Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sabrina Miranda dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3589
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes que os estudantes do 9ºano revelam sobre as diferentes representações do número racional (fração, decimal e porcentagem). Para isso, foi aplicada uma sequência didática com 12 questões, para 10 alunos, do 9° ano, etapa final do Ensino Fundamental II; suas respostas foram analisadas referente os erros apresentados. Cinco alunos são de uma Escola da Rede Estadual e cinco alunos de uma Rede Privada. Por meio das análises foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldades para reconhecer e produzir diferentes representações para um mesmo número racional, e que não conseguem estabelecer uma relação entre esses registros, constatando ainda, que o ensino e a aprendizagem desses números necessita de uma atenção especial, principalmente nas suas diferentes representações. Espera-se que o trabalho contribua para estudos sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais.
id UNEB-8_c7e4a6faafff982683edd06c7aedd53d
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3589
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Números racionais: investigando as diferentes representações do número racionalRational Numbers: Investigating the Different Representations of Rational NumbersNúmero racionalRepresentações do número racionalEnsino de fraçãoDificuldades na aprendizagem do número racionalEste trabalho tem como objetivo investigar os saberes que os estudantes do 9ºano revelam sobre as diferentes representações do número racional (fração, decimal e porcentagem). Para isso, foi aplicada uma sequência didática com 12 questões, para 10 alunos, do 9° ano, etapa final do Ensino Fundamental II; suas respostas foram analisadas referente os erros apresentados. Cinco alunos são de uma Escola da Rede Estadual e cinco alunos de uma Rede Privada. Por meio das análises foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldades para reconhecer e produzir diferentes representações para um mesmo número racional, e que não conseguem estabelecer uma relação entre esses registros, constatando ainda, que o ensino e a aprendizagem desses números necessita de uma atenção especial, principalmente nas suas diferentes representações. Espera-se que o trabalho contribua para estudos sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais.This work aims to investigate the knowledge that 9th grade students reveal about the different representations of the rational number (fraction, decimal and percentage). For this, a didactic sequence with 12 questions was applied to 10 students, from the 9th year, final stage of Elementary School II; their answers were analyzed regarding the errors presented. Five students are from a State Network School and five students from a Private Network. Through the analyses, it was possible to observe that students have difficulties to recognize and produce different representations for the same rational number, and that they cannot establish a relationship between these records, noting that the teaching and learning of these numbers needs special attention. especially in its different representations. It is hoped that the work will contribute to studies on the teaching and learning of rational numbers.Leal, Maria de Fatima CostaSilva, Maria Eliana Santana da CruzSantos, Viviane Mendonça dosSantos, Sabrina Miranda dos2022-10-11T12:16:07Z2022-10-11T12:16:07Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Sabrina Miranda dos. Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional. Orientadora: Maria de Fatima Costa Leal. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:51Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3589Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:51Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional
Rational Numbers: Investigating the Different Representations of Rational Numbers
title Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional
spellingShingle Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional
Santos, Sabrina Miranda dos
Número racional
Representações do número racional
Ensino de fração
Dificuldades na aprendizagem do número racional
title_short Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional
title_full Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional
title_fullStr Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional
title_full_unstemmed Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional
title_sort Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional
author Santos, Sabrina Miranda dos
author_facet Santos, Sabrina Miranda dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Maria de Fatima Costa
Silva, Maria Eliana Santana da Cruz
Santos, Viviane Mendonça dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sabrina Miranda dos
dc.subject.por.fl_str_mv Número racional
Representações do número racional
Ensino de fração
Dificuldades na aprendizagem do número racional
topic Número racional
Representações do número racional
Ensino de fração
Dificuldades na aprendizagem do número racional
description Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes que os estudantes do 9ºano revelam sobre as diferentes representações do número racional (fração, decimal e porcentagem). Para isso, foi aplicada uma sequência didática com 12 questões, para 10 alunos, do 9° ano, etapa final do Ensino Fundamental II; suas respostas foram analisadas referente os erros apresentados. Cinco alunos são de uma Escola da Rede Estadual e cinco alunos de uma Rede Privada. Por meio das análises foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldades para reconhecer e produzir diferentes representações para um mesmo número racional, e que não conseguem estabelecer uma relação entre esses registros, constatando ainda, que o ensino e a aprendizagem desses números necessita de uma atenção especial, principalmente nas suas diferentes representações. Espera-se que o trabalho contribua para estudos sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-11T12:16:07Z
2022-10-11T12:16:07Z
2022-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Sabrina Miranda dos. Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional. Orientadora: Maria de Fatima Costa Leal. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3589
identifier_str_mv SANTOS, Sabrina Miranda dos. Números racionais: investigando as diferentes representações do número racional. Orientadora: Maria de Fatima Costa Leal. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131152019914752