A canção da Relva, Alfred e Emily e debaixo da minha pele: Análise comparativa da voz autoral de Doris Lessing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5389 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa, sob a perspectiva da voz autoral, entre os romances A Canção da Relva (1949) e Alfred e Emily (2008) e da autobiografia Debaixo da minha pele: primeiro volume da minha autobiografia (1997), com o propósito de discutir a identidade autoral de Doris Lessing e a sua percepção sobre a sociedade, a partir do lugar que ocupa socialmente. Serão utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Alvarez (2005) para falar de voz do autor, Culler (1999) com sujeito e identidade na literatura, Lejeune (2014), Figueiredo (2013), Arfuch (2010), para tratar de autobiografia e espaço autobiográfico, Sartre (1989), Candido (2006), com a literatura engajada, Compagnon (1999) referente à humanização da escrita, Barthes (1993, 2012, 1975) com a volta do autor e os biografemas, Foucault (1992) com a função do autor e Hall (2006) com a identidade do indivíduo, dentre outros. Os apontamentos metodológicos foram embasados por Bauer & Gaskel (2005), Lose & Magalhães (2019) e Pivetta de Oliveira (2009). As análises foram realizadas através da perspectiva da voz autoral apresentada por Alvarez (2005), em consonância com autores como Fanon (2008, 2005), Mbembe (2014), Said (2007), Costa e Silva (2012), Xavier (2012), Halbwachs (1990), Bento (2022), Gonzalez (2019), Saffioti (2004), Kilomba (2020), Santos (2004). Os resultados foram: Lessing, através das suas narrativas, tentou mostrar os problemas sociais vistos por ela durante o período em que esteve na Rodésia do Sul (atual Zimbábue) e como uma voz que protesta, fez uma crítica às relações sociais presentes no território sul-africano. A autora mostra como era a sua relação com a família, os sentimentos do seu pai e da sua mãe quanto a vida fracassada que diziam levar, além das crises existenciais da mãe ao se deparar com uma fazenda fora de seus padrões formais. A autora escreve suas obras com um comprometimento social, tendo participação tão próxima do que descreve, que se pode dizer que ela participa implicitamente da narrativa; suas memórias e subjetividades são contadas com detalhes ao longo das narrativas. |
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Serão utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Alvarez (2005) para falar de voz do autor, Culler (1999) com sujeito e identidade na literatura, Lejeune (2014), Figueiredo (2013), Arfuch (2010), para tratar de autobiografia e espaço autobiográfico, Sartre (1989), Candido (2006), com a literatura engajada, Compagnon (1999) referente à humanização da escrita, Barthes (1993, 2012, 1975) com a volta do autor e os biografemas, Foucault (1992) com a função do autor e Hall (2006) com a identidade do indivíduo, dentre outros. Os apontamentos metodológicos foram embasados por Bauer & Gaskel (2005), Lose & Magalhães (2019) e Pivetta de Oliveira (2009). As análises foram realizadas através da perspectiva da voz autoral apresentada por Alvarez (2005), em consonância com autores como Fanon (2008, 2005), Mbembe (2014), Said (2007), Costa e Silva (2012), Xavier (2012), Halbwachs (1990), Bento (2022), Gonzalez (2019), Saffioti (2004), Kilomba (2020), Santos (2004). Os resultados foram: Lessing, através das suas narrativas, tentou mostrar os problemas sociais vistos por ela durante o período em que esteve na Rodésia do Sul (atual Zimbábue) e como uma voz que protesta, fez uma crítica às relações sociais presentes no território sul-africano. A autora mostra como era a sua relação com a família, os sentimentos do seu pai e da sua mãe quanto a vida fracassada que diziam levar, além das crises existenciais da mãe ao se deparar com uma fazenda fora de seus padrões formais. A autora escreve suas obras com um comprometimento social, tendo participação tão próxima do que descreve, que se pode dizer que ela participa implicitamente da narrativa; suas memórias e subjetividades são contadas com detalhes ao longo das narrativas.The purpose of this work is to carry out a comparative analysis, from the perspective of the authorial voice, between the novels The Grass is Singing (1949) and Alfred and Emily (2008) and the autobiography Under my Skin: Volume one of my autobiography (1997), with the intention of discussing Doris Lessing's authorial identity and her perception of society, based on the place she occupies socially. The following authors will be used as a theoretical basis: Alvarez (2005) to talk about the author's voice; Culler (1999) with subject and identity in literature; Lejeune (2014), Figueiredo (2013), Arfuch (2010), to deal with autobiography and autobiographical space; Sartre (1989), Candido (2006), with engaged literature; Compagnon (1999) regarding the humanization of writing; Barthes (1993, 2012, 1975) with the return of the author and the biographemes; Foucault (1992) with the role of the author; and Hall (2006) with the individual's identity, among others. The methodological notes were based on Bauer & Gaskel (2005), Lose & Magalhães (2019) and Pivetta de Oliveira (2009). The analyzes were carried out through the perspective of the authorial voice presented by Alvarez (2005), in line with authors such as Fanon (2008, 2005), Mbembe (2014), Said (2007), Costa e Silva (2012), Xavier (2012), Halbwachs (1990), Bento (2022), Gonzalez (2019), Saffioti (2004), Kilomba (2020), Santos (2004). The results were: Lessing, through her narratives, tried to show the social problems she saw during the period she was in Southern Rhodesia (currently Zimbabwe) and, as a protesting voice, criticized the social relations present in the South African territory. The author shows what her relationship was like with her family, her father and mother's feelings about the failed life they said they led, in addition to her mother's existential crises when faced with a farm outside her formal standards. The author writes her works with a social commitment, having input so close to what she describes, that it can be said that she implicitly participates in the story; their memories and subjectivities are told in detail throughout the narratives.Universidade do Estado da Bahia Programa de Pós-graduação em LetrasSilva, Leandro Soares daPrazeres, Lilian Lima Gonçalves dosOliveira, Calila das MercêsViana, Frederico Loiola2024-05-10T13:28:30Z2024-05-10T13:28:30Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfVIANA, Frederico Loiala. A canção da relva, Alfred e Emily e debaixo da minha pele: Análise comparativa da voz autoral de Doris Lessing. Orientador: Leandro Soares da Silva.166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação, Campus X, Teixeira de Freitas, BA, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5389porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:57Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5389Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:57Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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