História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Eliete Fagundes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5397
Resumo: O presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração.
id UNEB-8_11a2d852bd8193b8d29ca2da89c36603
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5397
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogiaLife story and training: memories of a childhood with no perspective on training in pedagogyMemória autobiográfica;infância;História de vida e formação;O presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração. This study is the fruit of the autobiographical narrative line of research and its main objective, based on my life story, is to shed light on the importance of the autobiographical approach as an educational vehicle. In the production of this work, we used the biographical approach, through autobiographical narrative we sought support in some written sources from various scholars, who gave us support among them Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) and others who discuss the relevance of self-research in personal and professional training as a source of reflection and evaluation in order to provide new postures and actions. As an oral source, I relied on my own narration.Universidade do Estado da BahiaPaz, Maria Glória daFerreira, EdnaDias, Ana Maria CamposJesus, Eliete Fagundes de2024-05-10T19:18:40Z2024-05-10T19:18:40Z2011-03-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfJESUS, Eliete Fagundes de. História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia. Orientador: Maria Glória da Paz. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim, BA, 2011https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5397porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:49Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5397Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:49Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
Life story and training: memories of a childhood with no perspective on training in pedagogy
title História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
spellingShingle História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
Jesus, Eliete Fagundes de
Memória autobiográfica;
infância;
História de vida e formação;
title_short História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
title_full História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
title_fullStr História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
title_full_unstemmed História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
title_sort História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
author Jesus, Eliete Fagundes de
author_facet Jesus, Eliete Fagundes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paz, Maria Glória da
Ferreira, Edna
Dias, Ana Maria Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Eliete Fagundes de
dc.subject.por.fl_str_mv Memória autobiográfica;
infância;
História de vida e formação;
topic Memória autobiográfica;
infância;
História de vida e formação;
description O presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-17
2024-05-10T19:18:40Z
2024-05-10T19:18:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Eliete Fagundes de. História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia. Orientador: Maria Glória da Paz. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim, BA, 2011
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5397
identifier_str_mv JESUS, Eliete Fagundes de. História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia. Orientador: Maria Glória da Paz. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim, BA, 2011
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151229288448