Inserção dos saberes-fazeres quilombolas da Escola de Caldeirão – Uibaí - BA: diálogos artístico-culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Fabiana Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1829
Resumo: Este texto dissertativo apresenta a pesquisa do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), a qual foi desenvolvida na comunidade de Caldeirão - Uibaí-BA, povoado registrado como quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2004. A proposta surgiu pelo silenciamento da esfera pública quanto à formação em exercício dos seus professores/as, especialmente, dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), e por compreender que as vivências culturais da comunidade devem fazer parte da proposta pedagógica dessa escola, o que requer essa formação em exercício permanente e contextualizada. Este estudo partiu do questionamento sobre quais os saberes-fazeres artísticoculturais quilombolas do campo versam sobre valores para as produções afro-brasileiras e africanas, como forma de potencializar a educação na escola investigada. Para isso, elencamos os objetivos e seus respectivos dispositivos: 1)catalogar as produções artístico-culturais da escola que fazem parte da identidade da comunidade lócus da pesquisa. Para alcançar este objetivo, usamos como dispositivo a Análise Documental. Nesse momento, como não há currículo formalizado, debruçamos o olhar interpretativo sobre os documentos encontrados na escola: Regimento, Projeto Político Pedagógico (PPP), planejamentos e demais registros de atividades, para depois: 2) conhecer a cultura quilombola do campo a partir das produções artístico-culturais presentes nesses registros, fazendo uso da entrevista semiestruturada. A partir disso, dialogamos a respeito do que seriam essas produções e quais delas evidenciavam a identidade quilombola. Contudo apenas a Semana da Consciência Negra e a capoeira exploram a cultura negra, segundo os/as participantes, pouco fazendo menção à identidade quilombola. Assim, passamos aos demais objetivos: 3) compreender como as atividades pedagógicas sobre as produções artístico-culturais quilombolas do campo estão presentes no planejamento docente; e 4)construir com os participantes da pesquisa uma proposta de intervenção educativa a partir dos saberes-fazeres artístico-culturais, como elementos para a formação pedagógica dos/as professores/as que atuam na escola de Caldeirão de Uibaí-BA. Para isso, fizemos uso das Tertúlias Dialógicas Culturais, inspiradas na Tertúlia Dialógica Literária freiriana, denominada neste trabalho de Tertúlia Dialógica Artística e Cultural, pois realizamos leituras de imagens de produções artísticas já desenvolvidas na escola, questionando a identidade quilombola do campo. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, com a abordagem filosófica hermenêutica para interpretação das informações, a etnoformação inspirada nos saberes-fazeres da etnopesquisa e da pesquisa-formação. Para este estudo, foram entrelaçados diálogos entre os teóricos que melhor se aproximam do objeto em estudo, como Creswell, Fazenda e Denzin, os quais colaboram com a abordagem qualitativa; Candau e Canen com reflexões sobre a diversidade da educação na sociedade; José Santos e Geertz com conceitos de cultura; Rios e Nóvoa, com identidade docente; Josso e Macedo que trazem saberes sobre pesquisaformação e a etnopesquisa; Gomes e Munanga trazem conceitos sobre quilombolas; e Hall e Silva que tratam de identidade. Esta pesquisa mostrou a diversidade de produções artístico-culturais da escola, como a dança, o teatro, a música, o artesanato, porém ficou evidenciada a não contextualização das mesmas no que tange à sua identidade quilombola do campo. Assim, será pertinente a formação em exercício a partir da identidade quilombola, desenvolvida como intervenção desta pesquisa.
