“Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Adão Fernandes.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1836
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado Ô de casa ô de fora Maria, vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na(s) prática(s) educativa(s) no Colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo / Saúde-BA - cidade do Piemonte da Diamantina na Bahia, sob orientação da professora Drª. Denise Dias de Carvalho Sousa, no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Partimos da questão norteadora salientando como a tradição cultural do terno de reis de figuras e espadas aparecia nas práticas educativas dos professores/as do Colégio Dom Antônio de Mendonça, em Genipapo, Saúde-BA. Os objetivos foram rememorar o processo histórico do terno de reis; caracterizar como esta tradição aparecia no projeto políticopedagógico, nos planejamentos e na prática pedagógica dos/das professores/as do referido Centro; analisar a importância social, cultural e identitária que os docentes davam a esse tipo de manifestação popular e construir, coletivamente, uma proposta de intervenção, a fim de fortalecer a tradição cultural do terno de reis. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação. Nos instrumentos de obtenção e construção dos dados, utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada do tipo narrativa, a análise documental, as oficinas educativas e análise de conteúdo para compreensão dos dados coletados. Reconhecemos as contribuições dos autores e as diversas pesquisas no âmbito da cultura popular e sua relevância para a construção das identidades, construções simbólicas, histórico-sociais e práticas pedagógicas nos contextos escolares. Constatamos que trabalhar com a cultura popular do terno de reis no contexto escolar significa dialogar sobre problemáticas relativas à história e valorização da tradição cultural local. Dessa forma, futuras investigações podem utilizar o conteúdo desta pesquisa para pensar na reelaboração das propostas pedagógicas nas escolas do campo e os projetos políticos-pedagógicos, tendo em vista a efetivação de leis que fortaleçam as potencialidades culturais não apenas da comunidade de Genipapo em Saúde - BA, mas nas redes de ensino de outras cidades. Concluímos também que, apesar das limitações identificadas, e de outras que podem ser apontadas, a aplicação da cultura popular do terno de reis pode contribuir com novas reflexões e novos itinerários de pesquisa, ampliando conhecimentos que assegurem mudanças significativas nas práticas educativas e pedagógicas dos professores/as nas redes de ensino. Por fim, este estudo constitui-se num contributo para as pesquisas no âmbito dos estudos culturais, da cultura popular e, sobretudo, educação dada a relevância do tema, muito embora, reconheçamos e consideramos que muito há ainda que percorrer no campo da investigação nesta área, sendo, portanto, um campo fértil de pesquisa para futuras investigações.
id UNEB-8_8501af82ab5430f5a002b805b7ab0680
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1836
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling “Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BAHey from inside, hey from outside, Maria, go see who it is": The king's suit of figures and swords and its implications for educational practice(s) at Dom Antônio de Mendonça College in Genipapo/Saúde-BACultura popularTerno de reisPráticas educativasEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado Ô de casa ô de fora Maria, vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na(s) prática(s) educativa(s) no Colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo / Saúde-BA - cidade do Piemonte da Diamantina na Bahia, sob orientação da professora Drª. Denise Dias de Carvalho Sousa, no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Partimos da questão norteadora salientando como a tradição cultural do terno de reis de figuras e espadas aparecia nas práticas educativas dos professores/as do Colégio Dom Antônio de Mendonça, em Genipapo, Saúde-BA. Os objetivos foram rememorar o processo histórico do terno de reis; caracterizar como esta tradição aparecia no projeto políticopedagógico, nos planejamentos e na prática pedagógica dos/das professores/as do referido Centro; analisar a importância social, cultural e identitária que os docentes davam a esse tipo de manifestação popular e construir, coletivamente, uma proposta de intervenção, a fim de fortalecer a tradição cultural do terno de reis. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação. Nos instrumentos de obtenção e construção dos dados, utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada do tipo narrativa, a análise documental, as oficinas educativas e análise de conteúdo para compreensão dos dados coletados. Reconhecemos as contribuições dos autores e as diversas pesquisas no âmbito da cultura popular e sua relevância para a construção das identidades, construções simbólicas, histórico-sociais e práticas pedagógicas nos contextos escolares. Constatamos que trabalhar com a cultura popular do terno de reis no contexto escolar significa dialogar sobre problemáticas relativas à história e valorização da tradição cultural local. Dessa forma, futuras investigações podem utilizar o conteúdo desta pesquisa para pensar na reelaboração das propostas pedagógicas nas escolas do campo e os projetos políticos-pedagógicos, tendo em vista a efetivação de leis que fortaleçam as potencialidades culturais não apenas da comunidade de Genipapo em Saúde - BA, mas nas redes de ensino de outras cidades. Concluímos também que, apesar das limitações identificadas, e de outras que podem ser apontadas, a aplicação da cultura popular do terno de reis pode contribuir com novas reflexões e novos itinerários de pesquisa, ampliando conhecimentos que assegurem mudanças significativas nas práticas educativas e pedagógicas dos professores/as nas redes de ensino. Por fim, este estudo constitui-se num contributo para as pesquisas no âmbito dos estudos culturais, da cultura popular e, sobretudo, educação dada a relevância do tema, muito embora, reconheçamos e consideramos que muito há ainda que percorrer no campo da investigação nesta área, sendo, portanto, um campo fértil de pesquisa para futuras investigações.This dissertation presents the master’s research results: Ô de casa ô de fora Maria, vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na(s) prática(s) educativa(s) no Colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo / Saúde-BA - Piemonte da Diamantina city in Bahia, under the orientaion’s teacher Dr. Denise Dias de Carvalho Sousa, at Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), in Universidade do Estado da Bahia (UNEB). We start from the guiding question emphasizing, as the cultural tradition of kings’ suit of figures and swords appears in the teachers educational practices of the Dom Antônio de Mendonça School, in Genipapo, Bahia. The objectives were to recall the historical process of kings’ suit; characterize as this tradition appeared in the