Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1096 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo analisar a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do perfil identitário de seus professores, associado aos percursos de formação da vida docente e sua vinculação nas práticas curriculares nessa modalidade educacional. Tal pesquisa é sustentada teoricamente nas perspectivas da Formação do Professor (Feldmann, Imbernón, Nóvoa entre outros), da Educação de Jovens e Adultos (Arroyo, Dayrell, Eugênio, Faria, Freire, Gadotti, Machado, Soares entre outros) e da Educação Multicultural (Banks, Candau, Canen, Mota, entre outros), a fim de possibilitar ao docente a expressão dos seus valores, suas crenças e suas atitudes que caracterizam a sua história de docência aplicada à sua experiência em EJA. Portanto, o trabalho desenvolvido pretende, então, estabelecer um diálogo no sentido de identificar suas percepções críticas sobre a realidade da sala de aula da EJA, assim como a adequação da sua formação docente para o atendimento das pessoas tão culturalmente diversificadas que compõem as turmas da EJA. Desse modo, a pesquisa ora apresentada tem como perguntas de partida: Como os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) revelam seu conhecimento crítico sobre as questões multiculturais que caracterizam seus discentes e de que maneira esse conhecimento é aplicado nas práticas curriculares da EJA? Como a história de vida do professor e seu percurso de formação atuam nas concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas em diálogo com a realidade sociocultural dos estudantes da EJA? No sentido de investigar as inter-relações nas três vértices da pesquisa (perfil identitário do professor / percurso de formação docente / práticas curriculares na EJA), a atuação desse estudo foi norteada pelos seguintes pontos de investigação: registrar a trajetória profissional do professor, expressando sua história de vida docente vinculada à EJA; analisar as representações desses professores sobre o sujeito da EJA; promover um espaço de discussão sobre as práticas curriculares da EJA desenvolvidas pelo professor; investigar sobre os saberes docentes e o atendimento à diversidade cultural da EJA, a partir dos pressupostos da educação multicultural; e construir com os professores uma abordagem de formação continuada que atenda às necessidades multiculturais da EJA. Destarte, uma pesquisa qualitativa foi desenvolvida, sendo esta metodologicamente próxima a um Estudo de Caso. Para tanto, encontros com o Grupo Focal foram realizados, bem como aplicados questionários e entrevistas individuais, além de escritas autobiográficas (memoriais de formação) redigidas pelos docentes. Os interlocutores da pesquisa se constituíram de dez professores da EJA da rede municipal de Jequié-Bahia. Alguns resultados da pesquisa revelaram que os interlocutores, mesmo sem muito embasamento teórico em relação à educação multicultural, veem como necessária a abordagem das questões multiculturais nos currículos e nas práticas pedagógicas da EJA, levando em consideração a diversidade dos seus discentes. Também manifestaram sua consciência sobre a profissão docente por meio do desejo por encontros e momentos de formações continuadas na área da EJA. Entretanto, salientaram a necessidade de profissionais que, além da formação específica na área de conhecimento, tenham também vivência prática nas turmas da EJA, para que possam fazer as contextualizações entre teoria e prática. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos – Formação de Professores - Percurso Docente na EJA – Educação Multicultural. |
id |
UNEB-8_b090926ef77d00641ff26baa35cf43c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1096 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva MulticulturalEducação de Jovens e AdultosFormação de ProfessoresPercurso Docente na EJAEducação MulticulturalEsse trabalho tem como objetivo analisar a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do perfil identitário de seus professores, associado aos percursos de formação da vida docente e sua vinculação nas práticas curriculares nessa modalidade educacional. Tal pesquisa é sustentada teoricamente nas perspectivas da Formação do Professor (Feldmann, Imbernón, Nóvoa entre outros), da Educação de Jovens e Adultos (Arroyo, Dayrell, Eugênio, Faria, Freire, Gadotti, Machado, Soares entre outros) e da Educação Multicultural (Banks, Candau, Canen, Mota, entre outros), a fim de possibilitar ao docente a expressão dos seus valores, suas crenças e suas atitudes que caracterizam a sua história de docência aplicada à sua experiência em EJA. Portanto, o trabalho desenvolvido pretende, então, estabelecer um diálogo no sentido de identificar suas percepções críticas sobre a realidade da sala de aula da EJA, assim como a adequação da sua formação docente para o atendimento das pessoas tão culturalmente diversificadas que compõem as turmas da EJA. Desse modo, a pesquisa ora apresentada tem como perguntas de partida: Como os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) revelam seu conhecimento crítico sobre as questões multiculturais que caracterizam seus discentes e de que maneira esse conhecimento é aplicado nas práticas curriculares da EJA? Como a história de vida do professor e seu percurso de formação atuam nas concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas em diálogo com a realidade sociocultural dos estudantes da EJA? No sentido de investigar as inter-relações nas três vértices da pesquisa (perfil identitário do professor / percurso de formação docente / práticas curriculares na EJA), a atuação desse estudo foi norteada pelos seguintes pontos de investigação: registrar a trajetória profissional do professor, expressando sua história de vida docente vinculada à EJA; analisar as representações desses professores sobre o sujeito da EJA; promover um espaço de discussão sobre as práticas curriculares da EJA desenvolvidas pelo professor; investigar sobre os saberes docentes e o atendimento à diversidade cultural da EJA, a partir dos pressupostos da educação multicultural; e construir com os professores uma abordagem de formação continuada que atenda às necessidades multiculturais da EJA. Destarte, uma pesquisa qualitativa foi desenvolvida, sendo esta metodologicamente próxima a um Estudo de Caso. Para tanto, encontros