A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcelo dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/347
Resumo: Nesta pesquisa, partimos do pressuposto de que há uma transição do paradigma clássico (SANTOS, 1991) para o paradigma complexo (MORIN, 2014). A partir dessa premissa, o Colégio Estadual Wilson Lins, situado na cidade de Valente-BA, observado in loco, é exemplo deste movimento. Para fazer perceber essa transição, será considerada relevante para análise dessa conjuntura a cultura escolar no referido colégio. Assim, buscar elementos da cultura da escola que permita caracterizar a transição paradigmática, bem como encontrar as pistas e indícios que realizem a tessitura entre a cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro. Para seu êxito, algumas questões orientadoras foram levadas em conta, Como a cultura escolar se desenvolve por meio dos projetos e práticas, abrindo rupturas com o pensamento moderno e construindo outro novo pensamento? Quais os mecanismos que favorecem a construção de um paradigma emergente? Como a Educação Contextualizada pode promover o diálogo com a natureza e com os saberes típicos da ciência complexa para favorecer a atribuição de sentido pelos sujeitos? A referida escola ganhou destaque nas feiras de ciências locais, estaduais e nacionais, muitos projetos apresentados referenciados na interdisciplinaridade, na Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB), outros tantos que revelam a trajetória da escola em ruptura com o paradigma clássico. Outro aspecto importante é o fato de o colégio estar situado na região do sisal. Nele, o município de Valente destaca-se como a capital do sisal, pelo fato de sediar uma grande cooperativa de beneficiamento deste produto. Essa perspectiva conduz à (re)significação do Projeto Político Pedagógico a partir desse olhar contextualizado e complexo. O SAB foi percebido em suas relações com os sujeitos a partir de Carvalho (2012) e a cultura escolar e a partir de Forquini (1993). A abordagem segue o método complexo e busca urdir os instrumentos de pesquisa com os princípios morinianos (sistêmico ou organizacional, hologrâmico, circuito retroativo, circuito recursivo, autonomia/dependência, dialógico, reintrodução do conhecimento em todo conhecimento). Este percurso metodológico foi construído com a pesquisa qualitativa, a fim de analisar como a cultura escolar tem produzido saberes científicos a partir da complexidade, dimensionando uma nova concepção de semiárido e conclui que, o colégio está caminhando em trajetória de construção de um paradigma emergente.
id UNEB-8_81be2e5598819065647acc459a91a273
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/347
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson LinsSchool culture for the production of complex knowledge in the Brazilian semi-arid region: the experience of Colégio Wilson Lins.Paradigma ClássicoParadigma ComplexoEducação ContextualizadaCultura EscolarSemiárido BrasileiroProjeto Político PedagógicoNesta pesquisa, partimos do pressuposto de que há uma transição do paradigma clássico (SANTOS, 1991) para o paradigma complexo (MORIN, 2014). A partir dessa premissa, o Colégio Estadual Wilson Lins, situado na cidade de Valente-BA, observado in loco, é exemplo deste movimento. Para fazer perceber essa transição, será considerada relevante para análise dessa conjuntura a cultura escolar no referido colégio. Assim, buscar elementos da cultura da escola que permita caracterizar a transição paradigmática, bem como encontrar as pistas e indícios que realizem a tessitura entre a cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro. Para seu êxito, algumas questões orientadoras foram levadas em conta, Como a cultura escolar se desenvolve por meio dos projetos e práticas, abrindo rupturas com o pensamento moderno e construindo outro novo pensamento? Quais os mecanismos que favorecem a construção de um paradigma emergente? Como a Educação Contextualizada pode promover o diálogo com a natureza e com os saberes típicos da ciência complexa para favorecer a atribuição de sentido pelos sujeitos? A referida escola ganhou destaque nas feiras de ciências locais, estaduais e nacionais, muitos projetos apresentados referenciados na interdisciplinaridade, na Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB), outros tantos que revelam a trajetória da escola em ruptura com o paradigma clássico. Outro aspecto importante é o fato de o colégio estar situado na região do sisal. Nele, o município de Valente destaca-se como a capital do sisal, pelo fato de sediar uma grande cooperativa de beneficiamento deste produto. Essa perspectiva conduz à (re)significação do Projeto Político Pedagógico a partir desse olhar contextualizado e complexo. O SAB foi percebido em suas relações com os sujeitos a partir de Carvalho (2012) e a cultura escolar e a partir de Forquini (1993). A abordagem segue o método complexo e busca urdir os instrumentos de pesquisa com os princípios morinianos (sistêmico ou organizacional, hologrâmico, circuito retroativo, circuito recursivo, autonomia/dependência, dialógico, reintrodução do conhecimento em todo conhecimento). Este percurso metodológico foi construído com a pesquisa qualitativa, a fim de analisar como a cultura escolar tem produzido saberes científicos a partir da complexidade, dimensionando uma nova concepção de semiárido e conclui que, o colégio está caminhando em trajetória de construção de um paradigma emergente.In this research we assume that there is a transition from the classical paradigm (Santos, 1991) to the complex paradigm (Morin, 2014). From this premise the State College Wilson Lins, located in Nemesio Martins da Silva Square in the city of Valente-BA observed in loco, to realize this transition will be considered relevant to analyze this situation the school culture in that school. So, get school culture elements that allow characterize the paradigm shift as well, find the clues and evidence to carry out the fabric between the school culture for the production of complex knowledge with the Brazilian semiarid region.The SAB will be perceived in its relations with the subjects from