Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/3589 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes que os estudantes do 9ºano revelam sobre as diferentes representações do número racional (fração, decimal e porcentagem). Para isso, foi aplicada uma sequência didática com 12 questões, para 10 alunos, do 9° ano, etapa final do Ensino Fundamental II; suas respostas foram analisadas referente os erros apresentados. Cinco alunos são de uma Escola da Rede Estadual e cinco alunos de uma Rede Privada. Por meio das análises foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldades para reconhecer e produzir diferentes representações para um mesmo número racional, e que não conseguem estabelecer uma relação entre esses registros, constatando ainda, que o ensino e a aprendizagem desses números necessita de uma atenção especial, principalmente nas suas diferentes representações. Espera-se que o trabalho contribua para estudos sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais. |
id |
UNEB-8_c7e4a6faafff982683edd06c7aedd53d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3589 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Números racionais: investigando as diferentes representações do número racionalRational Numbers: Investigating the Different Representations of Rational NumbersNúmero racionalRepresentações do número racionalEnsino de fraçãoDificuldades na aprendizagem do número racionalEste trabalho tem como objetivo investigar os saberes que os estudantes do 9ºano revelam sobre as diferentes representações do número racional (fração, decimal e porcentagem). Para isso, foi aplicada uma sequência didática com 12 questões, para 10 alunos, do 9° ano, etapa final do Ensino Fundamental II; suas respostas foram analisadas referente os erros apresentados. Cinco alunos são de uma Escola da Rede Estadual e cinco alunos de uma Rede Privada. Por meio das análises foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldades para reconhecer e produzir diferentes representações para um mesmo número racional, e que não conseguem estabelecer uma relação entre esses registros, constatando ainda, que o ensino e a aprendizagem desses números necessita de uma atenção especial, principalmente nas suas diferentes representações. Espera-se que o trabalho contribua para estudos sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais.This work aims to investigate the knowledge that 9th grade students reveal about the different representations of the rational number (fraction, decimal and percentage). For this, a didactic sequence with 12 questions was applied to 10 students, from the 9th year, final stage of Elementary School II; their answers were analyzed regarding the errors presented. Five students are from a State Network School and five students from a Private Network. Through the analyses, it was possible to observe that students have difficulties to recognize and produce different representations for the same rational number, and that they cannot establish a relationship between these records, noting that the teaching and learning of these numbers needs special attention. especially in its different representations. It is hoped that the work will contribute to studies on the teaching and learning of rational numbers.Leal, Maria de Fatima CostaSilva, Maria Eliana Santana da CruzSantos, Viviane Mendonça dosSantos, Sabrina Miranda dos2022-10-11T12:16:07Z2022-10-11T12:16:07Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Sabrina Miranda dos. Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional. Orientadora: Maria de Fatima Costa Leal. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:51Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3589Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:51Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional Rational Numbers: Investigating the Different Representations of Rational Numbers |
title |
Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional |
spellingShingle |
Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional Santos, Sabrina Miranda dos Número racional Representações do número racional Ensino de fração Dificuldades na aprendizagem do número racional |
title_short |
Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional |
title_full |
Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional |
title_fullStr |
Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional |
title_full_unstemmed |
Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional |
title_sort |
Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional |
author |
Santos, Sabrina Miranda dos |
author_facet |
Santos, Sabrina Miranda dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Maria de Fatima Costa Silva, Maria Eliana Santana da Cruz Santos, Viviane Mendonça dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sabrina Miranda dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número racional Representações do número racional Ensino de fração Dificuldades na aprendizagem do número racional |
topic |
Número racional Representações do número racional Ensino de fração Dificuldades na aprendizagem do número racional |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes que os estudantes do 9ºano revelam sobre as diferentes representações do número racional (fração, decimal e porcentagem). Para isso, foi aplicada uma sequência didática com 12 questões, para 10 alunos, do 9° ano, etapa final do Ensino Fundamental II; suas respostas foram analisadas referente os erros apresentados. Cinco alunos são de uma Escola da Rede Estadual e cinco alunos de uma Rede Privada. Por meio das análises foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldades para reconhecer e produzir diferentes representações para um mesmo número racional, e que não conseguem estabelecer uma relação entre esses registros, constatando ainda, que o ensino e a aprendizagem desses números necessita de uma atenção especial, principalmente nas suas diferentes representações. Espera-se que o trabalho contribua para estudos sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-11T12:16:07Z 2022-10-11T12:16:07Z 2022-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Sabrina Miranda dos. Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional. Orientadora: Maria de Fatima Costa Leal. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022. http://hdl.handle.net/20.500.11896/3589 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Sabrina Miranda dos. Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional. Orientadora: Maria de Fatima Costa Leal. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131152019914752 |