com o Grupo Focal foram realizados, bem como aplicados questionários e entrevistas individuais, além de escritas autobiográficas (memoriais de formação) redigidas pelos docentes. Os interlocutores da pesquisa se constituíram de dez professores da EJA da rede municipal de Jequié-Bahia. Alguns resultados da pesquisa revelaram que os interlocutores, mesmo sem muito embasamento teórico em relação à educação multicultural, veem como necessária a abordagem das questões multiculturais nos currículos e nas práticas pedagógicas da EJA, levando em consideração a diversidade dos seus discentes. Também manifestaram sua consciência sobre a profissão docente por meio do desejo por encontros e momentos de formações continuadas na área da EJA. Entretanto, salientaram a necessidade de profissionais que, além da formação específica na área de conhecimento, tenham também vivência prática nas turmas da EJA, para que possam fazer as contextualizações entre teoria e prática. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos – Formação de Professores - Percurso Docente na EJA – Educação Multicultural.2019-08-19T19:07:18Z2019-08-19T19:07:18Z2018-04-17info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11896/1096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Josinélia dos Santosreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:27:37Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1096Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:27:37Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural |
title |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural |
spellingShingle |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural Moreira, Josinélia dos Santos Educação de Jovens e Adultos Formação de Professores Percurso Docente na EJA Educação Multicultural |
title_short |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural |
title_full |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural |
title_fullStr |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural |
title_full_unstemmed |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural |
title_sort |
Docência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural |
author |
Moreira, Josinélia dos Santos |
author_facet |
Moreira, Josinélia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Josinélia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Formação de Professores Percurso Docente na EJA Educação Multicultural |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Formação de Professores Percurso Docente na EJA Educação Multicultural |
description |
Esse trabalho tem como objetivo analisar a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do perfil identitário de seus professores, associado aos percursos de formação da vida docente e sua vinculação nas práticas curriculares nessa modalidade educacional. Tal pesquisa é sustentada teoricamente nas perspectivas da Formação do Professor (Feldmann, Imbernón, Nóvoa entre outros), da Educação de Jovens e Adultos (Arroyo, Dayrell, Eugênio, Faria, Freire, Gadotti, Machado, Soares entre outros) e da Educação Multicultural (Banks, Candau, Canen, Mota, entre outros), a fim de possibilitar ao docente a expressão dos seus valores, suas crenças e suas atitudes que caracterizam a sua história de docência aplicada à sua experiência em EJA. Portanto, o trabalho desenvolvido pretende, então, estabelecer um diálogo no sentido de identificar suas percepções críticas sobre a realidade da sala de aula da EJA, assim como a adequação da sua formação docente para o atendimento das pessoas tão culturalmente diversificadas que compõem as turmas da EJA. Desse modo, a pesquisa ora apresentada tem como perguntas de partida: Como os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) revelam seu conhecimento crítico sobre as questões multiculturais que caracterizam seus discentes e de que maneira esse conhecimento é aplicado nas práticas curriculares da EJA? Como a história de vida do professor e seu percurso de formação atuam nas concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas em diálogo com a realidade sociocultural dos estudantes da EJA? No sentido de investigar as inter-relações nas três vértices da pesquisa (perfil identitário do professor / percurso de formação docente / práticas curriculares na EJA), a atuação desse estudo foi norteada pelos seguintes pontos de investigação: registrar a trajetória profissional do professor, expressando sua história de vida docente vinculada à EJA; analisar as representações desses professores sobre o sujeito da EJA; promover um espaço de discussão sobre as práticas curriculares da EJA desenvolvidas pelo professor; investigar sobre os saberes docentes e o atendimento à diversidade cultural da EJA, a partir dos pressupostos da educação multicultural; e construir com os professores uma abordagem de formação continuada que atenda às necessidades multiculturais da EJA. Destarte, uma pesquisa qualitativa foi desenvolvida, sendo esta metodologicamente próxima a um Estudo de Caso. Para tanto, encontros com o Grupo Focal foram realizados, bem como aplicados questionários e entrevistas individuais, além de escritas autobiográficas (memoriais de formação) redigidas pelos docentes. Os interlocutores da pesquisa se constituíram de dez professores da EJA da rede municipal de Jequié-Bahia. Alguns resultados da pesquisa revelaram que os interlocutores, mesmo sem muito embasamento teórico em relação à educação multicultural, veem como necessária a abordagem das questões multiculturais nos currículos e nas práticas pedagógicas da EJA, levando em consideração a diversidade dos seus discentes. Também manifestaram sua consciência sobre a profissão docente por meio do desejo por encontros e momentos de formações continuadas na área da EJA. Entretanto, salientaram a necessidade de profissionais que, além da formação específica na área de conhecimento, tenham também vivência prática nas turmas da EJA, para que possam fazer as contextualizações entre teoria e prática. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos – Formação de Professores - Percurso Docente na EJA – Educação Multicultural. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-17 2019-08-19T19:07:18Z 2019-08-19T19:07:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1096 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131151998943232 |