Proposta de protocolo de internacionalização em casa: perspectivas interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Maria de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5563
Resumo: A internacionalização do Ensino Superior surge como um dos fatores que faz emergir uma nova cultura institucional, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), em todos os aspectos: desde a forma de difusão da produção científica e tecnológica, até a aproximação com outras culturas, consolidando a interculturalidade objeto desse estudo. Trazendo a seguinte questão de pesquisa: Como se efetiva o processo de internacionalização da Universidade do Estado da Bahia no contexto da multicampia, tendo como perspectiva a interculturalidade, a partir da elaboração dialogada com os documentos de uma proposta de protocolo de internacionalização em casa do Programa Estudante - Convênio de Graduação (PEC-G)? Partindo desta questão, traçamos como objetivo geral analisar o percurso dos estudantes do PEC-G e as estratégias implementadas pela UNEB para o processo de internacionalização no contexto da multicampia e da interculturalidade, tendo como perspectiva a elaboração dialogada de uma proposta de protocolo de internacionalização em casa. Devido à Pandemia do Covid-19 e do retorno de alguns participantes da pesquisa aos seus países de origem, dificultando o acesso às ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, realinhamos o estudo dentro do contexto metodológico. Utilizamos, na pesquisa, os aportes metodológicos da abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de intervenção. O trabalho tem natureza exploratória e interventiva, considerando as especificidades que circundam o desenvolvimento da pesquisa no Mestrado Profissional. Quanto à técnica de coleta de dados documentais, utilizamos dos relatos publicados e a análise de conteúdo de Bardin (2006). Como achados da pesquisa encontramos três pontos principais: 1º. A necessidade da UNEB ampliar discussões e aprofundamento de produções cientificas aplicadas, a respeito da internacionalização e da interculturalidade a fim de dar embasamento ao seu processo de gestão da internacionalização e da internacionalização em casa. 2º. Após análise dos documentos institucionais, que não há destaque para as categorias de estudo interculturalidade, ou internacionalização em casa, apenas os mesmos aludem sobre internacionalização, assim como não identificamos qualquer referência sobre à teoria adotada neste estudo a respeito das referidas categorias. 3º. A itinerância proporcionada pela multicampia evidenciando a diversidade cultural como uma marca da Instituição. Os resultados da pesquisa, foram a internacionalização em casa pode vir a se constituir como aliada ao processo de internacionalização e interculturalidade da Instituição, tornando-o mais inclusivo e democrático, criar procedimentos internos para sistematizar e reconhecer a presença de alunos do PEC-G, como oportunidade para fomentar a aquisição das competências interculturais através das ações de ensino pesquisa e extensão. O produto final foi protocolado via SEI/BA nº 07412932022080035-52 na mesa da Secretária Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB) através do relatório técnico científico em formato de um documento balizador estruturado como Proposta de Protocolo de Internacionalização em casa: Perspectivas Interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, conforme parecer de número 5.129.030.
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Partindo desta questão, traçamos como objetivo geral analisar o percurso dos estudantes do PEC-G e as estratégias implementadas pela UNEB para o processo de internacionalização no contexto da multicampia e da interculturalidade, tendo como perspectiva a elaboração dialogada de uma proposta de protocolo de internacionalização em casa. Devido à Pandemia do Covid-19 e do retorno de alguns participantes da pesquisa aos seus países de origem, dificultando o acesso às ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, realinhamos o estudo dentro do contexto metodológico. Utilizamos, na pesquisa, os aportes metodológicos da abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de intervenção. O trabalho tem natureza exploratória e interventiva, considerando as especificidades que circundam o desenvolvimento da pesquisa no Mestrado Profissional. Quanto à técnica de coleta de dados documentais, utilizamos dos relatos publicados e a análise de conteúdo de Bardin (2006). Como achados da pesquisa encontramos três pontos principais: 1º. A necessidade da UNEB ampliar discussões e aprofundamento de produções cientificas aplicadas, a respeito da internacionalização e da interculturalidade a fim de dar embasamento ao seu processo de gestão da internacionalização e da internacionalização em casa. 2º. Após análise dos documentos institucionais, que não há destaque para as categorias de estudo interculturalidade, ou internacionalização em casa, apenas os mesmos aludem sobre internacionalização, assim como não identificamos qualquer referência sobre à teoria adotada neste estudo a respeito das referidas categorias. 