Sala de aula: a tradição oral e os saberes populares da comunidade quilombola de Várzea Queimada no município de Caém-Bahia
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1855 |
Resumo: | Sabe-se que nas comunidades quilombolas os conhecimentos, a socialização, os saberes e fazeres perpassam pela tradição oral, resultante da convivência e observação dos mais velhos, incluindo família, comunidade, relações de trabalho com o sagrado, assim como, vivências na escola, nos movimentos sociais ou em outras organizações. Partindo desse entendimento, surgiu o presente estudo, intitulado Sala de Aula: A Tradição Oral e os Saberes Populares da Comunidade Quilombola de Várzea Queimada no município de Caém-Bahia, com o objetivo de compreender como acontece a valorização e a inserção da cultura da tradição oral e dos saberes populares da população Quilombola de Várzea Queimada, Caém – Bahia, no espaço escolar, e a contextualização desses elementos com a práxis pedagógica dos docentes da Escola Municipal Domingos Pereira dos Santos. Para tanto, retomam-se os estudos de Bauman (2005); Hall (2006); Freire (1987); Munanga (1986); Gatti (2005); Dione (2007); Chizzotti (2010); Delgado (2006), Thiollent (2011) e Barbier (2007). Situada metodologicamente nos preceitos da abordagem qualitativa, com base na história oral e na pesquisa ação, busca-se conhecer o território quilombola supracitado, suas lutas, seus principais fatos sociais e sua história. Esta pesquisa contou com os seguintes colaboradores: pessoas idosas da comunidade quilombola, integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), direção e corpo docente da Escola Domingos Pereira dos Santos, tendo em vista que esses cooperadores são moradores da comunidade, exceto a gestão escolar e alguns professores. Assim, a pesquisa teve dois momentos: o primeiro, na comunidade; e o segundo, na escola, sendo utilizados como instrumentos de construção de dados: visitas à comunidade e à escola, a fim de registrar as narrativas orais na comunidade por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado; observação participante e grupo focal. Para analisar os dados, foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), buscando desenvolver uma análise crítica da observação sistemática do território quilombola, considerando o crescimento populacional dessa comunidade para melhor interpretar a realidade dos envolvidos, sobretudo no que se refere à conexão de saberes existentes entre a Cultura Popular e as práticas de Educação Popular, detectando as tradições, os saberes populares presentes na linguagem, costumes, crenças, manifestações culturais, pois, não só significa uma expressão da cultura popular brasileira (patrimônio cultural), como também uma estratégia histórica de luta. A segunda etapa, direcionada à escola da comunidade, possibilitou entender se os elementos da cultura quilombola local estão presentes/ausentes, inseridos (ou não) no contexto escolar e como estes são contextualizados na práxis pedagógica. O grupo focal favoreceu iniciar o processo de intervenção cujos colaboradores participaram da elaboração do produto, denominado Material Educativo Ilustrativo - Contribuições na Prática Educativa em uma Comunidade Quilombola: Narrativas de um Povo. O material possibilita os profissionais contemplarem a educação escolar quilombola, dando um destaque às particularidades da comunidade e suas tradições, saberes e fazeres, bem como a valorização desses elementos no espaço escolar. |
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Sala de aula: a tradição oral e os saberes populares da comunidade quilombola de Várzea Queimada no município de Caém-BahiaClassroom: oral tradition and the popular knowledge of the quilombola community of Várzea Queimada in the municipality of Caém, BahiaQuilombolasEducação QuilombolaSabe-se que nas comunidades quilombolas os conhecimentos, a socialização, os saberes e fazeres perpassam pela tradição oral, resultante da convivência e observação dos mais velhos, incluindo família, comunidade, relações de trabalho com o sagrado, assim como, vivências na escola, nos movimentos sociais ou em outras organizações. Partindo desse entendimento, surgiu o presente estudo, intitulado Sala de Aula: A Tradição Oral e os Saberes Populares da Comunidade Quilombola de Várzea Queimada no município de Caém-Bahia, com o objetivo de compreender como acontece a valorização e a inserção da cultura da tradição oral e dos saberes populares da população Quilombola de Várzea Queimada, Caém – Bahia, no espaço escolar, e a contextualização desses elementos com a práxis pedagógica dos docentes da Escola Municipal Domingos Pereira dos Santos. Para tanto, retomam-se os estudos de Bauman (2005); Hall (2006); Freire (1987); Munanga (1986); Gatti (2005); Dione (2007); Chizzotti (2010); Delgado (2006), Thiollent (2011) e Barbier (2007). Situada metodologicamente nos preceitos da abordagem qualitativa, com base na história oral e na pesquisa ação, busca-se conhecer o território quilombola supracitado, suas lutas, seus principais fatos sociais e sua história. Esta pesquisa contou com os seguintes colaboradores: pessoas idosas da comunidade quilombola, integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), direção e corpo docente da Escola Domingos Pereira dos Santos, tendo em vista que esses cooperadores são moradores da comunidade, exceto a gestão escolar e alguns professores. Assim, a pesquisa teve dois momentos: o primeiro, na comunidade; e o segundo, na escola, sendo utilizados como instrumentos de construção de dados: visitas