A construção da identidade-alteridade das protagonistas do filme Aimée e Jaguar: Uma análise bakhtiniana
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
DOI: | 10.30620/gz.v4n1.p105 |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3331 |
Resumo: | A partir de uma investigação baseada na Análise Dialógica do Discurso (ADD) e sob uma perspectiva de gênero social, buscamos neste artigo analisar como se dá a constituição do sujeito feminino, bem como a construção de sua identidade social. Para tanto, utilizamos como objeto de análise a adaptação fílmica Aimée e Jaguar, baseada na obra da escritora alemã Érica Fischer. À luz da base teórica de Bakhtin, investigamos como se constitui a identidadealteridade das protagonistas do filme analisado. Conforme o filósofo russo, o sujeito é constituído pelo outro que também o constitui. Nesse sentido, os resultados mostraram que a identidade das personagens Lilly Wust e Felice Schragenheim vai se construindo ao longo da narrativa, a partir de suas relações privadas e públicas e dos diversos papéis assumidos por elas através da participação nas diferentes esferas da vida social. [Recebido: 5 dez. 2016 – Aceito: 24 mar. 2016] |
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A construção da identidade-alteridade das protagonistas do filme Aimée e Jaguar: Uma análise bakhtinianaIdentidade-alteridadeDialogismoGênero socialFemininoA partir de uma investigação baseada na Análise Dialógica do Discurso (ADD) e sob uma perspectiva de gênero social, buscamos neste artigo analisar como se dá a constituição do sujeito feminino, bem como a construção de sua identidade social. Para tanto, utilizamos como objeto de análise a adaptação fílmica Aimée e Jaguar, baseada na obra da escritora alemã Érica Fischer. À luz da base teórica de Bakhtin, investigamos como se constitui a identidadealteridade das protagonistas do filme analisado. Conforme o filósofo russo, o sujeito é constituído pelo outro que também o constitui. Nesse sentido, os resultados mostraram que a identidade das personagens Lilly Wust e Felice Schragenheim vai se construindo ao longo da narrativa, a partir de suas relações privadas e públicas e dos diversos papéis assumidos por elas através da participação nas diferentes esferas da vida social. [Recebido: 5 dez. 2016 – Aceito: 24 mar. 2016]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/333110.30620/gz.v4n1.p105Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 4 n. 1 (2016): Literatura e diáspora; 105-1272318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3331/2199Copyright (c) 2016 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGUIMARÃES, Fernanda Taís BrignolGONÇALVES, Cássia Rodrigues2023-09-18T15:14:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3331Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T15:14:44Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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