Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Adam Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4698
Resumo: A pesquisa tem como escopo a construção de conhecimento sobre educação e gestão colaborativa do Portal TBC Cabula para a visibilidade e valorização do Quilombo Cabula. Tem como objetivo geral desenvolver soluções educacionais e sistêmicas para potencializar a efetividade e gestão do Portal TBC como ferramenta de divulgação dos conhecimentos gerados a partir do Projeto Turismo de Base Comunitária do Cabula e Entorno. Como objetivos específicos visa-se: a) realizar estudos sobre o contexto dos bairros que fazem parte desta localidade; b) construir conhecimentos sobre Educação popular, Socioconstrutivismo, Turismo de base comunitária, Comunicação comunitária e Tecnologias da Informação e Comunicação Popular. Que são os elementos conceituais que dão suporte ao Portal TBC Cabula; c) Elaborar as soluções de modelagens digitais aplicadas ao portal TBC que podem ajudar na sua efetividade como ferramenta de Gestão, Educação e divulgação dos saberes populares locais; d) avaliar a pertinência das soluções tecnológicas aplicadas ao portal TBC. O lócus do estudo compreende os 17 bairros reconhecidos pela comunidade como Quilombo Cabula, situados no entorno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A metodologia adotada para a pesquisa é a abordagem Design Based-Research (DBR), ou Pesquisa Aplicação, cuja natureza processual e colaborativa favorece o desenvolvimento de soluções tecnológicas adequadas a problemas reais. Como forma de embasamento teórico para os diálogos com princípios que norteiam esta dissertação, utilizamos como base para a Educação Popular as contribuições de BRANDÃO (1984), FREIRE (1987). Para o embasamento sobre o Socioconstrutivismo: VYGOTSKY (2021), DANIELS (2003) e MATTA (2012). Em relação ao Turismo de Base Comunitária utilizou-se das contribuições de: SILVA (2012), (2013), (2014) e (2020). Já na Comunicação Comunitária os estudos de PERUZZO (1998) e CAVALHEIRO (2018). Em relação as TDICs, MARTINS (2018) e MATTA (2014) foram de grande importância. Como forma de analisar se as modificações propostas foram efetivas, foi utilizado como parâmetro o número de acessos ao site por meio da área administrativa contida na própria página. Na versão atualizada do Portal, foi utilizada a ferramenta Google Analytics. Os resultados apresentados revelam que as soluções propostas e desenvolvidas aplicadas ao Portal TBC Cabula potencializaram a socialização de saberes e fazeres do Cabula, assim como uma maior aproximação com as comunidades ao agregar a esse ambiente virtual uma estrutura de interação e informação flexível, contextualizada e atenta às demandas da comunidade.
id UNEB-8_b5ba98ac5a7b2212e9cb03b3904f53c0
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:123456789/4698
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo CabulaEducation and collaborative management of the TBC Portal for visibility and appreciation of the Cabula quilomboTICCSocioconstrutivismoComunicação ComunitáriaPortal TBCDesign CognitivoA pesquisa tem como escopo a construção de conhecimento sobre educação e gestão colaborativa do Portal TBC Cabula para a visibilidade e valorização do Quilombo Cabula. Tem como objetivo geral desenvolver soluções educacionais e sistêmicas para potencializar a efetividade e gestão do Portal TBC como ferramenta de divulgação dos conhecimentos gerados a partir do Projeto Turismo de Base Comunitária do Cabula e Entorno. Como objetivos específicos visa-se: a) realizar estudos sobre o contexto dos bairros que fazem parte desta localidade; b) construir conhecimentos sobre Educação popular, Socioconstrutivismo, Turismo de base comunitária, Comunicação comunitária e Tecnologias da Informação e Comunicação Popular. Que são os elementos conceituais que dão suporte ao Portal TBC Cabula; c) Elaborar as soluções de modelagens digitais aplicadas ao portal TBC que podem ajudar na sua efetividade como ferramenta de Gestão, Educação e divulgação dos saberes populares locais; d) avaliar a pertinência das soluções tecnológicas aplicadas ao portal TBC. O lócus do estudo compreende os 17 bairros reconhecidos pela comunidade como Quilombo Cabula, situados no entorno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A metodologia adotada para a pesquisa é a abordagem Design Based-Research (DBR), ou Pesquisa Aplicação, cuja natureza processual e colaborativa