Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Cleidson da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5450
Resumo: A relação sociedade e natureza é essencial para a manutenção da vida na Terra. Assim, as diferentes sociedades exploraram e exploram a natureza. Após a Revolução Industrial, a capacidade de transformação da natureza foi ampliada exponencialmente. A sociedade industrial reduziu a natureza à condição de matéria prima, ampliando a capacidade e velocidade de fabricação de produtos. Essa relação exploratória gerou sérios desequilíbrios nas diferentes partes do globo terrestre, afetando todas as formas de vida. A questão que norteou a pesquisa foi: como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia no município de Barrocas, Território de Identidade do Sisal da Bahia? E o objetivo central foi compreender como a Educação Ambiental é abordada no ensino de Geografia, a partir do entendimento dos professores participantes desta pesquisa, no diurno, nas turmas do 5º ano no Grupo Escolar Agenor de Freitas e dos professores/as de Geografia das turmas de 9º ano do turno diurno no Colégio Municipal de Barrocas. Essa é uma pesquisa qualitativa, de estudo de caso, que exigiu revisão bibliográfica da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, observação das aulas dos professores participantes da pesquisa nas duas escolas, aplicação de questionário junto aos docentes e realização de Oficina sobre Educação Ambiental e Ensino de Geografia. A partir das estratégias de coleta de dados reveladas acima, foi possível compreender como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia das escolas urbanas de Barrocas-BA, suas potencialidades, suas realidades e os seus desafios no cotidiano da sala de aula. Dentre os desafios, os professores participantes sinalizam a forma de tratamento dos resíduos sólidos que, mesmo em município pequeno, se apresenta como um grave problema.
id UNEB-8_821d340a758916e4ed267d519842faff
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5450
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografiaIn collapse, the earth turns: an approach to environmental education in geography teachingEducação ambientalEnsino de geografiaSociedadeNaturezaResíduos sólidosA relação sociedade e natureza é essencial para a manutenção da vida na Terra. Assim, as diferentes sociedades exploraram e exploram a natureza. Após a Revolução Industrial, a capacidade de transformação da natureza foi ampliada exponencialmente. A sociedade industrial reduziu a natureza à condição de matéria prima, ampliando a capacidade e velocidade de fabricação de produtos. Essa relação exploratória gerou sérios desequilíbrios nas diferentes partes do globo terrestre, afetando todas as formas de vida. A questão que norteou a pesquisa foi: como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia no município de Barrocas, Território de Identidade do Sisal da Bahia? E o objetivo central foi compreender como a Educação Ambiental é abordada no ensino de Geografia, a partir do entendimento dos professores participantes desta pesquisa, no diurno, nas turmas do 5º ano no Grupo Escolar Agenor de Freitas e dos professores/as de Geografia das turmas de 9º ano do turno diurno no Colégio Municipal de Barrocas. Essa é uma pesquisa qualitativa, de estudo de caso, que exigiu revisão bibliográfica da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, observação das aulas dos professores participantes da pesquisa nas duas escolas, aplicação de questionário junto aos docentes e realização de Oficina sobre Educação Ambiental e Ensino de Geografia. A partir das estratégias de coleta de dados reveladas acima, foi possível compreender como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia das escolas urbanas de Barrocas-BA, suas potencialidades, suas realidades e os seus desafios no cotidiano da sala de aula. Dentre os desafios, os professores participantes sinalizam a forma de tratamento dos resíduos sólidos que, mesmo em município pequeno, se apresenta como um grave problema.The relationship between society and nature is essential for keeping the life on Earth. Thus, different societies has explored and continue to explore the nature. After the Industrial Revolution, the capacity for transformation was expanded exponentially. Industrial society reduced nature to the condition of raw material, increasing the capacity and speed of manufacturing produtcs. This exploratory relationship caused serious imbalances in diferentes parts of the globe, affecting all forms of life. The question that guided this scientific research was: how is Environmental Education approached in the Geography classes in the municipalily of Barrocas, Sisal Identity Territory of Bahia? And the main objective was to understand how Environmental Education is aproached in the teaching of Geography, based on the understanding of the teachers who has participated of the study, during the day, in the 4th grade of the Grupo Escolar Agenor de Feitas and the Geography teachers of the 8th grade, also during the day, of the Colégio Municipal de Barrocas. This is a qualitative, case study research, which required a bibliographical review of Environmental Education in Brazil and around the world, observation of the classes of teachers who participated of the research in both schools, application of a questionnaire to teachers and the realization