As gatimanhas do medo e da ironia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3244 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho sustenta-se no estudo das representações do gato na literatura, sobretudo no que se refere à sua relação com o medo e a ironia. Estes desnudam o comportamento humano, à revelia das mazelas sociais e do poder instituído pelo capitalismo. Para entender as singularidades desse processo, buscar-se-á suas nuances mediante a análise do conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, e do poema “Gato ao Crepúsculo”, de Millôr Fernandes, sendo o primeiro estampa do medo e o segundo matéria de fina ironia. Assim, balizado por essas obras, espera-se demonstrar convergências e divergências entre o medo e a ironia, utilizando, para tal, a simbólica ambivalência do gato. |
id |
UNEB-7_25ec8528f5f1fc538da010ef2aaac3b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3244 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
As gatimanhas do medo e da ironiaGatoMedoIroniaComportamento humanoO objetivo deste trabalho sustenta-se no estudo das representações do gato na literatura, sobretudo no que se refere à sua relação com o medo e a ironia. Estes desnudam o comportamento humano, à revelia das mazelas sociais e do poder instituído pelo capitalismo. Para entender as singularidades desse processo, buscar-se-á suas nuances mediante a análise do conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, e do poema “Gato ao Crepúsculo”, de Millôr Fernandes, sendo o primeiro estampa do medo e o segundo matéria de fina ironia. Assim, balizado por essas obras, espera-se demonstrar convergências e divergências entre o medo e a ironia, utilizando, para tal, a simbólica ambivalência do gato.Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/324410.30620/gz.v1n2.p89Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 2 (2013): Políticas em movimento: culturas, narrativas e mobilizações sociais; 89-1082318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3244/2113Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPERES, Rafael Geraldo Vianney2023-09-18T13:25:03Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3244Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:25:03Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As gatimanhas do medo e da ironia |
title |
As gatimanhas do medo e da ironia |
spellingShingle |
As gatimanhas do medo e da ironia PERES, Rafael Geraldo Vianney Gato Medo Ironia Comportamento humano |
title_short |
As gatimanhas do medo e da ironia |
title_full |
As gatimanhas do medo e da ironia |
title_fullStr |
As gatimanhas do medo e da ironia |
title_full_unstemmed |
As gatimanhas do medo e da ironia |
title_sort |
As gatimanhas do medo e da ironia |
author |
PERES, Rafael Geraldo Vianney |
author_facet |
PERES, Rafael Geraldo Vianney |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PERES, Rafael Geraldo Vianney |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gato Medo Ironia Comportamento humano |
topic |
Gato Medo Ironia Comportamento humano |
description |
O objetivo deste trabalho sustenta-se no estudo das representações do gato na literatura, sobretudo no que se refere à sua relação com o medo e a ironia. Estes desnudam o comportamento humano, à revelia das mazelas sociais e do poder instituído pelo capitalismo. Para entender as singularidades desse processo, buscar-se-á suas nuances mediante a análise do conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, e do poema “Gato ao Crepúsculo”, de Millôr Fernandes, sendo o primeiro estampa do medo e o segundo matéria de fina ironia. Assim, balizado por essas obras, espera-se demonstrar convergências e divergências entre o medo e a ironia, utilizando, para tal, a simbólica ambivalência do gato. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3244 10.30620/gz.v1n2.p89 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3244 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v1n2.p89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3244/2113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 2 (2013): Políticas em movimento: culturas, narrativas e mobilizações sociais; 89-108 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041770847010816 |