Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5510 |
Resumo: | Um pequeno vilarejo, pertencente a Santo Antônio de Jesus, chega a condição de arraial em 1868, a partir da chegada do padre Antônio Ângelo Gomes de Mendonça, quando uma pequena capela foi construída e ao seu redor um agrupamento de casas foram surgindo. Mas o indício de desenvolvimento ocorre a partir da passagem da linha férrea pelas terras de Vargem Grande, atual Varzedo, pois o símbolo de desenvolvimento da época passava a cortar as terras da região. A Linha férrea chegava ao Brasil com o objetivo de modernidade, trazer avanços e colocar o país nos moldes “civilizados”, afinal, a linha férrea surgia na Inglaterra no século XIX com o intuito de trazer avanços tecnológicos, e como a Europa sempre foi considerada um exemplo a ser seguido, o Brasil se inspirou nessa modernidade e nesse avanço tecnológico. No Recôncavo baiano o ponto de partida para o tão sonhado avanço na região foi a cidade de Nazaré, com a linha férrea Tram- Road, que surgiu para melhorar a relação, a comunicação entre as regiões e facilitar o transporte de pessoas e mercadorias para capital. A instalação de uma Estação de trem impactou várias regiões e fez com que surgissem muitos assentamentos que atualmente são cidades. Visto isto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto que a ferrovia trouxe para a região de Vargem Grande. Além de compreender o motivo pelo qual o símbolo de desenvolvimento da época, não só cortou as terras do arraial, mas também instalou uma Estação de trem na região. |
id |
UNEB-8_3433f415389fa55cee642bde8a6bdc19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5510 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960)Railway Lines: Advances and Developments - Impacts on the City of Varzedo (1892-1960)FerroviaDesenvolvimentoModernidadeUm pequeno vilarejo, pertencente a Santo Antônio de Jesus, chega a condição de arraial em 1868, a partir da chegada do padre Antônio Ângelo Gomes de Mendonça, quando uma pequena capela foi construída e ao seu redor um agrupamento de casas foram surgindo. Mas o indício de desenvolvimento ocorre a partir da passagem da linha férrea pelas terras de Vargem Grande, atual Varzedo, pois o símbolo de desenvolvimento da época passava a cortar as terras da região. A Linha férrea chegava ao Brasil com o objetivo de modernidade, trazer avanços e colocar o país nos moldes “civilizados”, afinal, a linha férrea surgia na Inglaterra no século XIX com o intuito de trazer avanços tecnológicos, e como a Europa sempre foi considerada um exemplo a ser seguido, o Brasil se inspirou nessa modernidade e nesse avanço tecnológico. No Recôncavo baiano o ponto de partida para o tão sonhado avanço na região foi a cidade de Nazaré, com a linha férrea Tram- Road, que surgiu para melhorar a relação, a comunicação entre as regiões e facilitar o transporte de pessoas e mercadorias para capital. A instalação de uma Estação de trem impactou várias regiões e fez com que surgissem muitos assentamentos que atualmente são cidades. Visto isto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto que a ferrovia trouxe para a região de Vargem Grande. Além de compreender o motivo pelo qual o símbolo de desenvolvimento da época, não só cortou as terras do arraial, mas também instalou uma Estação de trem na região.A small village, belonging to Santo Antônio de Jesus, became a village in 1868, after the arrival of priest Antônio Ângelo Gomes de Mendonça, when a small chapel was built and around it a group of houses emerged. But the evidence of development occurs from the passage of the railway through the lands of Vargem Grande, now known as Varzedo, because the symbol of development of the time started to cut through the lands of the region. The railway arrived in Brazil with the objective of modernity, bringing advances and putting the country in the “civilized” molds, after all, the railway appeared in England in the XIX (nineteenth) century with the aim of bringing technological advances, and as Europe has always been considered an example to be followed, Brazil was inspired by this modernity and this technological advance. In the Bahian Recôncavo, the starting point for the long-awaited advance in the region was the city of Nazaré, with the Tram-Road railway line, that emerged to improve relations, communication between the regions and facilitate the transport of people and goods to the capital. The installation of a train station impacted several regions and gave rise to many settlements that are currently cities. In view of this, the presente scientific work aims to analyze the impact that the railroad brought to the region of Vargem Grande. In addition to understanding the reason why the symbol of development of the time, not only cut the lands of the camp, but also installed a train station in the regionUniversidade do Estado da BahiaColegiado de HistóriaAssis, Nancy Rita Sento Sé deSilva, Miranice Moreira daAmorim, Antonio Jorge SouzaSantos , Sidney dos2024-06-05T22:09:54Z2024-06-05T22:09:54Z2021-07-06info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Sidney dos. Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960). 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5510porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:01:02Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5510Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:01:02Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960) Railway Lines: Advances and Developments - Impacts on the City of Varzedo (1892-1960) |
title |
Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960) |
spellingShingle |
Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960) Santos , Sidney dos Ferrovia Desenvolvimento Modernidade |
title_short |
Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960) |
title_full |
Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960) |
title_fullStr |
Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960) |
title_full_unstemmed |
Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960) |
title_sort |
Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960) |
author |
Santos , Sidney dos |
author_facet |
Santos , Sidney dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Nancy Rita Sento Sé de Silva, Miranice Moreira da Amorim, Antonio Jorge Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos , Sidney dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferrovia Desenvolvimento Modernidade |
topic |
Ferrovia Desenvolvimento Modernidade |
description |
Um pequeno vilarejo, pertencente a Santo Antônio de Jesus, chega a condição de arraial em 1868, a partir da chegada do padre Antônio Ângelo Gomes de Mendonça, quando uma pequena capela foi construída e ao seu redor um agrupamento de casas foram surgindo. Mas o indício de desenvolvimento ocorre a partir da passagem da linha férrea pelas terras de Vargem Grande, atual Varzedo, pois o símbolo de desenvolvimento da época passava a cortar as terras da região. A Linha férrea chegava ao Brasil com o objetivo de modernidade, trazer avanços e colocar o país nos moldes “civilizados”, afinal, a linha férrea surgia na Inglaterra no século XIX com o intuito de trazer avanços tecnológicos, e como a Europa sempre foi considerada um exemplo a ser seguido, o Brasil se inspirou nessa modernidade e nesse avanço tecnológico. No Recôncavo baiano o ponto de partida para o tão sonhado avanço na região foi a cidade de Nazaré, com a linha férrea Tram- Road, que surgiu para melhorar a relação, a comunicação entre as regiões e facilitar o transporte de pessoas e mercadorias para capital. A instalação de uma Estação de trem impactou várias regiões e fez com que surgissem muitos assentamentos que atualmente são cidades. Visto isto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto que a ferrovia trouxe para a região de Vargem Grande. Além de compreender o motivo pelo qual o símbolo de desenvolvimento da época, não só cortou as terras do arraial, mas também instalou uma Estação de trem na região. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 2024-06-05T22:09:54Z 2024-06-05T22:09:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Sidney dos. Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960). 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021 https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5510 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Sidney dos. Linhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960). 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Colegiado de História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Colegiado de História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131151954903040 |