Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUENO, Lúcia Magalhães Torres
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MELO, Mônica Santos de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7353
Resumo: Os atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração, em Mariana (MG), em novembro de 2015, continuam enfrentando problemas, principalmente relacionados ao atraso no reassentamento das famílias por parte da empresa e Fundação Renova. A Fundação Renova, criada no ano seguinte, busca gerenciar a reparação e compensação de danos causados pelo rompimento. Este trabalho objetiva descrever e analisar a organização narrativa da notícia “Dois anos após a tragédia, atingidos pela barragem de Fundão cobram mais ação da Samarco e Renova”, publicada em 10 de novembro de 2017, pelo Jornal O Liberal, de Mariana (MG), a partir da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. A encenação narrativa na notícia descrita e analisada ocorre em uma situação de comunicação que envolve um projeto de escrita e as experiências vividas dois anos após o rompimento, com suas respectivas consequências. [Recebido 17 dez. 2018 – Aceito: 06 mar. 2019]
id UNEB-7_e24db06019cd2e615d2d060beaf579de
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7353
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)Rompimento da barragem de FundãoSemiolinguísticaModo de Organização do Discurso NarrativoOs atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração, em Mariana (MG), em novembro de 2015, continuam enfrentando problemas, principalmente relacionados ao atraso no reassentamento das famílias por parte da empresa e Fundação Renova. A Fundação Renova, criada no ano seguinte, busca gerenciar a reparação e compensação de danos causados pelo rompimento. Este trabalho objetiva descrever e analisar a organização narrativa da notícia “Dois anos após a tragédia, atingidos pela barragem de Fundão cobram mais ação da Samarco e Renova”, publicada em 10 de novembro de 2017, pelo Jornal O Liberal, de Mariana (MG), a partir da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. A encenação narrativa na notícia descrita e analisada ocorre em uma situação de comunicação que envolve um projeto de escrita e as experiências vividas dois anos após o rompimento, com suas respectivas consequências. [Recebido 17 dez. 2018 – Aceito: 06 mar. 2019]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/735310.30620/gz.v7n1.p13Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 7 n. 1 (2019): Mass mídia – Democracia e Políticas da Cultura; 13-392318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7353/4775Copyright (c) 2019 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBUENO, Lúcia Magalhães TorresMELO, Mônica Santos de Souza2023-07-15T19:57:26Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7353Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:57:26Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)
title Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)
spellingShingle Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)
BUENO, Lúcia Magalhães Torres
Rompimento da barragem de Fundão
Semiolinguística
Modo de Organização do Discurso Narrativo
title_short Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)
title_full Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)
title_fullStr Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)
title_full_unstemmed Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)
title_sort Narrativa sobre dois anos após o rompimento da barragem da Samarco: a organização narrativa do discurso no jornal O Liberal, de Mariana (MG)
author BUENO, Lúcia Magalhães Torres
author_facet BUENO, Lúcia Magalhães Torres
MELO, Mônica Santos de Souza
author_role author
author2 MELO, Mônica Santos de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BUENO, Lúcia Magalhães Torres
MELO, Mônica Santos de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Rompimento da barragem de Fundão
Semiolinguística
Modo de Organização do Discurso Narrativo
topic Rompimento da barragem de Fundão
Semiolinguística
Modo de Organização do Discurso Narrativo
description Os atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração, em Mariana (MG), em novembro de 2015, continuam enfrentando problemas, principalmente relacionados ao atraso no reassentamento das famílias por parte da empresa e Fundação Renova. A Fundação Renova, criada no ano seguinte, busca gerenciar a reparação e compensação de danos causados pelo rompimento. Este trabalho objetiva descrever e analisar a organização narrativa da notícia “Dois anos após a tragédia, atingidos pela barragem de Fundão cobram mais ação da Samarco e Renova”, publicada em 10 de novembro de 2017, pelo Jornal O Liberal, de Mariana (MG), a partir da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. A encenação narrativa na notícia descrita e analisada ocorre em uma situação de comunicação que envolve um projeto de escrita e as experiências vividas dois anos após o rompimento, com suas respectivas consequências. [Recebido 17 dez. 2018 – Aceito: 06 mar. 2019]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7353
10.30620/gz.v7n1.p13
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7353
identifier_str_mv 10.30620/gz.v7n1.p13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7353/4775
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 7 n. 1 (2019): Mass mídia – Democracia e Políticas da Cultura; 13-39
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771841060864