Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rosimere Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4782
Resumo: O texto em tela é parte da pesquisa interinstitucional de caráter matricial intitulada Internacionalização da educação: estudos contrastivos, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Formação do Educador, Comunicação e Memória (Fecom), do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O presente estudo, nominado Formação Inicial Superior e a Internacionalização na Perspectiva Solidária: Unila e Unilab em foco, confere destaque para as categorias centrais de análise que se relacionam diretamente com o objeto proposto, quais sejam: a ‘educação superior’, a ‘formação inicial universitária’ e a ‘internacionalização da educação superior’. O estudo discute criticamente os nexos entre os temas, bem como sua pertinência no contexto contemporâneo. Importa sublinhar a natureza qualitativa da pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem teórico-bibliográfica e campo empírico documental. Em consonância com o campo epistemológico do Materialismo Histórico-Dialético, a investigação em tela elege o contraste como dimensão estruturante, bem como a totalidade, a contradição e a mediação como categorias teóricas substantivas. O recorte temporal abrange o decênio 2010/2019 e envolve duas instituições formativas federais: a Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção, no Ceará. O estudo faz uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior para formação inicial superior, a partir da perspectiva solidária emergente, inscrita institucionalmente pela Unila e a Unilab, diante da perspectiva hegemônica dominante e busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial universitária a partir da internacionalização da educação superior na perspectiva solidária está inscrita na institucionalidade da Unila e da Unilab e refletida nos acordos internacionais e na oferta de extensão? O estudo evidenciou em ambas as instituições o compromisso com o desenvolvimento de ações educacionais internacionalizadas e pautadas por diretrizes matriciais claramente ancoradas na proposta integrativa e solidária.
id UNEB-8_4a5c5c3f09f137fd3deccc5d1f9eb023
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:123456789/4782
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em focoHigher education initial formation and internationalization from a solidarity perspective: UNILA and UNILAB in focusEducação SuperiorFormação Inicial UniversitáriaInternacionalização da Educação SuperiorO texto em tela é parte da pesquisa interinstitucional de caráter matricial intitulada Internacionalização da educação: estudos contrastivos, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Formação do Educador, Comunicação e Memória (Fecom), do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O presente estudo, nominado Formação Inicial Superior e a Internacionalização na Perspectiva Solidária: Unila e Unilab em foco, confere destaque para as categorias centrais de análise que se relacionam diretamente com o objeto proposto, quais sejam: a ‘educação superior’, a ‘formação inicial universitária’ e a ‘internacionalização da educação superior’. O estudo discute criticamente os nexos entre os temas, bem como sua pertinência no contexto contemporâneo. Importa sublinhar a natureza qualitativa da pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem teórico-bibliográfica e campo empírico documental. Em consonância com o campo epistemológico do Materialismo Histórico-Dialético, a investigação em tela elege o contraste como dimensão estruturante, bem como a totalidade, a contradição e a mediação como categorias teóricas substantivas. O recorte temporal abrange o decênio 2010/2019 e envolve duas instituições formativas federais: a Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção, no Ceará. O estudo faz uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior para formação inicial superior, a partir da perspectiva solidária emergente, inscrita institucionalmente pela Unila e a Unilab, diante da perspectiva hegemônica dominante e busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial universitária a partir da internacionalização da educação superior na perspectiva solidária está inscrita na institucionalidade da Unila e da Unilab e refletida nos acordos internacionais e na oferta de extensão? O estudo evidenciou em ambas as instituições o compromisso com o desenvolvimento de ações educacionais internacionalizadas e pautadas por diretrizes matriciais claramente ancoradas na proposta integrativa e solidária.The text in question is part of the inter-institutional research matrix entitled Internationalization of education: contrastive studies, developed within the study group on Educator Training, Communication and Memory (Fecom), of the Graduate Program in Education and Contemporaneity (PPGEduC), of the State University of Bahia (UNEB). The present study, entitled Initial Higher Education and Internationalization in a Solidarity Perspective: Unila and Unilab in focus, presents an emphasis on the central categories of analysis that are directly related to the proposed object, namely: ‘higher education’, ‘initial university education’ and the ‘internationalization of higher education’. The study seeks to critically discuss the nexuses between the themes, as well as their relevance in the contemporary context. It is important to emphasize the qualitative nature of the research, characterized as exploratory descriptive, with a theoretical-bibliographical approach and a documentary empirical field. In line with the epistemological