O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Ana Carolina Vitor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: DIAS, Bruna Caroline dos Santos, BUENO, Roberto Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735
Resumo: Este artigo aborda, como tema primordial, o uso de texto literário ancorado à metodologia de abordagem de tarefas, integrando-os ao ensino de língua inglesa para a terceira idade. A fim de fundamentar o ensino de línguas através de literatura, apresenta-se Thaler (2016), Tiberio (2014),  e Mota (2018); Para alicerçar o ensino de língua inglesa para a terceira idade convoca-se Faria & Monteiro (2007), Vitor, Bueno & Trevisol (2022), Relvas (2005), Gonçalves (2010), Lima (2001) e Cardoso, Ribas, Silva, Gouvêa & Costa (2012); e por último, com o fim de sustentar o ensino de línguas baseado em tarefas, cita-se Ellis (2003), Nunan (1991; 2004), Skehan (1998), Trevisol (2019), Dias & Trevisol (2022), Dias, Oliveira e Trevisol (2020), e  Benson (2015). Para tanto, este trabalho se propôs a relatar a experiência em decorrência dos estudos de literatura com o público da terceira idade, assinalar as potencialidades do ensino de língua inglesa para esse público, e por fim, teorizar o ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT). Destarte, com essa experiência, constatou-se que a abordagem de tarefas, integrada ao uso do texto literário, mostrou-se significativa para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (escrita, fala, compreensão oral e leitura) no contexto de ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade, contribuindo, de igual modo na autoestima das cursistas. [Recebido em 30 maio 2022 – Aceito: 10 out. 2022]
id UNEB-7_7d947e65fada2f366700a2afabf8909b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/15735
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idadeLiteraturaEnsino e Aprendizagem de Língua InglesaTerceira IdadeEnsino de Línguas Baseado em TarefasEste artigo aborda, como tema primordial, o uso de texto literário ancorado à metodologia de abordagem de tarefas, integrando-os ao ensino de língua inglesa para a terceira idade. A fim de fundamentar o ensino de línguas através de literatura, apresenta-se Thaler (2016), Tiberio (2014),  e Mota (2018); Para alicerçar o ensino de língua inglesa para a terceira idade convoca-se Faria & Monteiro (2007), Vitor, Bueno & Trevisol (2022), Relvas (2005), Gonçalves (2010), Lima (2001) e Cardoso, Ribas, Silva, Gouvêa & Costa (2012); e por último, com o fim de sustentar o ensino de línguas baseado em tarefas, cita-se Ellis (2003), Nunan (1991; 2004), Skehan (1998), Trevisol (2019), Dias & Trevisol (2022), Dias, Oliveira e Trevisol (2020), e  Benson (2015). Para tanto, este trabalho se propôs a relatar a experiência em decorrência dos estudos de literatura com o público da terceira idade, assinalar as potencialidades do ensino de língua inglesa para esse público, e por fim, teorizar o ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT). Destarte, com essa experiência, constatou-se que a abordagem de tarefas, integrada ao uso do texto literário, mostrou-se significativa para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (escrita, fala, compreensão oral e leitura) no contexto de ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade, contribuindo, de igual modo na autoestima das cursistas. [Recebido em 30 maio 2022 – Aceito: 10 out. 2022]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1573510.30620/gz.v10n2.p193Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 193-2142318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735/10924Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA, Ana Carolina VitorDIAS, Bruna Caroline dos SantosBUENO, Roberto Rodrigues2023-07-15T19:59:09Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/15735Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:59:09Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade
title O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade
spellingShingle O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade
PEREIRA, Ana Carolina Vitor
Literatura
Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa
Terceira Idade
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
title_short O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade
title_full O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade
title_fullStr O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade
title_full_unstemmed O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade
title_sort O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade
author PEREIRA, Ana Carolina Vitor
author_facet PEREIRA, Ana Carolina Vitor
DIAS, Bruna Caroline dos Santos
BUENO, Roberto Rodrigues
author_role author
author2 DIAS, Bruna Caroline dos Santos
BUENO, Roberto Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Ana Carolina Vitor
DIAS, Bruna Caroline dos Santos
BUENO, Roberto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa
Terceira Idade
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
topic Literatura
Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa
Terceira Idade
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
description Este artigo aborda, como tema primordial, o uso de texto literário ancorado à metodologia de abordagem de tarefas, integrando-os ao ensino de língua inglesa para a terceira idade. A fim de fundamentar o ensino de línguas através de literatura, apresenta-se Thaler (2016), Tiberio (2014),  e Mota (2018); Para alicerçar o ensino de língua inglesa para a terceira idade convoca-se Faria & Monteiro (2007), Vitor, Bueno & Trevisol (2022), Relvas (2005), Gonçalves (2010), Lima (2001) e Cardoso, Ribas, Silva, Gouvêa & Costa (2012); e por último, com o fim de sustentar o ensino de línguas baseado em tarefas, cita-se Ellis (2003), Nunan (1991; 2004), Skehan (1998), Trevisol (2019), Dias & Trevisol (2022), Dias, Oliveira e Trevisol (2020), e  Benson (2015). Para tanto, este trabalho se propôs a relatar a experiência em decorrência dos estudos de literatura com o público da terceira idade, assinalar as potencialidades do ensino de língua inglesa para esse público, e por fim, teorizar o ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT). Destarte, com essa experiência, constatou-se que a abordagem de tarefas, integrada ao uso do texto literário, mostrou-se significativa para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (escrita, fala, compreensão oral e leitura) no contexto de ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade, contribuindo, de igual modo na autoestima das cursistas. [Recebido em 30 maio 2022 – Aceito: 10 out. 2022]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735
10.30620/gz.v10n2.p193
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735
identifier_str_mv 10.30620/gz.v10n2.p193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735/10924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 193-214
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041772122079232