Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5430 |
Resumo: | A Contabilidade brasileira passou e continua passando por várias mudanças devido à legislação contábil, no qual acarretou mudanças no conjunto de demonstrações contábeis vigentes atualmente. O objetivo desta pesquisa foi identificar o domínio dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante das alterações causadas nas demonstrações contábeis após a recente legislação contábil. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa, sendo composto por 16 afirmações, nos quais os respondentes escolheram a alternativa mais próxima de seu juízo. As assertivas abordaram as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 212 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicou-se o Teste de Hipótese tStudent. A pesquisa concluiu que os discentes das IES baianas não apresentam domínio a respeito das alterações ocorridas nas demonstrações contábeis causadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Assim, este estudo contribui para que as IES baianas avaliem possíveis providências a fim de mudar a realidade negativa em que os discentes se encontram. |
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Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.Accounting undergraduates in Bahia's higher education institutions' knowledge of recent changes in accounting statements.Legislação contábilDemonstrações contábeisDomínioIESA Contabilidade brasileira passou e continua passando por várias mudanças devido à legislação contábil, no qual acarretou mudanças no conjunto de demonstrações contábeis vigentes atualmente. O objetivo desta pesquisa foi identificar o domínio dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante das alterações causadas nas demonstrações contábeis após a recente legislação contábil. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa, sendo composto por 16 afirmações, nos quais os respondentes escolheram a alternativa mais próxima de seu juízo. As assertivas abordaram as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 212 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicou-se o Teste de Hipótese tStudent. A pesquisa concluiu que os discentes das IES baianas não apresentam domínio a respeito das alterações ocorridas nas demonstrações contábeis causadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Assim, este estudo contribui para que as IES baianas avaliem possíveis providências a fim de mudar a realidade negativa em que os discentes se encontram.Brazilian accounting has undergone and continues to undergo several changes due to accounting legislation, which has led to changes in the set of accounting statements currently in force. The aim of this research was to identify the mastery of students at Higher Education Institutions (HEIs) in the state of Bahia in relation to the changes caused to the accounting statements following the recent accounting legislation. The methodology adopted was exploratory with a quantitative approach, using a questionnaire as the research instrument, consisting of 16 statements, in which the respondents chose the alternative closest to their judgment. The statements addressed the main changes that had occurred in the accounting statements. Students from 62 HEI campuses in Bahia took part in the survey. We analyzed 212 responses that did not tend towards normality using descriptive statistics with the chi-square test. Finally, the tStudent Hypothesis Test was applied. The research concluded that students at Bahia's HEIs are not familiar with the changes to the accounting statements caused by Laws 11.638/07 and 11.941/09. As such, this study helps Bahia's HEIs to evaluate possible measures to change the negative reality in which students find themselves.Universidade do Estado da BahiaFilho, Raimundo Nonato LimaPinheiro, Francisco Marton GleusonAmorim, Ricardo José RochaSousa, Wellington DantasMoreira , Silvana Lorena Costa2024-05-20T13:06:10Z2024-05-20T13:06:10Z2014-08-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfMOREIRA, Silvana Lorena Costa. Domínio dos graduandos em Ciências Contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis. Orientador: . Raimundo Nonato Lima Filho. 2014. 67fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5430porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:46Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5430Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:46Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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