Cadernos Negros (Contos): fortalecendo negras raízes?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5388 |
Resumo: | Os Cadernos Negros mantêm, desde 1978, publicações ininterruptas anuais, autofinanciadas pelos próprios escritores, os quais são responsáveis, também, pela divulgação dos mesmos. Tais textos trazem à cena as questões sociais e existenciais que afligem os personagens negros. Abrangem-se, portanto, temáticas diversas, a exemplo da relação entre gêneros, as religiosidades de matrizes africanas, a resistência negra, o racismo e suas consequências na escola, no mercado de trabalho e no ambiente familiar. Trata-se de produções que visam à afirmação identitária negra, conforme anunciado nas apresentações publicadas anualmente, desde o Caderno nº 1 (1978) ao atual (nº 36). A questão que se insurge é: até onde prevalece, de fato, a anunciada afirmação? Para responder a essa questão analisaremos seis contos ao todo, da autoria de Cuti, Cristiane Sobral e Elizandra Souza, cujos textos correspondem aos Cadernos nº 24, 30, 32 e 34, respectivamente. Partindo da pesquisa bibliográfica, nos pautaremos nos estudos de Zilá Bernd (1988, 1992, 2011), David Brookshaw (1983), Florentina Souza (2008), Cuti (2010), Nilma Lino Gomes (2008), Stuart Hall (2003) e Homi Bhabha (2005), Neuza Santos Souza (1983), entre outros. Esperamos, por meio da presente pesquisa, ampliar as reflexões a respeito dessa literatura, ao contribuir para visibilizá-la mais, visto que se trata de produções marginalizadas nos espaços acadêmicos e pouco conhecidas na Educação Básica. O resultado do nosso estudo poderá, também, favorecer a implementação da História e Cultura Afro-Brasileira (Lei 10.639/03), se levarmos em conta a relevância dos referidos Cadernos para o espaço escolar, como um dos suportes literários para a atuação docente nas instituições públicas e privadas. |
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Cadernos Negros (Contos): fortalecendo negras raízes?Black Notebooks (Short Stories): strengthening black roots?Literatura BrasileiraCadernos NegroscontospersonagensOs Cadernos Negros mantêm, desde 1978, publicações ininterruptas anuais, autofinanciadas pelos próprios escritores, os quais são responsáveis, também, pela divulgação dos mesmos. Tais textos trazem à cena as questões sociais e existenciais que afligem os personagens negros. Abrangem-se, portanto, temáticas diversas, a exemplo da relação entre gêneros, as religiosidades de matrizes africanas, a resistência negra, o racismo e suas consequências na escola, no mercado de trabalho e no ambiente familiar. Trata-se de produções que visam à afirmação identitária negra, conforme anunciado nas apresentações publicadas anualmente, desde o Caderno nº 1 (1978) ao atual (nº 36). A questão que se insurge é: até onde prevalece, de fato, a anunciada afirmação? Para responder a essa questão analisaremos seis contos ao todo, da autoria de Cuti, Cristiane Sobral e Elizandra Souza, cujos textos correspondem aos Cadernos nº 24, 30, 32 e 34, respectivamente. Partindo da pesquisa bibliográfica, nos pautaremos nos estudos de Zilá Bernd (1988, 1992, 2011), David Brookshaw (1983), Florentina Souza (2008), Cuti (2010), Nilma Lino Gomes (2008), Stuart Hall (2003) e Homi Bhabha (2005), Neuza Santos Souza (1983), entre outros. Esperamos, por meio da presente pesquisa, ampliar as reflexões a respeito dessa literatura, ao contribuir para visibilizá-la mais, visto que se trata de produções marginalizadas nos espaços acadêmicos e pouco conhecidas na Educação Básica. O resultado do nosso estudo poderá, também, favorecer a implementação da História e Cultura Afro-Brasileira (Lei 10.639/03), se levarmos em conta a relevância dos referidos Cadernos para o espaço escolar, como um dos suportes literários para a atuação docente nas instituições públicas e privadas.The Cadernos Negros books maintain, since 1978, uninterrupted annual publications, self financed by the writers themselves, who are responsible for their dissemination. Such texts shed light to both social and existential questions that plague black characters. Cover is, therefore, different topics, such as the relationship between genders, the religiosity of African origin, black resistance, racism, and its consequences at school, in the labor market and the family environment. These are productions aimed at black identity affirmation, as announced in the presentations published annually since Book No. 1 (1978) to the current (36). The question is who protested: where prevails, in fact, the announced statement? To answer this question we will analyze six tales written by Cuti, Cristiane Sobral, and Elizandra Souza, whose texts correspond to Section 24, 30, 32, and 34, respectively. We will use Zillah Bernd (1988, 1992, 2011), David Brookshaw (1983), Souza (2008), Cuti (2010), Nilma Lino Gomes (2008), Stuart Hall (2003), Homi Bhabha (2005), and Neuza Santos Souza (1983) studies as literature review. Hopefully, through this research, expand the reflections on this literature, it makes visible to contribute more, since they treat the marginalized in academic spaces and little-known productions in Basic Education. The results of our study may also facilitate the implementation of History and Afro-Brazilian Culture (Law 10.639/03), if we take into account the relevance of these books to the school environment as one of the literary supports for teacher performance in public and private institutions.Universidade do Estado da BahiaPós Graduação em Critica CulturalOliveira, Maria Anória de Jesus deDuarte, Eduardo de AssisCruz, Maria de Fátima Berenice daOliveira, Bárbara Maria de Jesus de2024-05-10T13:27:10Z2024-05-10T13:27:10Z2014-05-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Bárbara Maria de Jesus de. Cadernos Negros (Contos): fortalecendo negras raízes? Orientadora: Maria Anória de Jesus de Oliveira. 2014. 158f. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2014.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5388porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:46Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5388Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:46Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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