à comunidade e à escola, a fim de registrar as narrativas orais na comunidade por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado; observação participante e grupo focal. Para analisar os dados, foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), buscando desenvolver uma análise crítica da observação sistemática do território quilombola, considerando o crescimento populacional dessa comunidade para melhor interpretar a realidade dos envolvidos, sobretudo no que se refere à conexão de saberes existentes entre a Cultura Popular e as práticas de Educação Popular, detectando as tradições, os saberes populares presentes na linguagem, costumes, crenças, manifestações culturais, pois, não só significa uma expressão da cultura popular brasileira (patrimônio cultural), como também uma estratégia histórica de luta. A segunda etapa, direcionada à escola da comunidade, possibilitou entender se os elementos da cultura quilombola local estão presentes/ausentes, inseridos (ou não) no contexto escolar e como estes são contextualizados na práxis pedagógica. O grupo focal favoreceu iniciar o processo de intervenção cujos colaboradores participaram da elaboração do produto, denominado Material Educativo Ilustrativo - Contribuições na Prática Educativa em uma Comunidade Quilombola: Narrativas de um Povo. O material possibilita os profissionais contemplarem a educação escolar quilombola, dando um destaque às particularidades da comunidade e suas tradições, saberes e fazeres, bem como a valorização desses elementos no espaço escolar.It is known that in quilombola communities the knowledge, socialization, knowledge and doings permeate the oral tradition, resulting from the coexistence and observation of the elders, including family, community, working relations with the sacred, as well as experiences at school, in social movements or other organizations. From this understanding, the present study, entitled Classroom: The Oral Tradition and Popular Knowledge of the Quilombola de Várzea Queimada Community in Caém-Bahia, emerged, with the objective of understanding how the valorization and insertion of the tradition culture happens. of the Quilombola population of Várzea Queimada, Caém - Bahia, in the school space, and the contextualization of these elements with the pedagogical praxis of the teachers of Domingos Pereira dos Santos Municipal School. To this end, the studies of Bauman (2005) are resumed; Hall (2006); Freire (1987); Munanga (1986); Gatti (2005); Dione (2007); Chizzotti (2010); Delgado (2006), Thiollent (2011) and Barbier (2007). Methodologically situated in the precepts of the qualitative approach, based on oral history and action research, we seek to know the aforementioned quilombola territory, its struggles, its main social facts and its history. This research had the following collaborators: elderly people from the quilombola community, members of the Small Farmers Movement (MPA), board and faculty of Domingos Pereira dos Santos School, considering that these cooperators are residents of the community, except school management and some teachers. Thus, the research had two moments: the first, in the community; and the second, in the school, being used as data construction instruments: visits to the community and the school, in order to record the oral narratives in the community through interviews, with semi-structured script; participant observation and focus group. To analyze the data, we used the technique of Content Analysis (BARDIN, 1977), seeking to develop a critical analysis of the systematic observation of the quilombola territory, considering the population growth of this community to better interpret the reality of those involved, especially with regard to the connection of existing knowledge between Popular Culture and Popular Education practices, detecting traditions. , popular knowledge present in language, customs, beliefs, cultural manifestations, therefore, not only means an expression of Brazilian popular culture (cultural heritage), but also a historical strategy of struggle. The second stage, directed to the community school, made it possible to understand if the elements of the local quilombola culture are present / absent, inserted (or not) in the school context and how they are contextualized in the pedagogical praxis. The focus group favored starting the intervention process whose collaborators participated in the elaboration of the product, called Illustrative Educational Material - Contributions in Educational Practice in a Quilombola Community: Narratives of a People. The material enables professionals to contemplate quilombola school education, highlighting the particularities of the community and its traditions, knowledge and practices, as well as the appreciation of these elements in the school space.Sousa, Denise Dias de CarvalhoCoutinho, Ilmara Velois Bacelar FigueredoBesnosik, Maria Helena da RochaOliveira, Ronaldo Alves de2021-08-16T17:08:59Z2021-08-16T17:08:59Z2019info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Ronaldo Alves de. Sala de aula: a tradição oral e os saberes populares da comunidade quilombola de várzea queimada no município de Caém-Bahia. Orientadora: Denise Dias de Carvalho Sousa. 2019. 183f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2019.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:42Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1855Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:42Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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