Singularidades e diversidades socioculturais na educação profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA- Campus Seabra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jeovângela de Matos Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/798
Resumo: O presente trabalho resulta da pesquisa sobre as Singularidades e Diversidades Socioculturais na Educação Profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA, Campus Seabra, que surgiu da inquietação em compreender como se constitui a identidade dos discentes dessa instituição, considerando a diversidade sociocultural existente nesse Campus. Na pesquisa investiguei a identidade do estudante da Educação Profissional, sua origem socioeconômica, seu modo de ser e estar no mundo, seu sentimento de pertencimento ao lugar onde vive. Atenta a isso, busquei desenvolver o estudo através do objetivo de identificar as contribuições do processo educativo no IFBA para os deslocamentos da identidade estudantil, fortalecendo a construção de novas identidades e caracterizar os elementos da identidade pessoal do estudante do IFBA, que relacionados aos elementos constitutivos da identidade dos demais discentes, o identifique como educando desse Instituto. Para embasamento teórico da pesquisa no que se refere à Educação Profissional, dialogo com Bezerra (2013) e Pereira (2012), para entender o processo histórico da Educação Profissional e o sujeito a quem destina. Para discutir identidade trago as contribuições de Hall (2015), Santos (2008), Taylor (2005), Binja (2015) e Silva (2014), como aporte para entender o processo de deslocamento da identidade discente; e para discutir a diversidade cultural na educação recorro a Candau (2012), Fleuri (2009) e Canen (2001), dentre outros que trouxeram rica contribuição a outras temáticas surgidas ao longo da pesquisa. Em se tratando de uma pesquisa em educação foi adotada a abordagem qualitativa, com a vertente fenomenológica, do tipo de pesquisa participante. Como dispositivos para a construção de informação foram utilizados questionário, entrevista semiestruturada, grupo focal e análise documental. A escuta dos participantes da pesquisa resultou nesse Documento Referencial, organizado através de proposições compostas de um conjunto de ações para o processo educativo do Instituto, envolvendo os servidores (docentes e técnicos), bem como os educandos, a serem implantadas no IFBA Campus Seabra, que objetivam fortalecer a valorização das identidades existentes nas diversidades socioculturais dos estudantes, objetivando contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas no Instituto.
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spelling Singularidades e diversidades socioculturais na educação profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA- Campus SeabraSingularities and Sociocultural Diversities in Professional Education: a study of student identity at IFBA- Campus SeabraDiversidade SocioculturalEducação ProfissionalIdentidade EstudantilIFBAO presente trabalho resulta da pesquisa sobre as Singularidades e Diversidades Socioculturais na Educação Profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA, Campus Seabra, que surgiu da inquietação em compreender como se constitui a identidade dos discentes dessa instituição, considerando a diversidade sociocultural existente nesse Campus. Na pesquisa investiguei a identidade do estudante da Educação Profissional, sua origem socioeconômica, seu modo de ser e estar no mundo, seu sentimento de pertencimento ao lugar onde vive. Atenta a isso, busquei desenvolver o estudo através do objetivo de identificar as contribuições do processo educativo no IFBA para os deslocamentos da identidade estudantil, fortalecendo a construção de novas identidades e caracterizar os elementos da identidade pessoal do estudante do IFBA, que relacionados aos elementos constitutivos da identidade dos demais discentes, o identifique como educando desse Instituto. Para embasamento teórico da pesquisa no que se refere à Educação Profissional, dialogo com Bezerra (2013) e Pereira (2012), para entender o processo histórico da Educação Profissional e o sujeito a quem destina. Para discutir identidade trago as contribuições de Hall (2015), Santos (2008), Taylor (2005), Binja (2015) e Silva (2014), como aporte para entender o processo de deslocamento da identidade discente; e para discutir a diversidade cultural na educação recorro a Candau (2012), Fleuri (2009) e Canen (2001), dentre outros que trouxeram rica contribuição a outras temáticas surgidas ao longo da pesquisa. Em se tratando de uma pesquisa em educação foi adotada a abordagem qualitativa, com a vertente fenomenológica, do tipo de pesquisa participante. Como dispositivos para a construção de informação foram utilizados questionário, entrevista semiestruturada, grupo focal e análise documental. A escuta dos participantes da pesquisa resultou nesse Documento Referencial, organizado através de proposições compostas de um conjunto de ações para o processo educativo do Instituto, envolvendo os servidores (docentes e técnicos), bem como os educandos, a serem implantadas no IFBA Campus Seabra, que objetivam fortalecer a valorização das identidades existentes nas diversidades socioculturais dos estudantes, objetivando contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas no Instituto.The present work results from research on Sociocultural Singularities and Diversities in Professional Education: a study of student identity at IFBA, Campus Seabra, which arose from the concern in understanding how the identity of students at this institution is constituted, considering the sociocultural diversity that exists on this Campus . In the research I investigated the identity of the Professional Education student, their socioeconomic origin, their way of being in the world, their feeling of belonging to the place where they live. Bearing this in mind, I sought to develop the study with the objective of identifying the contributions of the educational process at IFBA to the shifts in student identity, strengthening the construction of new identities and characterizing the elements of the IFBA student's personal identity, which are related to the constituent elements of the identity of the other students, identifies him as a student of this Institute. For the theoretical basis of the research regarding Professional Education, I dialogue with Bezerra (2013) and Pereira (2012), to understand the historical process of Professional Education and the subject for whom it is intended. To discuss identity, I bring the contributions of Hall (2015), Santos (2008), Taylor (2005), Binja (2015) and Silva (2014), as a contribution to understanding the process of displacement of student identity; and to discuss cultural diversity in education I turn to Candau (2012), Fleuri (2009) and Canen (2001), among others who made a rich contribution to other themes that emerged throughout the research. In the case of research in education, a qualitative approach was adopted, with a phenomenological aspect, of the type of participatory research. As devices for constructing information, a questionnaire, semi-structured interview, focus group and document analysis were used. Listening to research participants resulted in this Reference Document, organized through propositions made up of a set of actions for the Institute's educational process, involving employees (teachers and technicians), as well as students, to be implemented at the IFBA Campus Seabra, which aim to strengthen the appreciation of the identities existing in the sociocultural diversities of students, aiming to contribute to the qualification of pedagogical practices at the Institute.Sales, Marcea AndradeDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoFaria, Marcelo Oliveira deRibeiro, Jeovângela de Matos Rosa2018-04-26T14:00:52Z2018-04-26T14:00:52Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfRIBEIRO. Jeovângela de Matos Rosa. Singularidades e diversidades socioculturais na educação profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA Campus Seabra. Orientador: Márcea Andrade Sales; Coorientadora: Profa. Dra.. Emanuela Oliveira Carvalho. 2017. 151f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.http://hdl.handle.net/20.500.11896/798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:22Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/798Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:22Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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