Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira , Silvana Lorena Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5430
Resumo: A Contabilidade brasileira passou e continua passando por várias mudanças devido à legislação contábil, no qual acarretou mudanças no conjunto de demonstrações contábeis vigentes atualmente. O objetivo desta pesquisa foi identificar o domínio dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante das alterações causadas nas demonstrações contábeis após a recente legislação contábil. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa, sendo composto por 16 afirmações, nos quais os respondentes escolheram a alternativa mais próxima de seu juízo. As assertivas abordaram as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 212 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Qui­quadrado. Por último, aplicou-se o Teste de Hipótese t­Student. A pesquisa concluiu que os discentes das IES baianas não apresentam domínio a respeito das alterações ocorridas nas demonstrações contábeis causadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Assim, este estudo contribui para que as IES baianas avaliem possíveis providências a fim de mudar a realidade negativa em que os discentes se encontram.
id UNEB-8_04fa88e95373502054061c5d41e49a5b
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5430
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.Accounting undergraduates in Bahia's higher education institutions' knowledge of recent changes in accounting statements.Legislação contábilDemonstrações contábeisDomínioIESA Contabilidade brasileira passou e continua passando por várias mudanças devido à legislação contábil, no qual acarretou mudanças no conjunto de demonstrações contábeis vigentes atualmente. O objetivo desta pesquisa foi identificar o domínio dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante das alterações causadas nas demonstrações contábeis após a recente legislação contábil. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa, sendo composto por 16 afirmações, nos quais os respondentes escolheram a alternativa mais próxima de seu juízo. As assertivas abordaram as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 212 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Qui­quadrado. Por último, aplicou-se o Teste de Hipótese t­Student. A pesquisa concluiu que os discentes das IES baianas não apresentam domínio a respeito das alterações ocorridas nas demonstrações contábeis causadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Assim, este estudo contribui para que as IES baianas avaliem possíveis providências a fim de mudar a realidade negativa em que os discentes se encontram.Brazilian accounting has undergone and continues to undergo several changes due to accounting legislation, which has led to changes in the set of accounting statements currently in force. The aim of this research was to identify the mastery of students at Higher Education Institutions (HEIs) in the state of Bahia in relation to the changes caused to the accounting statements following the recent accounting legislation. The methodology adopted was exploratory with a quantitative approach, using a questionnaire as the research instrument, consisting of 16 statements, in which the respondents chose the alternative closest to their judgment. The statements addressed the main changes that had occurred in the accounting statements. Students from 62 HEI campuses in Bahia took part in the survey. We analyzed 212 responses that did not tend towards normality using descriptive statistics with the chi-square test. Finally, the tStudent Hypothesis Test was applied. The research concluded that students at Bahia's HEIs are not familiar with the changes to the accounting statements caused by Laws 11.638/07 and 11.941/09. As such, this study helps Bahia's HEIs to evaluate possible measures to change the negative reality in which students find themselves.Universidade do Estado da BahiaFilho, Raimundo Nonato LimaPinheiro, Francisco Marton GleusonAmorim, Ricardo José RochaSousa, Wellington DantasMoreira , Silvana Lorena Costa2024-05-20T13:06:10Z2024-05-20T13:06:10Z2014-08-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfMOREIRA, Silvana Lorena Costa. Domínio dos graduandos em Ciências Contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis. Orientador: . Raimundo Nonato Lima Filho. 2014. 67fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5430porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:46Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5430Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:46Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.
Accounting undergraduates in Bahia's higher education institutions' knowledge of recent changes in accounting statements.
title Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.
spellingShingle Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.
Moreira , Silvana Lorena Costa
Legislação contábil
Demonstrações contábeis
Domínio
IES
title_short Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.
title_full Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.
title_fullStr Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.
title_full_unstemmed Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.
title_sort Domínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.
author Moreira , Silvana Lorena Costa
author_facet Moreira , Silvana Lorena Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Raimundo Nonato Lima
Pinheiro, Francisco Marton Gleuson
Amorim, Ricardo José Rocha
Sousa, Wellington Dantas
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira , Silvana Lorena Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Legislação contábil
Demonstrações contábeis
Domínio
IES
topic Legislação contábil
Demonstrações contábeis
Domínio
IES
description A Contabilidade brasileira passou e continua passando por várias mudanças devido à legislação contábil, no qual acarretou mudanças no conjunto de demonstrações contábeis vigentes atualmente. O objetivo desta pesquisa foi identificar o domínio dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante das alterações causadas nas demonstrações contábeis após a recente legislação contábil. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa, sendo composto por 16 afirmações, nos quais os respondentes escolheram a alternativa mais próxima de seu juízo. As assertivas abordaram as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 212 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Qui­quadrado. Por último, aplicou-se o Teste de Hipótese t­Student. A pesquisa concluiu que os discentes das IES baianas não apresentam domínio a respeito das alterações ocorridas nas demonstrações contábeis causadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Assim, este estudo contribui para que as IES baianas avaliem possíveis providências a fim de mudar a realidade negativa em que os discentes se encontram.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-08
2024-05-20T13:06:10Z
2024-05-20T13:06:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Silvana Lorena Costa. Domínio dos graduandos em Ciências Contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis. Orientador: . Raimundo Nonato Lima Filho. 2014. 67fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5430
identifier_str_mv MOREIRA, Silvana Lorena Costa. Domínio dos graduandos em Ciências Contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis. Orientador: . Raimundo Nonato Lima Filho. 2014. 67fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151108702208