Pretagogia quilombola nas práticas escolares do/no Quilombo do Rodeadouro (Juazeiro, Bahia)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nina, Cláudia Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/2926
Resumo: Os processos de dominação e opressão advindos da modernidade/colonialidade restringiram o modelo de escolarização à perspectiva eurocêntrica, em detrimento da composição de vida das comunidades quilombolas, cujas temporalidades sociais, culturais e históricas são perpassadas pela ancestralidade. No contexto de promoção de uma educação antirracista, a educação escolar quilombola tem um papel central, mas para que tenha efetividade em seus propósitos, há necessidade de articulação com a docência quilombola, ou seja, com as práticas educativas que constituem a tradição e a cultura identitária das comunidades pretas. Essa docência está fundada na ancestralidade, cujos principípios são a oralidade e a circularidade, se fazendo presente pelas manifestações culturais, pela memória e pelo compartilhamento comunitário de base territorial, em uma educação para e pela vida. Como tal docência pode contribuir para a constituição de práticas escolares de enfrentamento da colonialidade no contexto da educação escolar quilombola? Esta é a pergunta diretriz desta pesquisa, que teve como lócus uma escola municipal de educação básica situada no Quilombo do Rodeadouro, na área rural do município de Juazerio (Bahia). O objetivo foi compreender a contribuição da docência quilombola na constituição de práticas escolares de enfrentamento da colonialidade, pela oralidade de matriz africana de suas lideranças (neste caso, com ênfase em Dona Ovídia Izabel de Sena). Sua docência contribui para fissurar os muros escolares, na permeabilidade e nas mútuas relações escola-comunidade, tão importantes na educação escolar quilombola. Pautada nos princípios da Pretagogia, a pesquisa contou, além da fala de Dona Ovídia, com a realização de vivências online, na forma rodas de conversa (como proposta de intervenção), com professoras da escola, tendo como objetivo repercutir a docência quilombola e ativar memórias ancestrais. Na circularidade da roda de conversa, as vivências foram momentos de compartrilhamento e de fortalecimento de práticas escolares que tenham como base a oralidade e os conhecimentos culturalmente construídos na vivência comunitária, constituindo-se assim como caminhos de enfrentamento da colonialidade na forma de uma educação antirracista e contextualizada.
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Essa docência está fundada na ancestralidade, cujos principípios são a oralidade e a circularidade, se fazendo presente pelas manifestações culturais, pela memória e pelo compartilhamento comunitário de base territorial, em uma educação para e pela vida. Como tal docência pode contribuir para a constituição de práticas escolares de enfrentamento da colonialidade no contexto da educação escolar quilombola? Esta é a pergunta diretriz desta pesquisa, que teve como lócus uma escola municipal de educação básica situada no Quilombo do Rodeadouro, na área rural do município de Juazerio (Bahia). O objetivo foi compreender a contribuição da docência quilombola na constituição de práticas escolares de enfrentamento da colonialidade, pela oralidade de matriz africana de suas lideranças (neste caso, com ênfase em Dona Ovídia Izabel de Sena). Sua docência contribui para fissurar os muros escolares, na permeabilidade e nas mútuas relações escola-comunidade, tão importantes na educação escolar quilombola. Pautada nos princípios da Pretagogia, a pesquisa contou, além da fala de Dona Ovídia, com a realização de vivências online, na forma rodas de conversa (como proposta de intervenção), com professoras da escola, tendo como objetivo repercutir a docência quilombola e ativar memórias ancestrais. Na circularidade da roda de conversa, as vivências foram momentos de compartrilhamento e de fortalecimento de práticas escolares que tenham como base a oralidade e os conhecimentos culturalmente construídos na vivência comunitária, constituindo-se assim como caminhos de enfrentamento da colonialidade na forma de uma educação antirracista e contextualizada.The processes of domination and oppression arising from modernity/coloniality restricted the schooling model to the Eurocentric perspective, to the detriment of the life composition of quilombola communities, whose social, cultural and historical temporalities are permeated by ancestry. In the context of promoting an anti-racist education, quilombola school education has a central role, however in order to be effective in its purposes, there is the need of articulation with quilombola teaching, which is the educational practices that constitute the tradition and culture identity of black communities. This teaching is based on ancestry, whose principles are orality and circularity, being present through cultural manifestations, memory and community sharing of territorial base, in an education through and for life. How can such teaching contribute to the establishment of school practices to confront coloniality in the context of quilombola school education? This is the guiding question of this research, which had as its locus a municipal school of basic education located in Quilombo do Rodeadouro, in the rural area of the municipality of Juazeiro (Bahia). The objective was to understand the contribution of quilombola teaching in the constitution of school practices to confront coloniality, through the orality of the African matrix of its leaders (in this case, with emphasis on Dona Ovídia Izabel de Sena). His teaching contributes to cracking school walls, permeability and mutual school-community relationships, so important in quilombola school education. Based on the principles of Pretagogy, the research included, in addition to Dona Ovídia's speech, the realization of online experiences, in the form of conversation circles (as an intervention proposal), with school teachers, intending to have an impact on quilombola teaching and activating ancestral memories. In the circularity of the conversation circle, the experiences were moments of sharing and empowering of school practices that are based on orality and culturally built knowledge in the community experience, thus constituting ways of confronting coloniality in the form of an anti-racist and contextualized education.Lima, Jamille da SilvaOliveira, Iris Verena Santos dePaula Junior, Antonio Filogenio deNina, Cláudia Ramos2022-08-23T20:14:56Z2022-08-23T20:14:56Z2022info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfRAMOS, Cláudia Nina. Pretagogia quilombola nas práticas escolares do/no quilombo do Rodeadouro (Juazeiro, Bahia). Orientadora: Jamille da Silva Lima. 2022. 81f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/2926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:31Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2926Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:31Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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