Associação dos pequenos produtores rurais do coqueiro e seus processos educativos na construção da identidade territorial quilombola (Mirangaba-Bahia)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jesiâne Lopes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/799
Resumo: O presente trabalho desenvolveu-se no âmbito da pesquisa aplicada à educação e diversidade, tendo como objetivo principal investigar a contribuição dos processos educativos não escolares produzidos pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coqueiro (APPRC) na construção da identidade territorial quilombola com o intuito de identificar os elementos constitutivos que afirmam e fortalecem essa identidade. Coqueiros localiza-se no município de Mirangaba, estado da Bahia e representa uma entre três mil comunidades quilombolas presente no território brasileiro. A referida comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2006 em consonância com o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Há pouco mais de dez anos desse marco legal, a pesquisa pretendeu responder: Qual a contribuição dos processos educativos produzidos pela APPRC na construção da identidade territorial quilombola dos moradores de Coqueiros? As respostas foram construídas por meio de uma metodologia de pesquisa baseada nas concepções teóricas da abordagem qualitativa, do método fenomenológico e da etnografia. Teve como dispositivos de construção de dados a entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise documental e como técnica de análise dos dados, a análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa apontaram que a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coqueiro se apresenta como um espaço educativo não escolar na/da comunidade cujos processos educativos tipo as reuniões ou assembleias gerais, a Festa de Santos Reis, os projetos financiados e as redes de solidariedade criam condições para que os moradores desenvolvam sentimentos de pertencimento ao grupo, a cultura e ao território, elementos simbólicos e imateriais que contribuem para a construção, afirmação e o fortalecimento da identidade territorial quilombola. Diante dos resultados e do compromisso com a realidade investigada, apresento como proposta de intervenção uma cartilha quilombola sobre/com a comunidade como instrumento potencializador dessa identidade coletiva. Todavia, ressalto que a proposta está aberta para ser dialogada com os participantes da pesquisa, pois, entendo que é a comunidade quem deve decidir o que é mais importante fazer.
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A referida comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2006 em consonância com o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Há pouco mais de dez anos desse marco legal, a pesquisa pretendeu responder: Qual a contribuição dos processos educativos produzidos pela APPRC na construção da identidade territorial quilombola dos moradores de Coqueiros? As respostas foram construídas por meio de uma metodologia de pesquisa baseada nas concepções teóricas da abordagem qualitativa, do método fenomenológico e da etnografia. Teve como dispositivos de construção de dados a entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise documental e como técnica de análise dos dados, a análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa apontaram que a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coqueiro se apresenta como um espaço educativo não escolar na/da comunidade cujos processos educativos tipo as reuniões ou assembleias gerais, a Festa de Santos Reis, os projetos financiados e as redes de solidariedade criam condições para que os moradores desenvolvam sentimentos de pertencimento ao grupo, a cultura e ao território, elementos simbólicos e imateriais que contribuem para a construção, afirmação e o fortalecimento da identidade territorial quilombola. Diante dos resultados e do compromisso com a realidade investigada, apresento como proposta de intervenção uma cartilha quilombola sobre/com a comunidade como instrumento potencializador dessa identidade coletiva. Todavia, ressalto que a proposta está aberta para ser dialogada com os participantes da pesquisa, pois, entendo que é a comunidade quem deve decidir o que é mais importante fazer.This work was developed in the area of research applied to education and diversity, having as its main purpose to investigate the contribution of the non-school educational processes produced by the Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coqueiro (APPRC) in the building of the quilombola territorial identity, in order to identify the constituent elements that confirm and strengthen such identity. Coqueiros is located in Mirangaba town, in the state of Bahia, and it is one of the three thousands quilombola communities that exist in the Brazilian territory. The abovementioned community was certified by the Fundação Cultural Palmares in 2006, according to the article 68 from the Act of the Transitional Constitutional Provisions. Just over ten years of this legal milestone, the research intended to respond: What is the contribution of the educational processes produced by APPRC in the building of the quilombola territorial identity of the residents from Coqueiros? The answers were built through a research methodology based on the theoretical conceptions of the qualitative approach, the phenomenological method and the ethnography. The data construction devices used in this research was the semi-structured interview, the participant observation and documentary analysis, and as data analysis technique, the analysis of content. The results pointed that the Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coqueiro considers itself as a non-school educational space in/of the community that produces educational processes such as the meetings or general assemblies, the Santos Reis festival, the financed projects and the solidarity networks that create conditions for the residents to develop feelings of belonging to the group, the culture and the territory, symbolic and immaterial elements, that contribute to the building, affirmation and the strengthening of the quilombola territorial identity. Before the results and the compromise with the investigated reality, this applied research has as its intervention proposal, the creation of a quilombola booklet about/with the community as a booster instrument of this collective identity. However, I point out that the proposal is opened to be discussed with the participants of the research, once that I understand that it is the community who must decide what is most important to do.Carvalho, Luzineide DouradoMiranda, Carmélia Aparecida SilvaOliveira Filho, João Cesar Abreu deSilva, Jesiâne Lopes da2018-04-26T14:00:59Z2018-04-26T14:00:59Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, Jesiâne Lopes da. Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coqueiro e seus processos educativos na construção da identidade territorial quilombola (Mirangaba-Bahia). Orientador: Luzineide Dourado Carvalho. 2017. 180f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.http://hdl.handle.net/20.500.11896/799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:46Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/799Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:46Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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