CARVALHO (2012), school culture from FORQUINI (1993).The approach follows the complex method and search urdir research tools with morinianos principles (systemic or organizational, hologrâmico, backdated circuit, recursive loop, autonomy / dependence, dialogical, reintroduction of knowledge in all knowledge), opting for qualitative participatory research in seeking to analyze how the school culture has produced scientific knowledge from complexity, dimensioning another new design semiarid. That school was highlighted in local fairs science, state and national, many projects presented referenced in interdisciplinarity in contextualized education for coexistence with the SAB, many others that reveal the break in school history with the classic paradigma. Another important aspect is the fact that the school is located in the sisal region, Valente municipality stands out as sisal capital, because host a large cooperative of sisal processing, this perspective leads us to reframe the Pedagogical Political Project from that look contextualized and complex.Carvalho, Luzineide DouradoReis, Edmerson dos SantosSouza, Cristiane SantosOliveira, Marcelo dos Santos 2017-05-08T20:27:08Z2017-05-08T20:27:08Z2016info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Marcelo dos Santos. A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins. Orientadora: Luzineide Dourado Carvalho. 2016. 109f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2016.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-07T03:00:38Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/347Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-07T03:00:38Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins
School culture for the production of complex knowledge in the Brazilian semi-arid region: the experience of Colégio Wilson Lins.
title A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins
spellingShingle A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins
Oliveira, Marcelo dos Santos
Paradigma Clássico
Paradigma Complexo
Educação Contextualizada
Cultura Escolar
Semiárido Brasileiro
Projeto Político Pedagógico
title_short A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins
title_full A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins
title_fullStr A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins
title_full_unstemmed A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins
title_sort A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins
author Oliveira, Marcelo dos Santos
author_facet Oliveira, Marcelo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luzineide Dourado
Reis, Edmerson dos Santos
Souza, Cristiane Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcelo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigma Clássico
Paradigma Complexo
Educação Contextualizada
Cultura Escolar
Semiárido Brasileiro
Projeto Político Pedagógico
topic Paradigma Clássico
Paradigma Complexo
Educação Contextualizada
Cultura Escolar
Semiárido Brasileiro
Projeto Político Pedagógico
description Nesta pesquisa, partimos do pressuposto de que há uma transição do paradigma clássico (SANTOS, 1991) para o paradigma complexo (MORIN, 2014). A partir dessa premissa, o Colégio Estadual Wilson Lins, situado na cidade de Valente-BA, observado in loco, é exemplo deste movimento. Para fazer perceber essa transição, será considerada relevante para análise dessa conjuntura a cultura escolar no referido colégio. Assim, buscar elementos da cultura da escola que permita caracterizar a transição paradigmática, bem como encontrar as pistas e indícios que realizem a tessitura entre a cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro. Para seu êxito, algumas questões orientadoras foram levadas em conta, Como a cultura escolar se desenvolve por meio dos projetos e práticas, abrindo rupturas com o pensamento moderno e construindo outro novo pensamento? Quais os mecanismos que favorecem a construção de um paradigma emergente? Como a Educação Contextualizada pode promover o diálogo com a natureza e com os saberes típicos da ciência complexa para favorecer a atribuição de sentido pelos sujeitos? A referida escola ganhou destaque nas feiras de ciências locais, estaduais e nacionais, muitos projetos apresentados referenciados na interdisciplinaridade, na Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB), outros tantos que revelam a trajetória da escola em ruptura com o paradigma clássico. Outro aspecto importante é o fato de o colégio estar situado na região do sisal. Nele, o município de Valente destaca-se como a capital do sisal, pelo fato de sediar uma grande cooperativa de beneficiamento deste produto. Essa perspectiva conduz à (re)significação do Projeto Político Pedagógico a partir desse olhar contextualizado e complexo. O SAB foi percebido em suas relações com os sujeitos a partir de Carvalho (2012) e a cultura escolar e a partir de Forquini (1993). A abordagem segue o método complexo e busca urdir os instrumentos de pesquisa com os princípios morinianos (sistêmico ou organizacional, hologrâmico, circuito retroativo, circuito recursivo, autonomia/dependência, dialógico, reintrodução do conhecimento em todo conhecimento). Este percurso metodológico foi construído com a pesquisa qualitativa, a fim de analisar como a cultura escolar tem produzido saberes científicos a partir da complexidade, dimensionando uma nova concepção de semiárido e conclui que, o colégio está caminhando em trajetória de construção de um paradigma emergente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-08T20:27:08Z
2017-05-08T20:27:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Marcelo dos Santos. A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins. Orientadora: Luzineide Dourado Carvalho. 2016. 109f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2016.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/347
identifier_str_mv OLIVEIRA, Marcelo dos Santos. A cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins. Orientadora: Luzineide Dourado Carvalho. 2016. 109f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2016.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151151693824