É do jeito da gente que eu vou contar! Narrativas orais interfaces nas práticas educativas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Nádia Barros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/360
Resumo: Este trabalho resulta da pesquisa sobre as narrativas orais dos contadores de história de Tapiramutá/Bahia numa perspectiva socioeducativa. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva fenomenológicohermenêutica. Inicia-se por enfatizar as narrativas orais como produções culturais composta de elementos do imaginário que apontam para as representações sociais, ideológicas e identitárias dos sujeitos. Considera o potencial das narrativas orais como fonte de saberes e conhecimentos que se entrelaçam com a perspectiva multicultural/intercultural do currículo. Assim sendo, a pesquisa se desenvolveu em dois momentos: primeiro com a pesquisa de campo junto aos contadores de história da cidade de Tapiramutá, a fim delevantar as narrativas orais, os temas e representações que emergem delas. Para tanto, utilizamos a pesquisa exploratória, a entrevista narrativa e semi-estruturada. No segundo momento, o trabalho de pesquisa se desenvolveu através da pesquisa participante e de cunho qualitativa, junto a um grupo de professores da Educação Básica da cidade de Tapiramutá/Bahia, participantes do curso de formação sobre o uso pedagógico das narrativas orais. Desta vivência origina-se um conjunto de 17 (dezessete) proposições didáticas e uma lista de atividades, ambos elaborados pelos professores cursistas. Assim o córpus de analise deste trabalho se constitui de 89 narrativas orais dos contadores e deste conjunto de proposições didáticas e lista de atividades. Como arcabouço teórico nos orientamos por: Marilena Chauí e Chartier para apresentarmos as narrativas orais enquanto expressão cultural, com Bourdieu, Jovchelovith e Maffesoli para discutirmos sobre o imaginário e as representações sociais presentes nas narrativas orais, Tomaz Tadeu e Stuart Hall no que refere-se as questões identitárias, Canen, Macedo e Mclaren para tratarmos sobre o currículo numa perspectiva multicultural/intercultural.
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Assim sendo, a pesquisa se desenvolveu em dois momentos: primeiro com a pesquisa de campo junto aos contadores de história da cidade de Tapiramutá, a fim delevantar as narrativas orais, os temas e representações que emergem delas. Para tanto, utilizamos a pesquisa exploratória, a entrevista narrativa e semi-estruturada. No segundo momento, o trabalho de pesquisa se desenvolveu através da pesquisa participante e de cunho qualitativa, junto a um grupo de professores da Educação Básica da cidade de Tapiramutá/Bahia, participantes do curso de formação sobre o uso pedagógico das narrativas orais. Desta vivência origina-se um conjunto de 17 (dezessete) proposições didáticas e uma lista de atividades, ambos elaborados pelos professores cursistas. Assim o córpus de analise deste trabalho se constitui de 89 narrativas orais dos contadores e deste conjunto de proposições didáticas e lista de atividades. Como arcabouço teórico nos orientamos por: Marilena Chauí e Chartier para apresentarmos as narrativas orais enquanto expressão cultural, com Bourdieu, Jovchelovith e Maffesoli para discutirmos sobre o imaginário e as representações sociais presentes nas narrativas orais, Tomaz Tadeu e Stuart Hall no que refere-se as questões identitárias, Canen, Macedo e Mclaren para tratarmos sobre o currículo numa perspectiva multicultural/intercultural.This work results from research on the oral narratives of Tapiramutá / Bahia storytellers in a socio-educational perspective. The processing of data and the writing of the text is given a phenomenological-hermeneutic perspective. It begins by emphasizing the oral narratives as cultural productions made up of imaginary elements that point to the social representations, ideological and identity of the subjects. It considers the potential of oral narratives as a source of knowledge and expertise that intertwine with multicultural / intercultural perspective of the curriculum. Therefore, the research was developed in two stages: first with the field survey of storytellers City Tapiramutá in order to raise the oral narratives, themes and representations that emerge from them. Therefore, we use the exploratory research, narrative interviews and semi-structured. In the second phase, the research work has developed through participatory research and qualitative nature, with a group of Basic Education teachers from the city of Tapiramutá / Bahia, course participants training on the pedagogical use of oral narratives. This experience stems from a set of 17 (seventeen) didactic propositions and a list of activities, both prepared by course participants teachers. Thus the analysis of corpus of this work is composed of 89 oral narratives of accountants and this set of propositions and didactic activities list. As a theoretical framework we guide ourselves by: Marilena Chauí and Chartier to present oral narratives as a cultural expression, with Bourdieu, Jovchelovith and Maffesoli to discuss about the imaginary and social representations present in oral narratives, Tomaz Tadeu and Stuart Hall in relates the identity issues, Canen, Macedo and Mclaren to treat on the curriculum in a multicultural / intercultural perspective.Gomes, Antenor RitaSilva, Ana Lúcia Gomes daDantas, Vera Lúcia de AzevedoAraújo, Nádia Barros2017-05-10T17:24:07Z2017-05-10T17:24:07Z2016info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfARAÚJO, Nádia Barros. É do jeito da gente que eu contar!: Narrativas orais interfaces nas práticas educativas escolares. Orientador: Antenor Rita Gomes. 2016. 194f. 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