos rasurando o cânone literário brasileiro; 21-442318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13887/10875Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMATOS, Edmar Ferreira deNASCIMENTO, Jarbas Vargas2023-07-15T19:58:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/13887Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:56Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire
title Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire
spellingShingle Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire
MATOS, Edmar Ferreira de
Análise do Discurso
Discurso literário
Literatura periférica
Marcelino Freire
title_short Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire
title_full Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire
title_fullStr Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire
title_full_unstemmed Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire
title_sort Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire
author MATOS, Edmar Ferreira de
author_facet MATOS, Edmar Ferreira de
NASCIMENTO, Jarbas Vargas
author_role author
author2 NASCIMENTO, Jarbas Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MATOS, Edmar Ferreira de
NASCIMENTO, Jarbas Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Discurso literário
Literatura periférica
Marcelino Freire
topic Análise do Discurso
Discurso literário
Literatura periférica
Marcelino Freire
description Este artigo trata da cenografia literária periférica e insere Marcelino Freire nesse movimento estético. O conceito de periferia perdeu sua estabilidade semântica ao assumir efeitos de sentido que incluem autores marginalizados pelo cânone. A cenografia periférica, organizada por uma polifonia enunciativa transgressora, engaja o escritor e/ou seu discurso nesse movimento. Examinamos Nação Zumbi por problematizar condições de vivências periféricas. Optamos pelo aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa (AD), que se ocupa das condições sócio-histórico-culturais, do sujeito, do dizer e do dito. Assim, privilegiamos a tese do discurso literário, conforme Maingueneau (1986,1994, 1995a,1995b,2015,2018a,2018b), que subentende um diálogo entre AD e Literatura. Os resultados da análise revelam que o texto freiriano é um evento discursivo cuja cenografia investida no código linguageiro, na subversão do cânone, compartilha vida e constrói uma imagem de sujeito articulado com o espaço periférico. [Recebido em: 26 mar. 2022 – Aceito em: 10 out. 2022]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13887
10.30620/gz.v10n1.p21
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13887
identifier_str_mv 10.30620/gz.v10n1.p21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13887/10875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2022): (In) scrições periféricas: as vozes e os corpos rasurando o cânone literário brasileiro; 21-44
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771937529856