Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Júlia dos Anjos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7345
Resumo: O presente ensaio discute e analisa alguns modos de apropriação de questões sociais pela indústria cultural, que visualiza nestas um lucrativo nicho de mercado a ser constantemente explorado. Esta análise se desenvolverá a partir do conceito de esclarecimento abordado por Immanuel Kant (1784) e em seus desdobramentos através de Teodor Adorno e Max Horkheimer (1947), no intuito de explorar as ideias que podem auxiliar na compreensão sobre as cínicas amarras capitalistas, que moldam a subjetividade dos indivíduos na busca por dominá-los de modo totalitário. Com isso, busca-se examinar também como essa apropriação ocorre ao fazer uso da força midiática (tais como moda, publicidade e cinema) como ferramenta de alienação da massa, citando casos relevantes ocorridos em setores distintos, relacionando com os malefícios que a Indústria Cultural promove. [Recebido: 28 dez. 2017 – Aceito: 12 abril. 2019]
id UNEB-7_3965ba844a84279e16a9e195ec99a56c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7345
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria culturalQuestões SociaisEsclarecimentoIndústria CulturalMídiaO presente ensaio discute e analisa alguns modos de apropriação de questões sociais pela indústria cultural, que visualiza nestas um lucrativo nicho de mercado a ser constantemente explorado. Esta análise se desenvolverá a partir do conceito de esclarecimento abordado por Immanuel Kant (1784) e em seus desdobramentos através de Teodor Adorno e Max Horkheimer (1947), no intuito de explorar as ideias que podem auxiliar na compreensão sobre as cínicas amarras capitalistas, que moldam a subjetividade dos indivíduos na busca por dominá-los de modo totalitário. Com isso, busca-se examinar também como essa apropriação ocorre ao fazer uso da força midiática (tais como moda, publicidade e cinema) como ferramenta de alienação da massa, citando casos relevantes ocorridos em setores distintos, relacionando com os malefícios que a Indústria Cultural promove. [Recebido: 28 dez. 2017 – Aceito: 12 abril. 2019]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/734510.30620/gz.v7n1.p57Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 7 n. 1 (2019): Mass mídia – Democracia e Políticas da Cultura; 57-762318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7345/4777Copyright (c) 2019 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCOSTA, Júlia dos Anjos2023-07-15T19:57:26Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7345Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:57:26Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural
title Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural
spellingShingle Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural
COSTA, Júlia dos Anjos
Questões Sociais
Esclarecimento
Indústria Cultural
Mídia
title_short Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural
title_full Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural
title_fullStr Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural
title_full_unstemmed Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural
title_sort Vendem-se causas, compram-se lutas! A apropriação de questões sociais pela indústria cultural
author COSTA, Júlia dos Anjos
author_facet COSTA, Júlia dos Anjos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Júlia dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Questões Sociais
Esclarecimento
Indústria Cultural
Mídia
topic Questões Sociais
Esclarecimento
Indústria Cultural
Mídia
description O presente ensaio discute e analisa alguns modos de apropriação de questões sociais pela indústria cultural, que visualiza nestas um lucrativo nicho de mercado a ser constantemente explorado. Esta análise se desenvolverá a partir do conceito de esclarecimento abordado por Immanuel Kant (1784) e em seus desdobramentos através de Teodor Adorno e Max Horkheimer (1947), no intuito de explorar as ideias que podem auxiliar na compreensão sobre as cínicas amarras capitalistas, que moldam a subjetividade dos indivíduos na busca por dominá-los de modo totalitário. Com isso, busca-se examinar também como essa apropriação ocorre ao fazer uso da força midiática (tais como moda, publicidade e cinema) como ferramenta de alienação da massa, citando casos relevantes ocorridos em setores distintos, relacionando com os malefícios que a Indústria Cultural promove. [Recebido: 28 dez. 2017 – Aceito: 12 abril. 2019]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7345
10.30620/gz.v7n1.p57
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7345
identifier_str_mv 10.30620/gz.v7n1.p57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7345/4777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 7 n. 1 (2019): Mass mídia – Democracia e Políticas da Cultura; 57-76
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771475107840