O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735 |
Resumo: | Este artigo aborda, como tema primordial, o uso de texto literário ancorado à metodologia de abordagem de tarefas, integrando-os ao ensino de língua inglesa para a terceira idade. A fim de fundamentar o ensino de línguas através de literatura, apresenta-se Thaler (2016), Tiberio (2014), e Mota (2018); Para alicerçar o ensino de língua inglesa para a terceira idade convoca-se Faria & Monteiro (2007), Vitor, Bueno & Trevisol (2022), Relvas (2005), Gonçalves (2010), Lima (2001) e Cardoso, Ribas, Silva, Gouvêa & Costa (2012); e por último, com o fim de sustentar o ensino de línguas baseado em tarefas, cita-se Ellis (2003), Nunan (1991; 2004), Skehan (1998), Trevisol (2019), Dias & Trevisol (2022), Dias, Oliveira e Trevisol (2020), e Benson (2015). Para tanto, este trabalho se propôs a relatar a experiência em decorrência dos estudos de literatura com o público da terceira idade, assinalar as potencialidades do ensino de língua inglesa para esse público, e por fim, teorizar o ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT). Destarte, com essa experiência, constatou-se que a abordagem de tarefas, integrada ao uso do texto literário, mostrou-se significativa para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (escrita, fala, compreensão oral e leitura) no contexto de ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade, contribuindo, de igual modo na autoestima das cursistas. [Recebido em 30 maio 2022 – Aceito: 10 out. 2022] |
id |
UNEB-7_7d947e65fada2f366700a2afabf8909b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/15735 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idadeLiteraturaEnsino e Aprendizagem de Língua InglesaTerceira IdadeEnsino de Línguas Baseado em TarefasEste artigo aborda, como tema primordial, o uso de texto literário ancorado à metodologia de abordagem de tarefas, integrando-os ao ensino de língua inglesa para a terceira idade. A fim de fundamentar o ensino de línguas através de literatura, apresenta-se Thaler (2016), Tiberio (2014), e Mota (2018); Para alicerçar o ensino de língua inglesa para a terceira idade convoca-se Faria & Monteiro (2007), Vitor, Bueno & Trevisol (2022), Relvas (2005), Gonçalves (2010), Lima (2001) e Cardoso, Ribas, Silva, Gouvêa & Costa (2012); e por último, com o fim de sustentar o ensino de línguas baseado em tarefas, cita-se Ellis (2003), Nunan (1991; 2004), Skehan (1998), Trevisol (2019), Dias & Trevisol (2022), Dias, Oliveira e Trevisol (2020), e Benson (2015). Para tanto, este trabalho se propôs a relatar a experiência em decorrência dos estudos de literatura com o público da terceira idade, assinalar as potencialidades do ensino de língua inglesa para esse público, e por fim, teorizar o ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT). Destarte, com essa experiência, constatou-se que a abordagem de tarefas, integrada ao uso do texto literário, mostrou-se significativa para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (escrita, fala, compreensão oral e leitura) no contexto de ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade, contribuindo, de igual modo na autoestima das cursistas. [Recebido em 30 maio 2022 – Aceito: 10 out. 2022]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1573510.30620/gz.v10n2.p193Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 193-2142318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735/10924Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA, Ana Carolina VitorDIAS, Bruna Caroline dos SantosBUENO, Roberto Rodrigues2023-07-15T19:59:09Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/15735Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:59:09Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade |
title |
O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade |
spellingShingle |
O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade PEREIRA, Ana Carolina Vitor Literatura Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa Terceira Idade Ensino de Línguas Baseado em Tarefas |
title_short |
O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade |
title_full |
O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade |
title_fullStr |
O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade |
title_full_unstemmed |
O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade |
title_sort |
O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade |
author |
PEREIRA, Ana Carolina Vitor |
author_facet |
PEREIRA, Ana Carolina Vitor DIAS, Bruna Caroline dos Santos BUENO, Roberto Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
DIAS, Bruna Caroline dos Santos BUENO, Roberto Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Ana Carolina Vitor DIAS, Bruna Caroline dos Santos BUENO, Roberto Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa Terceira Idade Ensino de Línguas Baseado em Tarefas |
topic |
Literatura Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa Terceira Idade Ensino de Línguas Baseado em Tarefas |
description |
Este artigo aborda, como tema primordial, o uso de texto literário ancorado à metodologia de abordagem de tarefas, integrando-os ao ensino de língua inglesa para a terceira idade. A fim de fundamentar o ensino de línguas através de literatura, apresenta-se Thaler (2016), Tiberio (2014), e Mota (2018); Para alicerçar o ensino de língua inglesa para a terceira idade convoca-se Faria & Monteiro (2007), Vitor, Bueno & Trevisol (2022), Relvas (2005), Gonçalves (2010), Lima (2001) e Cardoso, Ribas, Silva, Gouvêa & Costa (2012); e por último, com o fim de sustentar o ensino de línguas baseado em tarefas, cita-se Ellis (2003), Nunan (1991; 2004), Skehan (1998), Trevisol (2019), Dias & Trevisol (2022), Dias, Oliveira e Trevisol (2020), e Benson (2015). Para tanto, este trabalho se propôs a relatar a experiência em decorrência dos estudos de literatura com o público da terceira idade, assinalar as potencialidades do ensino de língua inglesa para esse público, e por fim, teorizar o ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT). Destarte, com essa experiência, constatou-se que a abordagem de tarefas, integrada ao uso do texto literário, mostrou-se significativa para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (escrita, fala, compreensão oral e leitura) no contexto de ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade, contribuindo, de igual modo na autoestima das cursistas. [Recebido em 30 maio 2022 – Aceito: 10 out. 2022] |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735 10.30620/gz.v10n2.p193 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v10n2.p193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735/10924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 193-214 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041772122079232 |