field of Dialectical Materialism, this research elects contrast as its structuring dimension and totality, contradiction, and mediation as its substantive theoretical categories. The time frame is the decade 2010/2019 and involves two federal educational institutions: the Federal University for Latin American Integration (Unila), located in Foz de Iguaçu, Rio Grande do Sul, and the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), based in Redenção, Ceará. The study reflects on the internationalization of higher education for higher initial training, from the emerging solidarity perspective, institutionally inscribed by Unila and Unilab, in the face of the dominant hegemonic perspective and seeks to answer the following research problem: how is initial university training from the internationalization of higher education in the solidarity perspective inscribed in the institutionality of Unila and Unilab and reflected in international agreements and in the offer of extension? The study shows the commitment to the development of internationalized educational actions guided by matrix guidelines clearly anchored in the integrative and solidary proposal in both IFES.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e ContemporaneidadeLeiro, Augusto Cesar RiosSantos , Luciene SouzaPimentel , Gabriela Sousa RegoRocha, Rosimere Gomes2023-09-05T16:25:19Z2023-09-05T16:25:19Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfROCHA, Rosimere Gomes. Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco, 109f. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4782porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:35:00Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4782Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:35Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco
Higher education initial formation and internationalization from a solidarity perspective: UNILA and UNILAB in focus
title Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco
spellingShingle Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco
Rocha, Rosimere Gomes
Educação Superior
Formação Inicial Universitária
Internacionalização da Educação Superior
title_short Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco
title_full Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco
title_fullStr Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco
title_full_unstemmed Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco
title_sort Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco
author Rocha, Rosimere Gomes
author_facet Rocha, Rosimere Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leiro, Augusto Cesar Rios
Santos , Luciene Souza
Pimentel , Gabriela Sousa Rego
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rosimere Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Formação Inicial Universitária
Internacionalização da Educação Superior
topic Educação Superior
Formação Inicial Universitária
Internacionalização da Educação Superior
description O texto em tela é parte da pesquisa interinstitucional de caráter matricial intitulada Internacionalização da educação: estudos contrastivos, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Formação do Educador, Comunicação e Memória (Fecom), do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O presente estudo, nominado Formação Inicial Superior e a Internacionalização na Perspectiva Solidária: Unila e Unilab em foco, confere destaque para as categorias centrais de análise que se relacionam diretamente com o objeto proposto, quais sejam: a ‘educação superior’, a ‘formação inicial universitária’ e a ‘internacionalização da educação superior’. O estudo discute criticamente os nexos entre os temas, bem como sua pertinência no contexto contemporâneo. Importa sublinhar a natureza qualitativa da pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem teórico-bibliográfica e campo empírico documental. Em consonância com o campo epistemológico do Materialismo Histórico-Dialético, a investigação em tela elege o contraste como dimensão estruturante, bem como a totalidade, a contradição e a mediação como categorias teóricas substantivas. O recorte temporal abrange o decênio 2010/2019 e envolve duas instituições formativas federais: a Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção, no Ceará. O estudo faz uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior para formação inicial superior, a partir da perspectiva solidária emergente, inscrita institucionalmente pela Unila e a Unilab, diante da perspectiva hegemônica dominante e busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial universitária a partir da internacionalização da educação superior na perspectiva solidária está inscrita na institucionalidade da Unila e da Unilab e refletida nos acordos internacionais e na oferta de extensão? O estudo evidenciou em ambas as instituições o compromisso com o desenvolvimento de ações educacionais internacionalizadas e pautadas por diretrizes matriciais claramente ancoradas na proposta integrativa e solidária.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05T16:25:19Z
2023-09-05T16:25:19Z
2023-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Rosimere Gomes. Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco, 109f. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023
https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4782
identifier_str_mv ROCHA, Rosimere Gomes. Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco, 109f. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023
url https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149146816512