História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5397 |
Resumo: | O presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração. |
id |
UNEB-8_11a2d852bd8193b8d29ca2da89c36603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5397 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogiaLife story and training: memories of a childhood with no perspective on training in pedagogyMemória autobiográfica;infância;História de vida e formação;O presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração. This study is the fruit of the autobiographical narrative line of research and its main objective, based on my life story, is to shed light on the importance of the autobiographical approach as an educational vehicle. In the production of this work, we used the biographical approach, through autobiographical narrative we sought support in some written sources from various scholars, who gave us support among them Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) and others who discuss the relevance of self-research in personal and professional training as a source of reflection and evaluation in order to provide new postures and actions. As an oral source, I relied on my own narration.Universidade do Estado da BahiaPaz, Maria Glória daFerreira, EdnaDias, Ana Maria CamposJesus, Eliete Fagundes de2024-05-10T19:18:40Z2024-05-10T19:18:40Z2011-03-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfJESUS, Eliete Fagundes de. História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia. Orientador: Maria Glória da Paz. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim, BA, 2011https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5397porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:49Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5397Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:49Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia Life story and training: memories of a childhood with no perspective on training in pedagogy |
title |
História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia |
spellingShingle |
História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia Jesus, Eliete Fagundes de Memória autobiográfica; infância; História de vida e formação; |
title_short |
História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia |
title_full |
História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia |
title_fullStr |
História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia |
title_full_unstemmed |
História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia |
title_sort |
História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia |
author |
Jesus, Eliete Fagundes de |
author_facet |
Jesus, Eliete Fagundes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paz, Maria Glória da Ferreira, Edna Dias, Ana Maria Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Eliete Fagundes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória autobiográfica; infância; História de vida e formação; |
topic |
Memória autobiográfica; infância; História de vida e formação; |
description |
O presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-17 2024-05-10T19:18:40Z 2024-05-10T19:18:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JESUS, Eliete Fagundes de. História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia. Orientador: Maria Glória da Paz. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim, BA, 2011 https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5397 |
identifier_str_mv |
JESUS, Eliete Fagundes de. História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia. Orientador: Maria Glória da Paz. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim, BA, 2011 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131151229288448 |