A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza Alcântara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3498 |
Resumo: | Inquietante e defensora da vida, com enorme senso de justiça e respeito pelo ser humano, Elízia Alcântara desde cedo sentiu o coração bater em compasso composto pela temática da educação. Ainda em sua primeira juventude, sentiu o impulso para pensar com agudeza as conexões entre a teoria educacional e as realidades para as quais eram projetadas. Já no 2º grau, em suas aulas de didática, percebia o descompasso entre o que preconizavam as leis e a forma como a escola se apresentava para os alunos. A partir de então, estimulada pela curiosidade e impulsionada pela recém descoberta relação de afeto e responsabilidade com a educação, mergulhou com vontade não só nos livros, mas também na poesia que a cercava em forma de contatos humanos singulares tanto em sala de aula como na luta por uma educação para a vida e a cidadania... |
id |
UNEB-7_5c1e7c1a9adecbc4be44004025d0a0e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3498 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza AlcântaraEntrevistaElizia de Souza AlcântaraInquietaçãoInquietante e defensora da vida, com enorme senso de justiça e respeito pelo ser humano, Elízia Alcântara desde cedo sentiu o coração bater em compasso composto pela temática da educação. Ainda em sua primeira juventude, sentiu o impulso para pensar com agudeza as conexões entre a teoria educacional e as realidades para as quais eram projetadas. Já no 2º grau, em suas aulas de didática, percebia o descompasso entre o que preconizavam as leis e a forma como a escola se apresentava para os alunos. A partir de então, estimulada pela curiosidade e impulsionada pela recém descoberta relação de afeto e responsabilidade com a educação, mergulhou com vontade não só nos livros, mas também na poesia que a cercava em forma de contatos humanos singulares tanto em sala de aula como na luta por uma educação para a vida e a cidadania...Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2017-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/349810.30620/gz.v5n1.p155Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 5 n. 1 (2017): Linguagem, Educação e Democracia; 155-1632318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3498/2246Copyright (c) 2017 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Edmario Nascimento da2023-09-18T15:58:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3498Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T15:58:23Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza Alcântara |
title |
A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza Alcântara |
spellingShingle |
A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza Alcântara SILVA, Edmario Nascimento da Entrevista Elizia de Souza Alcântara Inquietação |
title_short |
A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza Alcântara |
title_full |
A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza Alcântara |
title_fullStr |
A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza Alcântara |
title_full_unstemmed |
A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza Alcântara |
title_sort |
A inquietação docente reverbera em luta constante e esperança: Entrevista com Elizia de Souza Alcântara |
author |
SILVA, Edmario Nascimento da |
author_facet |
SILVA, Edmario Nascimento da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Edmario Nascimento da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevista Elizia de Souza Alcântara Inquietação |
topic |
Entrevista Elizia de Souza Alcântara Inquietação |
description |
Inquietante e defensora da vida, com enorme senso de justiça e respeito pelo ser humano, Elízia Alcântara desde cedo sentiu o coração bater em compasso composto pela temática da educação. Ainda em sua primeira juventude, sentiu o impulso para pensar com agudeza as conexões entre a teoria educacional e as realidades para as quais eram projetadas. Já no 2º grau, em suas aulas de didática, percebia o descompasso entre o que preconizavam as leis e a forma como a escola se apresentava para os alunos. A partir de então, estimulada pela curiosidade e impulsionada pela recém descoberta relação de afeto e responsabilidade com a educação, mergulhou com vontade não só nos livros, mas também na poesia que a cercava em forma de contatos humanos singulares tanto em sala de aula como na luta por uma educação para a vida e a cidadania... |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3498 10.30620/gz.v5n1.p155 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3498 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v5n1.p155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3498/2246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 5 n. 1 (2017): Linguagem, Educação e Democracia; 155-163 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771413241856 |