favorece o desenvolvimento de soluções tecnológicas adequadas a problemas reais. Como forma de embasamento teórico para os diálogos com princípios que norteiam esta dissertação, utilizamos como base para a Educação Popular as contribuições de BRANDÃO (1984), FREIRE (1987). Para o embasamento sobre o Socioconstrutivismo: VYGOTSKY (2021), DANIELS (2003) e MATTA (2012). Em relação ao Turismo de Base Comunitária utilizou-se das contribuições de: SILVA (2012), (2013), (2014) e (2020). Já na Comunicação Comunitária os estudos de PERUZZO (1998) e CAVALHEIRO (2018). Em relação as TDICs, MARTINS (2018) e MATTA (2014) foram de grande importância. Como forma de analisar se as modificações propostas foram efetivas, foi utilizado como parâmetro o número de acessos ao site por meio da área administrativa contida na própria página. Na versão atualizada do Portal, foi utilizada a ferramenta Google Analytics. Os resultados apresentados revelam que as soluções propostas e desenvolvidas aplicadas ao Portal TBC Cabula potencializaram a socialização de saberes e fazeres do Cabula, assim como uma maior aproximação com as comunidades ao agregar a esse ambiente virtual uma estrutura de interação e informação flexível, contextualizada e atenta às demandas da comunidade.The research scope is the construction of knowledge about education and collaborative management of the TBC Cabula Portal for the visibility and appreciation of Quilombo Cabula. Its general objective is to develop educational and systemic solutions to enhance the effectiveness and management of the TBC Portal as a tool for disseminating the knowledge generated from the Cabula and Surroundings Community Based Tourism Project. The specific objectives are: a) to carry out studies on the context of the neighborhoods that are part of this locality; b) build knowledge about Popular Education, Socio-Constructivism, Community-Based Tourism, Community Communication and Information Technologies and Popular Communication. What are the conceptual elements that support the TBC Cabula Portal; c) Elaborate digital modeling solutions applied to the TBC portal that can help its effectiveness as a tool for Management, Education and dissemination of local popular knowledge; d) evaluate the pertinence of the technological solutions applied to the TBC portal. The locus of the study comprises the 17 neighborhoods recognized by the community as Quilombo Cabula, located around the University of the State of Bahia (UNEB). The methodology adopted for the research is the Design Based Research (DBR) approach, or Application Research, whose procedural and collaborative nature favors the development of appropriate technological solutions to real problems. As a form of theoretical basis for dialogues with principles that guide this dissertation, we used as a basis for Popular Education the contributions of BRANDÃO (1984), FREIRE (1987). For the basis on Socioconstructivism: VYGOTSKY (2021), DANIELS (2003) and MATTA (2012). Regarding Community Based Tourism, contributions from: SILVA (2012), (2013), (2014) and (2020) were used. In Community Communication, the studies by PERUZZO (1998) and CAVALHEIRO (2018). Regarding DICTs, MARTINS (2018) and MATTA (2014) were of great importance. As a way of analyzing whether the proposed modifications were effective, the number of accesses to the site through the administrative area contained in the page itself was used as a parameter. In the updated version of the Portal, the Google Analytics tool was used. The results presented reveal that the proposed and developed solutions applied to the TBC Cabula Portal enhanced the socialization of Cabula knowledge and practices, as well as a closer relationship with the communities by adding a flexible, contextualized and attentive structure of interaction and information to this virtual environment. to the demands of the communityUniversidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e ContemporaneidadeSantos, Francisca de Paula SilvaNunes, Eduardo José FernandesMartins , Luciana Conceição de AlmeidaBrasil, Adam Silva2023-07-28T11:41:15Z2023-07-28T11:41:15Z2023-03-28info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfBRASIL, Adam Silva. Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula, 181 f. il. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4698porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:38:14Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4698Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:38:14Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula
