Modos de produção, publicação e circulação de textos de escritoras negras baianas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5395 |
Resumo: | A seguinte dissertação reflete sobre modos de produção, publicação e circulação de textos de escritoras negras baianas, observando táticas utilizadas pelas escritoras de inserção nos circuitos literário e editorial e, ao mesmo tempo, de criação de um outro circuito não hegemônico, como forma de resistência a modos de apagamento e interdições de suas vozes. Ainda tecemos uma reflexão sobre a formação de um público leitor e a interação estabelecida com esse público, através dos movimentos de circulação das obras realizados pelas escritoras. Para isso, verificamos como as escritoras estão se organizando para tornar seus escritos mais visíveis frente ao sistema capitalista, à indústria cultural, seus aparelhos e dispositivos. Observamos, nesse processo, que as escritoras pesquisadas encontram diversas dificuldades no percurso de produção, publicação e circulação de suas obras, que partem de um sistema de exclusão que engloba as variáveis: gênero, raça, classe e região. Apesar das formas de interdições várias, que se refletem na dificuldade de materialização do livro, as escritoras negras criam outros caminhos, táticas que facilitam a chegada de suas obras a um público leitor e põem em questão uma cultura capitalista, patriarcal, etnocêntrica. Tais práticas demonstram o quanto essas escritoras, pouco visibilizadas, têm resistido e criado linhas de fuga, perante sistemas de coerção que as silenciam. |
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Modos de produção, publicação e circulação de textos de escritoras negras baianasModes of production, publication, and circulation of texts by black women writers from BahiaEscritoras negras baianasmodos de produçãopublicação-circulaçãomercado editorialcircuitos alternativospúblico leitorA seguinte dissertação reflete sobre modos de produção, publicação e circulação de textos de escritoras negras baianas, observando táticas utilizadas pelas escritoras de inserção nos circuitos literário e editorial e, ao mesmo tempo, de criação de um outro circuito não hegemônico, como forma de resistência a modos de apagamento e interdições de suas vozes. Ainda tecemos uma reflexão sobre a formação de um público leitor e a interação estabelecida com esse público, através dos movimentos de circulação das obras realizados pelas escritoras. Para isso, verificamos como as escritoras estão se organizando para tornar seus escritos mais visíveis frente ao sistema capitalista, à indústria cultural, seus aparelhos e dispositivos. Observamos, nesse processo, que as escritoras pesquisadas encontram diversas dificuldades no percurso de produção, publicação e circulação de suas obras, que partem de um sistema de exclusão que engloba as variáveis: gênero, raça, classe e região. Apesar das formas de interdições várias, que se refletem na dificuldade de materialização do livro, as escritoras negras criam outros caminhos, táticas que facilitam a chegada de suas obras a um público leitor e põem em questão uma cultura capitalista, patriarcal, etnocêntrica. Tais práticas demonstram o quanto essas escritoras, pouco visibilizadas, têm resistido e criado linhas de fuga, perante sistemas de coerção que as silenciam.The following search reflects on modes of production, publication and circulation of texts of Bahian black women writers, observing tactics utilized by writers of insertion in the literary and editorial circuits, and, at the same time, the creation of another one did not hegemonic circuit, as a form of resistance to modes of erasing and interdictions their voices. More we weave have a reflection on the formation of a public reader and the interaction established with this public, through movements of circulation of works made by the writers. For this, we verified as the writers are organizing to become its most visible writings front the capitalist system, the culture industry, their appliances and devices. We observed, in that process that the surveyed writers encounter various difficulties in the route of production, publication and circulation of his works, which are based on a system of exclusion that encompasses the variables: gender, race, class and region. Though the forms of interdictions divers that are reflected in difficulty of materialization the book, black writers creates other paths, tactics that facilitate the arrival of his works to a reading public and puts into question a capitalist culture, patriarchal, ethnocentric. Such practices demonstrate how much these writers, little visibly, have stood and created lines of flight, before coercion systems of coercion that the silenced.Universidade do Estado da BahiaPós Graduação em Crítica CulturalMoreira, Jailma dos Santos PedreiraSilva, Ana Rita Santiago daOliveira, Maria Anória de JesusSouza, Taise Campos dos Santos Pinheiro de2024-05-10T15:11:16Z2024-05-10T15:11:16Zinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSouza, Taise Campos dos Santos Pinheiro de. Modos de produção, publicação e circulação de textos de escritoras negras baianas. Orientador: Jailma dos Santos Pedreira Moreira. 2015. 170f. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural)- Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2015.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5395porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:39Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5395Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:39Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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