3º. A itinerância proporcionada pela multicampia evidenciando a diversidade cultural como uma marca da Instituição. Os resultados da pesquisa, foram a internacionalização em casa pode vir a se constituir como aliada ao processo de internacionalização e interculturalidade da Instituição, tornando-o mais inclusivo e democrático, criar procedimentos internos para sistematizar e reconhecer a presença de alunos do PEC-G, como oportunidade para fomentar a aquisição das competências interculturais através das ações de ensino pesquisa e extensão. O produto final foi protocolado via SEI/BA nº 07412932022080035-52 na mesa da Secretária Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB) através do relatório técnico científico em formato de um documento balizador estruturado como Proposta de Protocolo de Internacionalização em casa: Perspectivas Interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, conforme parecer de número 5.129.030.The internationalization of Higher Education surges as one of the factors in the globalization process that has been guiding a constant technological evolution and revolution, leading to changes in social structures and rapprochement of cultures. The educational Institutions, while social segment, need to adapt to those changes, not only to answer the technological impulses, but also the intercultural experiences. In your role of builder and producer of scientific knowledge, the Higher Education Institutes are directly connected to the determinations of this new historical moment that provides a different organizational culture within those institutions, encompassing all aspects of teaching, research and extension, as well as in the form of scientific production, from the dissemination of knowledge to the responsibility with the universal values arising from its expansion, constructed by its cooperation agreements, which brings cultures together. Using as example the Student Program - Graduation Agreement (PEC-G) whose State University of Bahia (Uneb) participates answering to an accord between countries whose responsibility is not only established in academic training, but also have to be committed with the respectful coexistence between cultures, is the object of this study and final product of the master‘s dissertation. The research is linked to the Post Graduation Stricto-Sensu Professional master‘s Program in Educational and Social Intervention – in the Education Department – Campus XI – Serrinha. This study was guided by the following research question: How is the process of internationalization of the State University of Bahia effective in the context of multicampus, with the perspective of interculturality based on the elaboration of a proposal for an internationalization protocol in home of the Student Program - Graduation Agreement (PEC-G)? From this point of view, our objective was to create a protocol proposal of Internalization at home inside of the multicampus context that meets the Student Program - Graduation Agreement (PEC-G). This research has an exploratory and interventional nature, considering the specifics that surround the development of research in the Professional master‘s degree. As for the documentary data collection technique, we used published reports and Bardin's content analysis (2006). As research findings we can highlight three main points: 1º. The need for UNEB to expand discussions and deepening of applied scientific productions in order to support their own process of managing internationalization and internationalization at home. 2º. After analysis of institutional documents, it was evident that there is no emphasis on the study categories: interculturality and internationalization at home, they only mention internationalization. Also, there was no identification about the theory adopted in this study regarding those categories.3º. The locomotion is proportionate to the multicampus highlighting the cultural diversity as a brand of the Institution. The results of the research were: the internationalization at home may constitute as an ally to the process of internationalization and interculturality of the Institution, making it more inclusive and democratic, creating internal procedures to systematize and recognize the presence of the PEC-G students, as an opportunity to foment the acquisition of intercultural competences through teaching, research and extension actions. The afore-mentioned proposal for a protocol was approved by the Ethic Committee, according to document nº 5.129.030 and filed via SEI/BA nº 07412932022080035-52 at the Special Secretary for International Relations (SERINT/UNEB) through the scientific technical report in the format of a landmark document structured as Proposal for an Internationalization Protocol at home: Intercultural Perspectives of the Student Program - Graduation Agreement (PEC-G) at UNEB. The proposal was divided into 3 axes: Administrative, Infrastructure and Interdisciplinary: teaching, research and extension; each one of the axis containing specific objectives, strategies and actions that meet the implementation, within a year, in the other words, two academic semesters for analysis and evaluation of the activities proposed in this Protocol.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES)Silva, Sandra Célia Coelho Gomes daGomes, Marcius de AlmeidaDworak, KrzysztofBatista, Ana Maria de Souza2024-06-12T17:41:26Z2024-06-12T17:41:26Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfBATISTA, Ana Maria de Souza. Proposta de protocolo de internacionalização em casa: perspectivas interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB. Orientadora: Sandra Célia Coelho Gomes da Silva. 2022. 135f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social - Departamento de Educação Campus XI, Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, 2022.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5563porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-13T03:00:27Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5563Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-13T03:00:27Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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