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Este estudo partiu do questionamento sobre quais os saberes-fazeres artísticoculturais quilombolas do campo versam sobre valores para as produções afro-brasileiras e africanas, como forma de potencializar a educação na escola investigada. Para isso, elencamos os objetivos e seus respectivos dispositivos: 1)catalogar as produções artístico-culturais da escola que fazem parte da identidade da comunidade lócus da pesquisa. Para alcançar este objetivo, usamos como dispositivo a Análise Documental. Nesse momento, como não há currículo formalizado, debruçamos o olhar interpretativo sobre os documentos encontrados na escola: Regimento, Projeto Político Pedagógico (PPP), planejamentos e demais registros de atividades, para depois: 2) conhecer a cultura quilombola do campo a partir das produções artístico-culturais presentes nesses registros, fazendo uso da entrevista semiestruturada. A partir disso, dialogamos a respeito do que seriam essas produções e quais delas evidenciavam a identidade quilombola. Contudo apenas a Semana da Consciência Negra e a capoeira exploram a cultura negra, segundo os/as participantes, pouco fazendo menção à identidade quilombola. Assim, passamos aos demais objetivos: 3) compreender como as atividades pedagógicas sobre as produções artístico-culturais quilombolas do campo estão presentes no planejamento docente; e 4)construir com os participantes da pesquisa uma proposta de intervenção educativa a partir dos saberes-fazeres artístico-culturais, como elementos para a formação pedagógica dos/as professores/as que atuam na escola de Caldeirão de Uibaí-BA. Para isso, fizemos uso das Tertúlias Dialógicas Culturais, inspiradas na Tertúlia Dialógica Literária freiriana, denominada neste trabalho de Tertúlia Dialógica Artística e Cultural, pois realizamos leituras de imagens de produções artísticas já desenvolvidas na escola, questionando a identidade quilombola do campo. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, com a abordagem filosófica hermenêutica para interpretação das informações, a etnoformação inspirada nos saberes-fazeres da etnopesquisa e da pesquisa-formação. Para este estudo, foram entrelaçados diálogos entre os teóricos que melhor se aproximam do objeto em estudo, como Creswell, Fazenda e Denzin, os quais colaboram com a abordagem qualitativa; Candau e Canen com reflexões sobre a diversidade da educação na sociedade; José Santos e Geertz com conceitos de cultura; Rios e Nóvoa, com identidade docente; Josso e Macedo que trazem saberes sobre pesquisaformação e a etnopesquisa; Gomes e Munanga trazem conceitos sobre quilombolas; e Hall e Silva que tratam de identidade. Esta pesquisa mostrou a diversidade de produções artístico-culturais da escola, como a dança, o teatro, a música, o artesanato, porém ficou evidenciada a não contextualização das mesmas no que tange à sua identidade quilombola do campo. Assim, será pertinente a formação em exercício a partir da identidade quilombola, desenvolvida como intervenção desta pesquisa.This dissertation presents the research of the Professional Masters in Education and Diversity, which was developed in the community of Caldeirão - Uibaí-BA, a village registered as quilombola by the Palmares Cultural Foundation in 2004. The proposal arose due to thesilencing of the public sphere in regard to the in-service training of its teachers, especially in the final years of Elementary School, and for understanding that the community cultural experiences should be part of the pedagogical proposal of this school, which requires this ongoing and contextualized training. This study started from the questioning about which artistic-cultural know-how of the countryside quilombola deals with values for the AfroBrazilian and African productions, as a way to enhance education in the surveyed school. The refore, we established the objectives and their respective devices: 1) to catalog the school´s artistic-cultural productions that are part of the researched community identity. To achieve this goal, we used the Document Analysis as a technique. At this point, since there is no formal curriculum, we interpreted the documents found in the school: Rules, Political Pedagogical Project, plannings and other records of activities, then: 2) to know the countryside quilombola culture from the artistic-cultural productions present in these registers, making use of the semi-structured interview. From this perspective, we talked about these productions and which of them showed the quilombola identity. However, only the Black Consciousness Week and the capoeira exploit the black culture, according to the participants, with little mention of the quilombola identity. Thus, we moved on to the other objectives: 3) to understand how the pedagogical activities on the artistic-cultural productions of the countryside quilombola are present in the teaching planning; and 4) to build with the research participants a proposal of educational intervention based on artistic-cultural knowhow as elements for the pedagogical training of the teachers who work in the School of Caldeirão, in Uibaí-BA. For this reason, we made use of the Cultural Dialogical Meetings, inspired by Freire´s Dialogical Literary Meeting, named in this work as Dialogical Artistic and Cultural Meeting, because we accomplished readings of images of artistic production salready developed in the school, questioning the countryside quilombola identity. As to the methodology, it was the qualitative research, with the hermeneutical philosophical approach for interpreting the information, the ethnographic formation inspired by the know-how of the ethnographic research and the research-formation. For this study, dialogues were interwoven among the theoreticians who best approach the studied object, such as Creswell, Fazenda and Denzin, who collaborate with the qualitative approach; Candau and Canen with reflections on the education diversity in society; José Santos and Geertz with concepts of culture; Rios and Nóvoa, with teaching identity; Josso and Macedo who bring knowledge about researchtraining and ethnographic research; Gomes and Munangahighlight concepts about quilombolas; and Hall and Silva who deal with identity. This research showed the diversity of the schools´ artistic-cultural productions, such as dance, theater, music, handicraft, but the non-contextualization of these activities was noticed regarding their countryside quilombola identity. Thus, the in-service training based on the quilombola identity will be relevant since it was developed as an intervention of this research.Dourado, Emanuela Oliveira CarvalhoMiranda, Carmélia Aparecida da SilvaSodré, Maria Dorath BentoFaria, Marcelo Oliveira deCavalcante, Fabiana Lopes2021-08-12T20:20:47Z2021-08-12T20:20:47Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCAVALCANTE, Fabiana Lopes. Inserção dos Saberes-Fazeres Quilombolas da Escola de Caldeirão – Uibaí - Ba: diálogos Artístico-Culturais. Orientadora: Emanuela Oliveira Carvalho Dourado. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:19Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1829Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:19Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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