A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Inaiara Lima de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/2549
Resumo: Este estudo objetivou compreender como a produção do webdocumentário pode se constituir numa experiência formadora como prática educacional situada no âmbito do Colégio Crescenciano Fernandes Pires, Itaitu – Jacobina – Bahia, desdobrando-se em objetivos específicos, a saber: conhecer os tipos de webdocumentários, evidenciando suas características pedagógicas; analisar as possibilidades de prática educacional situada na produção do gênero webdocumentário, analisando aspectos, como: autonomia, interatividade e cooperação; elaborar com professores e alunos a produção cooperada de webdocumentários situados, visando compreender o caráter formativo da experiência. Este estudo é pautado nas seguintes categorias: cultura visual; aprendizagem situada; educomunicação; e webdocumentário. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, sendo o método científico o estudo fenomenológico, por tratar-se da descrição e compreensão do fenômeno, centrando nos sujeitos que vivenciam a experiência de pesquisa e seus significados, sob a luz de uma concepção hermenêutica.
id UNEB-8_a9970974a926a281fa1b2266ff18a4c0
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2549
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situadaThe Production of Web Documentaries in Schools: Reflections on Situated Educational PracticeCultura VisualWebdocumentárioPrática Educacional SituadaEste estudo objetivou compreender como a produção do webdocumentário pode se constituir numa experiência formadora como prática educacional situada no âmbito do Colégio Crescenciano Fernandes Pires, Itaitu – Jacobina – Bahia, desdobrando-se em objetivos específicos, a saber: conhecer os tipos de webdocumentários, evidenciando suas características pedagógicas; analisar as possibilidades de prática educacional situada na produção do gênero webdocumentário, analisando aspectos, como: autonomia, interatividade e cooperação; elaborar com professores e alunos a produção cooperada de webdocumentários situados, visando compreender o caráter formativo da experiência. Este estudo é pautado nas seguintes categorias: cultura visual; aprendizagem situada; educomunicação; e webdocumentário. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, sendo o método científico o estudo fenomenológico, por tratar-se da descrição e compreensão do fenômeno, centrando nos sujeitos que vivenciam a experiência de pesquisa e seus significados, sob a luz de uma concepção hermenêutica.This study aimed to understand how the production of the webdocumentary can constitute a training experience as an educational practice situated within the scope of the School CrescencianoFernandesPires, Itaitu - Jacobina - Bahia, unfolding in specific objectives, as: to know the types of webdocumentaries, evidencing their pedagogical characteristics; analyze the possibilities of educational practice situated in the production of the webdocumentary genre, analyzing aspects such as: autonomy, interactivity and cooperation; elaborate with teachers and students the cooperative production of webdocumentaries situated, aiming to understand the formative nature of the experience. This study is based on the following categories: visual culture; situated learning; educommunication; and webdocumentary. It is a participatory research, with a qualitative approach, being the scientific method the phenomenological study, because it is the description and understanding of the phenomenon, focusing on the subjects who experience the research experience and its meanings, in the light of a hermeneutics conception.Gomes, Antenor RitaSousa, Denise Dias de CarvalhoAmorim, RicardoBrazão, PauloNunes, Inaiara Lima de Souza2022-07-14T19:32:55Z2022-07-14T19:32:55Z2017-07-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfNUNES, Inaiara Lima de Souza. A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada. Orientador: Antenor Rita Gomes. 2017. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.http://hdl.handle.net/20.500.11896/2549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:42Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2549Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:42Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada
The Production of Web Documentaries in Schools: Reflections on Situated Educational Practice
title A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada
spellingShingle A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada
Nunes, Inaiara Lima de Souza
Cultura Visual
Webdocumentário
Prática Educacional Situada
title_short A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada
title_full A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada
title_fullStr A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada
title_full_unstemmed A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada
title_sort A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada
author Nunes, Inaiara Lima de Souza
author_facet Nunes, Inaiara Lima de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Antenor Rita
Sousa, Denise Dias de Carvalho
Amorim, Ricardo
Brazão, Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Inaiara Lima de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Visual
Webdocumentário
Prática Educacional Situada
topic Cultura Visual
Webdocumentário
Prática Educacional Situada
description Este estudo objetivou compreender como a produção do webdocumentário pode se constituir numa experiência formadora como prática educacional situada no âmbito do Colégio Crescenciano Fernandes Pires, Itaitu – Jacobina – Bahia, desdobrando-se em objetivos específicos, a saber: conhecer os tipos de webdocumentários, evidenciando suas características pedagógicas; analisar as possibilidades de prática educacional situada na produção do gênero webdocumentário, analisando aspectos, como: autonomia, interatividade e cooperação; elaborar com professores e alunos a produção cooperada de webdocumentários situados, visando compreender o caráter formativo da experiência. Este estudo é pautado nas seguintes categorias: cultura visual; aprendizagem situada; educomunicação; e webdocumentário. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, sendo o método científico o estudo fenomenológico, por tratar-se da descrição e compreensão do fenômeno, centrando nos sujeitos que vivenciam a experiência de pesquisa e seus significados, sob a luz de uma concepção hermenêutica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
2022-07-14T19:32:55Z
2022-07-14T19:32:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Inaiara Lima de Souza. A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada. Orientador: Antenor Rita Gomes. 2017. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/2549
identifier_str_mv NUNES, Inaiara Lima de Souza. A produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada. Orientador: Antenor Rita Gomes. 2017. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/2549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131150433419264