Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4782 |
Resumo: | O texto em tela é parte da pesquisa interinstitucional de caráter matricial intitulada Internacionalização da educação: estudos contrastivos, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Formação do Educador, Comunicação e Memória (Fecom), do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O presente estudo, nominado Formação Inicial Superior e a Internacionalização na Perspectiva Solidária: Unila e Unilab em foco, confere destaque para as categorias centrais de análise que se relacionam diretamente com o objeto proposto, quais sejam: a ‘educação superior’, a ‘formação inicial universitária’ e a ‘internacionalização da educação superior’. O estudo discute criticamente os nexos entre os temas, bem como sua pertinência no contexto contemporâneo. Importa sublinhar a natureza qualitativa da pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem teórico-bibliográfica e campo empírico documental. Em consonância com o campo epistemológico do Materialismo Histórico-Dialético, a investigação em tela elege o contraste como dimensão estruturante, bem como a totalidade, a contradição e a mediação como categorias teóricas substantivas. O recorte temporal abrange o decênio 2010/2019 e envolve duas instituições formativas federais: a Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção, no Ceará. O estudo faz uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior para formação inicial superior, a partir da perspectiva solidária emergente, inscrita institucionalmente pela Unila e a Unilab, diante da perspectiva hegemônica dominante e busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial universitária a partir da internacionalização da educação superior na perspectiva solidária está inscrita na institucionalidade da Unila e da Unilab e refletida nos acordos internacionais e na oferta de extensão? O estudo evidenciou em ambas as instituições o compromisso com o desenvolvimento de ações educacionais internacionalizadas e pautadas por diretrizes matriciais claramente ancoradas na proposta integrativa e solidária. |
id |
UNEB-8_4a5c5c3f09f137fd3deccc5d1f9eb023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:123456789/4782 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em focoHigher education initial formation and internationalization from a solidarity perspective: UNILA and UNILAB in focusEducação SuperiorFormação Inicial UniversitáriaInternacionalização da Educação SuperiorO texto em tela é parte da pesquisa interinstitucional de caráter matricial intitulada Internacionalização da educação: estudos contrastivos, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Formação do Educador, Comunicação e Memória (Fecom), do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O presente estudo, nominado Formação Inicial Superior e a Internacionalização na Perspectiva Solidária: Unila e Unilab em foco, confere destaque para as categorias centrais de análise que se relacionam diretamente com o objeto proposto, quais sejam: a ‘educação superior’, a ‘formação inicial universitária’ e a ‘internacionalização da educação superior’. O estudo discute criticamente os nexos entre os temas, bem como sua pertinência no contexto contemporâneo. Importa sublinhar a natureza qualitativa da pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem teórico-bibliográfica e campo empírico documental. Em consonância com o campo epistemológico do Materialismo Histórico-Dialético, a investigação em tela elege o contraste como dimensão estruturante, bem como a totalidade, a contradição e a mediação como categorias teóricas substantivas. O recorte temporal abrange o decênio 2010/2019 e envolve duas instituições formativas federais: a Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção, no Ceará. O estudo faz uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior para formação inicial superior, a partir da perspectiva solidária emergente, inscrita institucionalmente pela Unila e a Unilab, diante da perspectiva hegemônica dominante e busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial universitária a partir da internacionalização da educação superior na perspectiva solidária está inscrita na institucionalidade da Unila e da Unilab e refletida nos acordos internacionais e na oferta de extensão? O estudo evidenciou em ambas as instituições o compromisso com o desenvolvimento de ações educacionais internacionalizadas e pautadas por diretrizes matriciais claramente ancoradas na proposta integrativa e solidária.The text in question is part of the inter-institutional research matrix entitled Internationalization of education: contrastive studies, developed within the study group on Educator Training, Communication and Memory (Fecom), of the Graduate Program in Education and Contemporaneity (PPGEduC), of the State University of Bahia (UNEB). The present study, entitled Initial Higher Education and Internationalization in a Solidarity Perspective: Unila and Unilab in focus, presents an emphasis on the central categories of analysis that are directly related to the proposed object, namely: ‘higher education’, ‘initial university education’ and the ‘internationalization of higher education’. The study seeks to critically discuss the nexuses between the themes, as well as their relevance in the contemporary context. It is important to emphasize the qualitative nature of the research, characterized as exploratory descriptive, with a theoretical-bibliographical approach and a documentary empirical field. In line with the epistemological field of Dialectical Materialism, this