political pedagogical project, in the planning, and teachers’ pedagogical practices of the said Institution; analyze the social importance, cultural and identity that teachers gave to this type of popular manifestation and build, collectively, an intervention proposal, in order to strengthen the cultural tradition of kings’ suit. The methodology used was the qualitative research based on theoretical assumptions of researchaction. In the instruments of data collection and construction, it was used the participant observation, the semistructured interview of narrative type, the documental analyze, the educational workshops and analyze of contents for understanding of the collected data. We recognize the authors’ contributions and the various researches in the field of popular culture and its relevance to the construction of identities, symbolic constructions, historical-social and pedagogical practices in school contexts. We find that working with popular culture of the kings’ suit in school context means to talk about issues related to history and valorization of local cultural tradition. In this way, future studies can use the content this research to think at reworking of pedagogical proposes in rural schools and the political pedagogical project, with a view to implementing laws that strengthen cultural potential, not only of Genipapo community in Saúde-BA, and also in teaching network of others cities. We conclude, despite of limitations identified, and others that may be pointed out, that use of culture popular of kings’ suit can add to news reflections and news researches itineraries expanding knowledge that ensure significant changes in the educational and pedagogical practices of teachers in teaching network. Finally, this study constitutes a contribution for the researches in this said field, of popular culture and, especially, education given its relevance, although, it notorious that there is a lot to study in this area, because it is an abundant field to future investigations.Sousa, Denise Dias de CarvalhoNascimento Neto, João Evangelista doBesnosik, Maria Helena da RochaLopes, Adão Fernandes.2021-08-12T20:22:37Z2021-08-12T20:22:37Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLOPES, Adão Fernandes. Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA. 2018. 258f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:36Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1836Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:36Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA
Hey from inside, hey from outside, Maria, go see who it is": The king's suit of figures and swords and its implications for educational practice(s) at Dom Antônio de Mendonça College in Genipapo/Saúde-BA
title “Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA
spellingShingle “Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA
Lopes, Adão Fernandes.
Cultura popular
Terno de reis
Práticas educativas
title_short “Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA
title_full “Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA
title_fullStr “Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA
title_full_unstemmed “Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA
title_sort “Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA
author Lopes, Adão Fernandes.
author_facet Lopes, Adão Fernandes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Denise Dias de Carvalho
Nascimento Neto, João Evangelista do
Besnosik, Maria Helena da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Adão Fernandes.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Terno de reis
Práticas educativas
topic Cultura popular
Terno de reis
Práticas educativas
description Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado Ô de casa ô de fora Maria, vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na(s) prática(s) educativa(s) no Colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo / Saúde-BA - cidade do Piemonte da Diamantina na Bahia, sob orientação da professora Drª. Denise Dias de Carvalho Sousa, no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Partimos da questão norteadora salientando como a tradição cultural do terno de reis de figuras e espadas aparecia nas práticas educativas dos professores/as do Colégio Dom Antônio de Mendonça, em Genipapo, Saúde-BA. Os objetivos foram rememorar o processo histórico do terno de reis; caracterizar como esta tradição aparecia no projeto políticopedagógico, nos planejamentos e na prática pedagógica dos/das professores/as do referido Centro; analisar a importância social, cultural e identitária que os docentes davam a esse tipo de manifestação popular e construir, coletivamente, uma proposta de intervenção, a fim de fortalecer a tradição cultural do terno de reis. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação. Nos instrumentos de obtenção e construção dos dados, utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada do tipo narrativa, a análise documental, as oficinas educativas e análise de conteúdo para compreensão dos dados coletados. Reconhecemos as contribuições dos autores e as diversas pesquisas no âmbito da cultura popular e sua relevância para a construção das identidades, construções simbólicas, histórico-sociais e práticas pedagógicas nos contextos escolares. Constatamos que trabalhar com a cultura popular do terno de reis no contexto escolar significa dialogar sobre problemáticas relativas à história e valorização da tradição cultural local. Dessa forma, futuras investigações podem utilizar o conteúdo desta pesquisa para pensar na reelaboração das propostas pedagógicas nas escolas do campo e os projetos políticos-pedagógicos, tendo em vista a efetivação de leis que fortaleçam as potencialidades culturais não apenas da comunidade de Genipapo em Saúde - BA, mas nas redes de ensino de outras cidades. Concluímos também que, apesar das limitações identificadas, e de outras que podem ser apontadas, a aplicação da cultura popular do terno de reis pode contribuir com novas reflexões e novos itinerários de pesquisa, ampliando conhecimentos que assegurem mudanças significativas nas práticas educativas e pedagógicas dos professores/as nas redes de ensino. Por fim, este estudo constitui-se num contributo para as pesquisas no âmbito dos estudos culturais, da cultura popular e, sobretudo, educação dada a relevância do tema, muito embora, reconheçamos e consideramos que muito há ainda que percorrer no campo da investigação nesta área, sendo, portanto, um campo fértil de pesquisa para futuras investigações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-08-12T20:22:37Z
2021-08-12T20:22:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Adão Fernandes. Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA. 2018. 258f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1836
identifier_str_mv LOPES, Adão Fernandes. Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA. 2018. 258f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/1836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149823148032