Leituras e compreensões do gênero textual charge no Ensino Médio: propostas de desenvolvimento de habilidades leitoras nas aulas de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Naines Naiara dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/2966
Resumo: Essa pesquisa tem como objeto científico leituras e compreensões do gênero charge e apresenta uma proposta para o desenvolvimento de habilidades leitoras visando à formação do leitor crítico nas aulas de língua inglesa. A charge está correlacionada com a estruturação de um conhecimento mais crítico, o que nos levou a questionar qual seria a sua contribuição por meio de estratégias de compreensão leitora para uma turma de ensino básico. Buscamos explorar o referido gênero textual considerando suas funções sociais e potencial para o desenvolvimento de habilidades leitoras, para tanto, utilizamos bases metodológicas convergentes com a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfico-documental propositiva. O enfoque bibliográfico exploratório mapeou alguns artigos, monografias, dissertações e teses na busca por conhecimentos relativos às funções e relevância do gênero textual charge e da habilidade leitora, analisando resultados de pesquisas que se concentraram em estudos sobre a potencialidade da charge de provocar no leitor reflexões críticas. Realizamos, também, produção de informações a partir de considerações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No que se refere ao referencial teórico, recorremos aos estudos de Kleiman (2008) com compreensões sobre práticas de leitura; Marcuschi (2008), que discute a diversidade de gêneros textuais; Leffa (1996), por contextualizar o ensino-aprendizagem de língua inglesa; Freire (1996), (2011), que traz a abordagem do leitor crítico; Menezes (2019), Silva (2011) e Dantas (2021), com o enfoque sobre leitura crítica de charges. Os resultados científicos mostram caminhos para se construir possibilidades de provocar o estudante de inglês a se constituir um leitor crítico da realidade que lhe é apresentada.
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Buscamos explorar o referido gênero textual considerando suas funções sociais e potencial para o desenvolvimento de habilidades leitoras, para tanto, utilizamos bases metodológicas convergentes com a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfico-documental propositiva. O enfoque bibliográfico exploratório mapeou alguns artigos, monografias, dissertações e teses na busca por conhecimentos relativos às funções e relevância do gênero textual charge e da habilidade leitora, analisando resultados de pesquisas que se concentraram em estudos sobre a potencialidade da charge de provocar no leitor reflexões críticas. Realizamos, também, produção de informações a partir de considerações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No que se refere ao referencial teórico, recorremos aos estudos de Kleiman (2008) com compreensões sobre práticas de leitura; Marcuschi (2008), que discute a diversidade de gêneros textuais; Leffa (1996), por contextualizar o ensino-aprendizagem de língua inglesa; Freire (1996), (2011), que traz a abordagem do leitor crítico; Menezes (2019), Silva (2011) e Dantas (2021), com o enfoque sobre leitura crítica de charges. Os resultados científicos mostram caminhos para se construir possibilidades de provocar o estudante de inglês a se constituir um leitor crítico da realidade que lhe é apresentada.This research has as its scientific object readings and understandings of the Literacy cartoon genre and presents a proposal for the development of reading skills aiming at the formation of the critical reader in English language classes. The cartoon genre is correlated with the structuring of a more critical knowledge, which led us to question what would be its contribution through reading comprehension strategies for an introductory education class. We seek to explore the aforementioned textual genre considering its social functions and potential for developing reading skills, for that, we use methodological bases convergent with the qualitative approach through propositional bibliographic-documentary research. The exploratory bibliographic approach mapped some articles, monographs, dissertations, and theses in the search for knowledge related to the functions and relevance of the Literacy cartoon genre and the reading skill, analyzing research results that focused on studies on the potential of it to provoke critical reflections in the reader. We also produced information based on considerations presented by the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017, 2018). Regarding the theoretical framework, we resort to studies by Kleiman (2008) with understandings of reading practices; Marcuschi (2008), who discusses the diversity of textual genres; Leffa (1996), for contextualizing the teaching and learning of English; Freire (1996), (2011), which brings the critical reader approach; Menezes (2019), Silva (2011) and Dantas (2021), focusing on critical reading of cartoons. The scientific results show ways to build possibilities to provoke English students to become critical readers of the reality presented to them.Almeida, Risonete Lima deSantos, Naines Naiara dos2022-08-26T11:58:38Z2022-08-26T11:58:38Z2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Naines Naiara dos Santos. Leituras e compreensões do gênero textual charge no ensino médio: propostas de desenvolvimento de habilidades leitoras nas aulas de inglês. Orientadora: Risonete Lima de Almeida. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/2966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:42Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2966Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:42Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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