research elects contrast as its structuring dimension and totality, contradiction, and mediation as its substantive theoretical categories. The time frame is the decade 2010/2019 and involves two federal educational institutions: the Federal University for Latin American Integration (Unila), located in Foz de Iguaçu, Rio Grande do Sul, and the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), based in Redenção, Ceará. The study reflects on the internationalization of higher education for higher initial training, from the emerging solidarity perspective, institutionally inscribed by Unila and Unilab, in the face of the dominant hegemonic perspective and seeks to answer the following research problem: how is initial university training from the internationalization of higher education in the solidarity perspective inscribed in the institutionality of Unila and Unilab and reflected in international agreements and in the offer of extension? The study shows the commitment to the development of internationalized educational actions guided by matrix guidelines clearly anchored in the integrative and solidary proposal in both IFES.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e ContemporaneidadeLeiro, Augusto Cesar RiosSantos , Luciene SouzaPimentel , Gabriela Sousa RegoRocha, Rosimere Gomes2023-09-05T16:25:19Z2023-09-05T16:25:19Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfROCHA, Rosimere Gomes. Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco, 109f. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4782porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:35:00Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4782Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:35Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco Higher education initial formation and internationalization from a solidarity perspective: UNILA and UNILAB in focus |
title |
Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco |
spellingShingle |
Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco Rocha, Rosimere Gomes Educação Superior Formação Inicial Universitária Internacionalização da Educação Superior |
title_short |
Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco |
title_full |
Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco |
title_fullStr |
Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco |
title_full_unstemmed |
Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco |
title_sort |
Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco |
author |
Rocha, Rosimere Gomes |
author_facet |
Rocha, Rosimere Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leiro, Augusto Cesar Rios Santos , Luciene Souza Pimentel , Gabriela Sousa Rego |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rosimere Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Formação Inicial Universitária Internacionalização da Educação Superior |
topic |
Educação Superior Formação Inicial Universitária Internacionalização da Educação Superior |
description |
O texto em tela é parte da pesquisa interinstitucional de caráter matricial intitulada Internacionalização da educação: estudos contrastivos, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Formação do Educador, Comunicação e Memória (Fecom), do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O presente estudo, nominado Formação Inicial Superior e a Internacionalização na Perspectiva Solidária: Unila e Unilab em foco, confere destaque para as categorias centrais de análise que se relacionam diretamente com o objeto proposto, quais sejam: a ‘educação superior’, a ‘formação inicial universitária’ e a ‘internacionalização da educação superior’. O estudo discute criticamente os nexos entre os temas, bem como sua pertinência no contexto contemporâneo. Importa sublinhar a natureza qualitativa da pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem teórico-bibliográfica e campo empírico documental. Em consonância com o campo epistemológico do Materialismo Histórico-Dialético, a investigação em tela elege o contraste como dimensão estruturante, bem como a totalidade, a contradição e a mediação como categorias teóricas substantivas. O recorte temporal abrange o decênio 2010/2019 e envolve duas instituições formativas federais: a Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção, no Ceará. O estudo faz uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior para formação inicial superior, a partir da perspectiva solidária emergente, inscrita institucionalmente pela Unila e a Unilab, diante da perspectiva hegemônica dominante e busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial universitária a partir da internacionalização da educação superior na perspectiva solidária está inscrita na institucionalidade da Unila e da Unilab e refletida nos acordos internacionais e na oferta de extensão? O estudo evidenciou em ambas as instituições o compromisso com o desenvolvimento de ações educacionais internacionalizadas e pautadas por diretrizes matriciais claramente ancoradas na proposta integrativa e solidária. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-05T16:25:19Z 2023-09-05T16:25:19Z 2023-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Rosimere Gomes. Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco, 109f. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023 https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4782 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Rosimere Gomes. Formação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco, 109f. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131149146816512 |