Education and collaborative management of the TBC Portal for visibility and appreciation of the Cabula quilombo
title Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula
spellingShingle Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula
Brasil, Adam Silva
TICC
Socioconstrutivismo
Comunicação Comunitária
Portal TBC
Design Cognitivo
title_short Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula
title_full Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula
title_fullStr Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula
title_full_unstemmed Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula
title_sort Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula
author Brasil, Adam Silva
author_facet Brasil, Adam Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Francisca de Paula Silva
Nunes, Eduardo José Fernandes
Martins , Luciana Conceição de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Adam Silva
dc.subject.por.fl_str_mv TICC
Socioconstrutivismo
Comunicação Comunitária
Portal TBC
Design Cognitivo
topic TICC
Socioconstrutivismo
Comunicação Comunitária
Portal TBC
Design Cognitivo
description A pesquisa tem como escopo a construção de conhecimento sobre educação e gestão colaborativa do Portal TBC Cabula para a visibilidade e valorização do Quilombo Cabula. Tem como objetivo geral desenvolver soluções educacionais e sistêmicas para potencializar a efetividade e gestão do Portal TBC como ferramenta de divulgação dos conhecimentos gerados a partir do Projeto Turismo de Base Comunitária do Cabula e Entorno. Como objetivos específicos visa-se: a) realizar estudos sobre o contexto dos bairros que fazem parte desta localidade; b) construir conhecimentos sobre Educação popular, Socioconstrutivismo, Turismo de base comunitária, Comunicação comunitária e Tecnologias da Informação e Comunicação Popular. Que são os elementos conceituais que dão suporte ao Portal TBC Cabula; c) Elaborar as soluções de modelagens digitais aplicadas ao portal TBC que podem ajudar na sua efetividade como ferramenta de Gestão, Educação e divulgação dos saberes populares locais; d) avaliar a pertinência das soluções tecnológicas aplicadas ao portal TBC. O lócus do estudo compreende os 17 bairros reconhecidos pela comunidade como Quilombo Cabula, situados no entorno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A metodologia adotada para a pesquisa é a abordagem Design Based-Research (DBR), ou Pesquisa Aplicação, cuja natureza processual e colaborativa favorece o desenvolvimento de soluções tecnológicas adequadas a problemas reais. Como forma de embasamento teórico para os diálogos com princípios que norteiam esta dissertação, utilizamos como base para a Educação Popular as contribuições de BRANDÃO (1984), FREIRE (1987). Para o embasamento sobre o Socioconstrutivismo: VYGOTSKY (2021), DANIELS (2003) e MATTA (2012). Em relação ao Turismo de Base Comunitária utilizou-se das contribuições de: SILVA (2012), (2013), (2014) e (2020). Já na Comunicação Comunitária os estudos de PERUZZO (1998) e CAVALHEIRO (2018). Em relação as TDICs, MARTINS (2018) e MATTA (2014) foram de grande importância. Como forma de analisar se as modificações propostas foram efetivas, foi utilizado como parâmetro o número de acessos ao site por meio da área administrativa contida na própria página. Na versão atualizada do Portal, foi utilizada a ferramenta Google Analytics. Os resultados apresentados revelam que as soluções propostas e desenvolvidas aplicadas ao Portal TBC Cabula potencializaram a socialização de saberes e fazeres do Cabula, assim como uma maior aproximação com as comunidades ao agregar a esse ambiente virtual uma estrutura de interação e informação flexível, contextualizada e atenta às demandas da comunidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28T11:41:15Z
2023-07-28T11:41:15Z
2023-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRASIL, Adam Silva. Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula, 181 f. il. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023
https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4698
identifier_str_mv BRASIL, Adam Silva. Educação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula, 181 f. il. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023
url https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131148323684352