Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Julia Stéfani de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5451
Resumo: Este artigo analisa os impactos do (não) acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, destacando a questão da condição social dos pais e sua condição de alfabetizado ou não, e as consequências disso para o desenvolvimento escolar das crianças, avaliando ainda aspectos como a falta de disponibilidade e/ou interesse dos pais em participarem de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de sanar ou amenizar o problema e auxiliar nas tarefas dos filhos em casa, além de incentivar a educação das crianças através do exemplo. O estudo baseou-se em entrevistas realizadas com professoras, tanto da rede pública (Escola Municipal Anália Barbosa) quanto da rede particular (Escola Infantil Turma da Mônica) e fundamentou-se em outros estudos já realizados sobre o tema da relação entre escola e família, a exemplo de Oliveira e Marinho-Araújo (2010). As conclusões do estudo apontam que escola e família têm objetivos distintos, porém preparam juntos o ser humano para inseri-lo na sociedade e torná-lo um ser crítico.
id UNEB-8_34c7692bdc5a8d168cf2a8e25145b87a
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5451
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhosAnalysis of parents' low educational level and its impacts on their children's educational processRelação escola-famíliaAtividades para casaEJAEste artigo analisa os impactos do (não) acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, destacando a questão da condição social dos pais e sua condição de alfabetizado ou não, e as consequências disso para o desenvolvimento escolar das crianças, avaliando ainda aspectos como a falta de disponibilidade e/ou interesse dos pais em participarem de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de sanar ou amenizar o problema e auxiliar nas tarefas dos filhos em casa, além de incentivar a educação das crianças através do exemplo. O estudo baseou-se em entrevistas realizadas com professoras, tanto da rede pública (Escola Municipal Anália Barbosa) quanto da rede particular (Escola Infantil Turma da Mônica) e fundamentou-se em outros estudos já realizados sobre o tema da relação entre escola e família, a exemplo de Oliveira e Marinho-Araújo (2010). As conclusões do estudo apontam que escola e família têm objetivos distintos, porém preparam juntos o ser humano para inseri-lo na sociedade e torná-lo um ser crítico.This article analyzes the impacts of parental monitoring on their children's school life, highlighting the issue of parents' social status and whether they are literate or not, and the consequences of this for children's academic development, also evaluating aspects such as lack of availability and/or parents' interest in participating in Youth and Adult Education (EJA) classes, as a way of solving or alleviating the problem and helping their children with their children's tasks at home, in addition to encouraging children's education through example. The study was based on interviews carried out with teachers, both from the public network (Escola Municipal Anália Barbosa) and the private network (Escola Infantil Turma da Mônica) and was based on other studies already carried out on the topic of the relationship between school and family , like Oliveira and Marinho-Araújo (2010). The conclusions of the study indicate that school and family have different objectives, but together they prepare human beings to insert them into society and make them critical beings.UNEBMartins, Josemar da SilvaBatista, Denise AmaralSá, Francisca de Assis deJesus, Julia Stéfani de2024-05-24T21:11:19Z2024-05-24T21:11:19Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5451porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-25T03:00:40Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5451Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-25T03:00:40Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos
Analysis of parents' low educational level and its impacts on their children's educational process
title Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos
spellingShingle Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos
Jesus, Julia Stéfani de
Relação escola-família
Atividades para casa
EJA
title_short Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos
title_full Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos
title_fullStr Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos
title_full_unstemmed Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos
title_sort Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos
author Jesus, Julia Stéfani de
author_facet Jesus, Julia Stéfani de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Josemar da Silva
Batista, Denise Amaral
Sá, Francisca de Assis de
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Julia Stéfani de
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Atividades para casa
EJA
topic Relação escola-família
Atividades para casa
EJA
description Este artigo analisa os impactos do (não) acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, destacando a questão da condição social dos pais e sua condição de alfabetizado ou não, e as consequências disso para o desenvolvimento escolar das crianças, avaliando ainda aspectos como a falta de disponibilidade e/ou interesse dos pais em participarem de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de sanar ou amenizar o problema e auxiliar nas tarefas dos filhos em casa, além de incentivar a educação das crianças através do exemplo. O estudo baseou-se em entrevistas realizadas com professoras, tanto da rede pública (Escola Municipal Anália Barbosa) quanto da rede particular (Escola Infantil Turma da Mônica) e fundamentou-se em outros estudos já realizados sobre o tema da relação entre escola e família, a exemplo de Oliveira e Marinho-Araújo (2010). As conclusões do estudo apontam que escola e família têm objetivos distintos, porém preparam juntos o ser humano para inseri-lo na sociedade e torná-lo um ser crítico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-05-24T21:11:19Z
2024-05-24T21:11:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5451
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151957000192