Escolarização de surdos: estudo de caso em uma escola municipal de Irecê-BA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1852 |
Resumo: | O presente trabalho trata de um estudo que investigou o processo de escolarização de estudantes surdos matriculados em uma escola pública da Rede Municipal de Educação na cidade de Irecê - BA. Teve por objetivo compreender o processo de escolarização de estudantes surdos, identificando suas fragilidades e potencialidades, considerando as condições de acesso, permanência e ensino, no intuito de construir uma Proposta Pedagógica Interventiva Colaborativa com discentes surdos e os docentes participantes da pesquisa que venha a contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos surdos nessa escola da rede pública municipal. Esta proposta tomou forma de um Curso de formação em Libras e Escolarização de Surdos para estudantes, professores e demais servidores da Escola. A pesquisa teve cunho qualitativo e adotou o método do estudo de caso, sendo utilizados como dispositivos entrevistas, observação e documentos para produção de informações e análises. Tais procedimentos metodológicos, alinhados às intenções da pesquisa e aos referenciais teóricos deste trabalho dissertativo, trouxe conhecimentos sistematizados acerca da Política Municipal de Educação Inclusiva, no contexto da Rede Municipal de Educação de Irecê - BA, tendo como referência a sua Política Nacional. Desse modo, este estudo denota como a educação de surdos se materializa na escola, tendo em vista o direito ao acesso e à permanência que tem sido garantido reiteradamente nos diversos aportes legais. Foi evidenciada algumas fragilidades, como a dificuldade de comunicação com esses estudantes, a falta de um plano de adaptação curricular, a falta de conhecimento das políticas educacionais inclusiva para surdos, mas também as potencialidades da Escola, que têm garantido o acesso e permanência de estudantes com surdez, assim como o direito ao intérprete em sala de aula. |
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Escolarização de surdos: estudo de caso em uma escola municipal de Irecê-BASchooling of the deaf: a case study in a municipal school in Irecê, BahiaEscolarizaçãoSurdosO presente trabalho trata de um estudo que investigou o processo de escolarização de estudantes surdos matriculados em uma escola pública da Rede Municipal de Educação na cidade de Irecê - BA. Teve por objetivo compreender o processo de escolarização de estudantes surdos, identificando suas fragilidades e potencialidades, considerando as condições de acesso, permanência e ensino, no intuito de construir uma Proposta Pedagógica Interventiva Colaborativa com discentes surdos e os docentes participantes da pesquisa que venha a contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos surdos nessa escola da rede pública municipal. Esta proposta tomou forma de um Curso de formação em Libras e Escolarização de Surdos para estudantes, professores e demais servidores da Escola. A pesquisa teve cunho qualitativo e adotou o método do estudo de caso, sendo utilizados como dispositivos entrevistas, observação e documentos para produção de informações e análises. Tais procedimentos metodológicos, alinhados às intenções da pesquisa e aos referenciais teóricos deste trabalho dissertativo, trouxe conhecimentos sistematizados acerca da Política Municipal de Educação Inclusiva, no contexto da Rede Municipal de Educação de Irecê - BA, tendo como referência a sua Política Nacional. Desse modo, este estudo denota como a educação de surdos se materializa na escola, tendo em vista o direito ao acesso e à permanência que tem sido garantido reiteradamente nos diversos aportes legais. Foi evidenciada algumas fragilidades, como a dificuldade de comunicação com esses estudantes, a falta de um plano de adaptação curricular, a falta de conhecimento das políticas educacionais inclusiva para surdos, mas também as potencialidades da Escola, que têm garantido o acesso e permanência de estudantes com surdez, assim como o direito ao intérprete em sala de aula.This present search is about an investigation around schooling process in a deaf class of a school located in Irecê, Bahia. The goal was understanding the shcooling process of the deaf students, identifying their fragilityies and potentialities, considering their acess, permanence and teaching conditions, objectifying to creat a colaboative interventional pedagogic proprouse with deaf students and their teachers, that can contribute to improve the upgrade in teaching-learning process in local high school. This search was qualitative and used the metodoloy “case study”, in wich were made interviewers, obseravation and documents like dispostives to producte informations and analysis . These methodological procedures, aligned with the search objetctives and theoretical references oh this essay searach, brought systemtized knowledge about local Inclusive Education politics , considering the nacional politic. This way, this search shows how the deaf education happens in fact, considering that acess and permanence in school are guaranteed time after time by law. It became evident some fragilities, for exemple problems of communication, the absence of a plane of curricular adaptation, insufficient knowledge about inclusive educational poltics for deaf people, also school potentialities, to garantee the acess and permanence of deaf students and their right of having an interpreter at class.Silva, Jerônimo Jorge CavalcanteDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoSilva, Ana Lúcia Gomes daRibeiro, Solange LucasSouza, Iza Rocha2021-08-16T17:07:22Z2021-08-16T17:07:22Z2019info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSOUZA, Iza Rocha. Escolarização de surdos: estudo de caso em uma escola municipal de Irecê – BA. 1 Orientador: Jerônimo Jorge Cavalcante Silva. 2019. 101f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2019.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:59Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1852Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:59Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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