of a Workshop on Environmental Education and Teaching Geography. Based on the data collection strategies mentioned before, it was possible to understand how Environmental Education is approached in Geography classes in urban schools in Barrocas-BA, its potential, its realities and its challenges in the daily classroom. Among the challenges, the participating teachers highlight the way in which solid waste is treated, which even in a small municipality presents itself as a serious problem. Keywords: Environmental education; Geography teaching; Society; Nature; Solids Waste.Universade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Estudos Territorias (PROET)Souza, Sirius OliveiraPacheco, Jucélia MacedoTorres, Eloiza CristianeMota, Cleidson da2024-05-24T14:21:13Z2024-05-24T14:21:13Z2024-03-11info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfMOTA, Cleidson da. Em colapso a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia. mestrado. Orientador: Sirius Oliveira Souza. 2024.137f. Dissertação (Mestrado em Estudos Territoriais)- Departamento em Ciências Exatas e da Terra(DCET), Universidade do Estado da Bahia , Salvador, 2024.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5450porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-25T03:00:28Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5450Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-25T03:00:28Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia
In collapse, the earth turns: an approach to environmental education in geography teaching
title Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia
spellingShingle Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia
Mota, Cleidson da
Educação ambiental
Ensino de geografia
Sociedade
Natureza
Resíduos sólidos
title_short Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia
title_full Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia
title_fullStr Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia
title_full_unstemmed Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia
title_sort Em colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia
author Mota, Cleidson da
author_facet Mota, Cleidson da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Sirius Oliveira
Pacheco, Jucélia Macedo
Torres, Eloiza Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Cleidson da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de geografia
Sociedade
Natureza
Resíduos sólidos
topic Educação ambiental
Ensino de geografia
Sociedade
Natureza
Resíduos sólidos
description A relação sociedade e natureza é essencial para a manutenção da vida na Terra. Assim, as diferentes sociedades exploraram e exploram a natureza. Após a Revolução Industrial, a capacidade de transformação da natureza foi ampliada exponencialmente. A sociedade industrial reduziu a natureza à condição de matéria prima, ampliando a capacidade e velocidade de fabricação de produtos. Essa relação exploratória gerou sérios desequilíbrios nas diferentes partes do globo terrestre, afetando todas as formas de vida. A questão que norteou a pesquisa foi: como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia no município de Barrocas, Território de Identidade do Sisal da Bahia? E o objetivo central foi compreender como a Educação Ambiental é abordada no ensino de Geografia, a partir do entendimento dos professores participantes desta pesquisa, no diurno, nas turmas do 5º ano no Grupo Escolar Agenor de Freitas e dos professores/as de Geografia das turmas de 9º ano do turno diurno no Colégio Municipal de Barrocas. Essa é uma pesquisa qualitativa, de estudo de caso, que exigiu revisão bibliográfica da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, observação das aulas dos professores participantes da pesquisa nas duas escolas, aplicação de questionário junto aos docentes e realização de Oficina sobre Educação Ambiental e Ensino de Geografia. A partir das estratégias de coleta de dados reveladas acima, foi possível compreender como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia das escolas urbanas de Barrocas-BA, suas potencialidades, suas realidades e os seus desafios no cotidiano da sala de aula. Dentre os desafios, os professores participantes sinalizam a forma de tratamento dos resíduos sólidos que, mesmo em município pequeno, se apresenta como um grave problema.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-24T14:21:13Z
2024-05-24T14:21:13Z
2024-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Cleidson da. Em colapso a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia. mestrado. Orientador: Sirius Oliveira Souza. 2024.137f. Dissertação (Mestrado em Estudos Territoriais)- Departamento em Ciências Exatas e da Terra(DCET), Universidade do Estado da Bahia , Salvador, 2024.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5450
identifier_str_mv MOTA, Cleidson da. Em colapso a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia. mestrado. Orientador: Sirius Oliveira Souza. 2024.137f. Dissertação (Mestrado em Estudos Territoriais)- Departamento em Ciências Exatas e da Terra(DCET), Universidade do Estado da Bahia , Salvador, 2024.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Estudos Territorias (PROET)
publisher.none.fl_str_mv Universade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Estudos Territorias (PROET)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149144719360