Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5451 |
Resumo: | Este artigo analisa os impactos do (não) acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, destacando a questão da condição social dos pais e sua condição de alfabetizado ou não, e as consequências disso para o desenvolvimento escolar das crianças, avaliando ainda aspectos como a falta de disponibilidade e/ou interesse dos pais em participarem de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de sanar ou amenizar o problema e auxiliar nas tarefas dos filhos em casa, além de incentivar a educação das crianças através do exemplo. O estudo baseou-se em entrevistas realizadas com professoras, tanto da rede pública (Escola Municipal Anália Barbosa) quanto da rede particular (Escola Infantil Turma da Mônica) e fundamentou-se em outros estudos já realizados sobre o tema da relação entre escola e família, a exemplo de Oliveira e Marinho-Araújo (2010). As conclusões do estudo apontam que escola e família têm objetivos distintos, porém preparam juntos o ser humano para inseri-lo na sociedade e torná-lo um ser crítico. |
id |
UNEB-8_34c7692bdc5a8d168cf2a8e25145b87a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5451 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhosAnalysis of parents' low educational level and its impacts on their children's educational processRelação escola-famíliaAtividades para casaEJAEste artigo analisa os impactos do (não) acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, destacando a questão da condição social dos pais e sua condição de alfabetizado ou não, e as consequências disso para o desenvolvimento escolar das crianças, avaliando ainda aspectos como a falta de disponibilidade e/ou interesse dos pais em participarem de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de sanar ou amenizar o problema e auxiliar nas tarefas dos filhos em casa, além de incentivar a educação das crianças através do exemplo. O estudo baseou-se em entrevistas realizadas com professoras, tanto da rede pública (Escola Municipal Anália Barbosa) quanto da rede particular (Escola Infantil Turma da Mônica) e fundamentou-se em outros estudos já realizados sobre o tema da relação entre escola e família, a exemplo de Oliveira e Marinho-Araújo (2010). As conclusões do estudo apontam que escola e família têm objetivos distintos, porém preparam juntos o ser humano para inseri-lo na sociedade e torná-lo um ser crítico.This article analyzes the impacts of parental monitoring on their children's school life, highlighting the issue of parents' social status and whether they are literate or not, and the consequences of this for children's academic development, also evaluating aspects such as lack of availability and/or parents' interest in participating in Youth and Adult Education (EJA) classes, as a way of solving or alleviating the problem and helping their children with their children's tasks at home, in addition to encouraging children's education through example. The study was based on interviews carried out with teachers, both from the public network (Escola Municipal Anália Barbosa) and the private network (Escola Infantil Turma da Mônica) and was based on other studies already carried out on the topic of the relationship between school and family , like Oliveira and Marinho-Araújo (2010). The conclusions of the study indicate that school and family have different objectives, but together they prepare human beings to insert them into society and make them critical beings.UNEBMartins, Josemar da SilvaBatista, Denise AmaralSá, Francisca de Assis deJesus, Julia Stéfani de2024-05-24T21:11:19Z2024-05-24T21:11:19Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5451porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-25T03:00:40Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5451Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-25T03:00:40Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos Analysis of parents' low educational level and its impacts on their children's educational process |
title |
Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos |
spellingShingle |
Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos Jesus, Julia Stéfani de Relação escola-família Atividades para casa EJA |
title_short |
Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos |
title_full |
Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos |
title_fullStr |
Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos |
title_full_unstemmed |
Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos |
title_sort |
Análise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos |
author |
Jesus, Julia Stéfani de |
author_facet |
Jesus, Julia Stéfani de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Josemar da Silva Batista, Denise Amaral Sá, Francisca de Assis de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Julia Stéfani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-família Atividades para casa EJA |
topic |
Relação escola-família Atividades para casa EJA |
description |
Este artigo analisa os impactos do (não) acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, destacando a questão da condição social dos pais e sua condição de alfabetizado ou não, e as consequências disso para o desenvolvimento escolar das crianças, avaliando ainda aspectos como a falta de disponibilidade e/ou interesse dos pais em participarem de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de sanar ou amenizar o problema e auxiliar nas tarefas dos filhos em casa, além de incentivar a educação das crianças através do exemplo. O estudo baseou-se em entrevistas realizadas com professoras, tanto da rede pública (Escola Municipal Anália Barbosa) quanto da rede particular (Escola Infantil Turma da Mônica) e fundamentou-se em outros estudos já realizados sobre o tema da relação entre escola e família, a exemplo de Oliveira e Marinho-Araújo (2010). As conclusões do estudo apontam que escola e família têm objetivos distintos, porém preparam juntos o ser humano para inseri-lo na sociedade e torná-lo um ser crítico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-05-24T21:11:19Z 2024-05-24T21:11:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5451 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131151957000192 |