A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/2549 |
Resumo: | Este estudo objetivou compreender como a produção do webdocumentário pode se constituir numa experiência formadora como prática educacional situada no âmbito do Colégio Crescenciano Fernandes Pires, Itaitu – Jacobina – Bahia, desdobrando-se em objetivos específicos, a saber: conhecer os tipos de webdocumentários, evidenciando suas características pedagógicas; analisar as possibilidades de prática educacional situada na produção do gênero webdocumentário, analisando aspectos, como: autonomia, interatividade e cooperação; elaborar com professores e alunos a produção cooperada de webdocumentários situados, visando compreender o caráter formativo da experiência. Este estudo é pautado nas seguintes categorias: cultura visual; aprendizagem situada; educomunicação; e webdocumentário. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, sendo o método científico o estudo fenomenológico, por tratar-se da descrição e compreensão do fenômeno, centrando nos sujeitos que vivenciam a experiência de pesquisa e seus significados, sob a luz de uma concepção hermenêutica. |
id |
UNEB-8_a9970974a926a281fa1b2266ff18a4c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2549 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situadaThe Production of Web Documentaries in Schools: Reflections on Situated Educational PracticeCultura VisualWebdocumentárioPrática Educacional SituadaEste estudo objetivou compreender como a produção do webdocumentário pode se constituir numa experiência formadora como prática educacional situada no âmbito do Colégio Crescenciano Fernandes Pires, Itaitu – Jacobina – Bahia, desdobrando-se em objetivos específicos, a saber: conhecer os tipos de webdocumentários, evidenciando suas características pedagógicas; analisar as possibilidades de prática educacional situada na produção do gênero webdocumentário, analisando aspectos, como: autonomia, interatividade e cooperação; elaborar com professores e alunos a produção cooperada de webdocumentários situados, visando compreender o caráter formativo da experiência. Este estudo é pautado nas seguintes categorias: cultura visual; aprendizagem situada; educomunicação; e webdocumentário. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, sendo o método científico o estudo fenomenológico, por tratar-se da descrição e compreensão do fenômeno, centrando nos sujeitos que vivenciam a experiência de pesquisa e seus significados, sob a luz de uma concepção hermenêutica.This study aimed to understand how the production of the webdocumentary can constitute a training experience as an educational practice situated within the scope of the School CrescencianoFernandesPires, Itaitu - Jacobina - Bahia, unfolding in specific objectives, as: to know the types of webdocumentaries, evidencing their pedagogical characteristics; analyze the possibilities of educational practice situated in the production of the webdocumentary genre, analyzing aspects such as: autonomy, interactivity and cooperation; elaborate with teachers and students the cooperative production of webdocumentaries situated, aiming to understand the formative nature of the experience. This study is based on the following categories: visual culture; situated learning; educommunication; and webdocumentary. It is a participatory research, with a qualitative approach, being the scientific method the phenomenological study, because it is the description and understanding of the phenomenon, focusing on the subjects who experience the research experience and its meanings, in the light of a hermeneutics conception.Gomes, Antenor RitaSousa, Denise Dias de CarvalhoAmorim, RicardoBrazão, PauloNunes, Inaiara Lima de Souza2022-07-14T19:32:55Z2022-07-14T19:32:55Z2017-07-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfNUNES, Inaiara Lima de Souza. A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada. Orientador: Antenor Rita Gomes. 2017. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.http://hdl.handle.net/20.500.11896/2549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:42Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2549Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:42Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada The Production of Web Documentaries in Schools: Reflections on Situated Educational Practice |
title |
A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada |
spellingShingle |
A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada Nunes, Inaiara Lima de Souza Cultura Visual Webdocumentário Prática Educacional Situada |
title_short |
A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada |
title_full |
A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada |
title_fullStr |
A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada |
title_full_unstemmed |
A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada |
title_sort |
A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada |
author |
Nunes, Inaiara Lima de Souza |
author_facet |
Nunes, Inaiara Lima de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Antenor Rita Sousa, Denise Dias de Carvalho Amorim, Ricardo Brazão, Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Inaiara Lima de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Visual Webdocumentário Prática Educacional Situada |
topic |
Cultura Visual Webdocumentário Prática Educacional Situada |
description |
Este estudo objetivou compreender como a produção do webdocumentário pode se constituir numa experiência formadora como prática educacional situada no âmbito do Colégio Crescenciano Fernandes Pires, Itaitu – Jacobina – Bahia, desdobrando-se em objetivos específicos, a saber: conhecer os tipos de webdocumentários, evidenciando suas características pedagógicas; analisar as possibilidades de prática educacional situada na produção do gênero webdocumentário, analisando aspectos, como: autonomia, interatividade e cooperação; elaborar com professores e alunos a produção cooperada de webdocumentários situados, visando compreender o caráter formativo da experiência. Este estudo é pautado nas seguintes categorias: cultura visual; aprendizagem situada; educomunicação; e webdocumentário. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, sendo o método científico o estudo fenomenológico, por tratar-se da descrição e compreensão do fenômeno, centrando nos sujeitos que vivenciam a experiência de pesquisa e seus significados, sob a luz de uma concepção hermenêutica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-25 2022-07-14T19:32:55Z 2022-07-14T19:32:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES, Inaiara Lima de Souza. A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada. Orientador: Antenor Rita Gomes. 2017. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11896/2549 |
identifier_str_mv |
NUNES, Inaiara Lima de Souza. A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada. Orientador: Antenor Rita Gomes. 2017. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/2549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131150433419264 |