Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Wélida Cristina de Souza Muniz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3722
Resumo: Este artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma pesquisa prática de abordagem quali-quantitativa que busca compreender os efeitos que o compartilhamento da leitura de romances pode gerar na empatia dos leitores no que diz respeito a temáticas como a representação do racismo, da depressão e da violência doméstica. Para a realização da pesquisa foram identificadas as potencialidades das obras para a abordagem dos temas a serem tratados. Uma vez selecionadas, elas foram usadas nas discussões para expandir a temática, tendo como apoio outros tipos de textos tais quais memes, tirinhas e reportagens. Assim, visamos interpretar os dados coletados nos encontros, dando especial atenção à reação dos participantes durante as discussões. Foram três as reuniões do Clube do Livro, duas com alunos do primeiro semestre do curso de Inglês da UNEB Campus II, Alagoinhas, e uma com o Clube do Livro de Alagoinhas. Foram três as obras abordadas, cada uma delas tratando de uma problemática social; O ódio que você semeia (2017), de Angie Thomas fala de racismo, É assim que acaba (2016), de Colleen Hoover trata da violência contra a mulher, e As mil partes do meu coração (2018), de Colleen Hoover aborda a depressão na adolescência. Para a análise e interpretação dos dados usamos como apoio os estudos de Currie (1995); e Goldman (2009) embasando questões de imaginário; Djikic, Oatley e Moldoveanu (2013) e Oatley (2012) que tratam sobre empatia na leitura; e Cosson (2014) que aborda o clube do livro. Oferecendo textos de ficção e não-ficção, pretendeu-se, por meio do letramento literário, que o participante do clube do livro ampliasse a noção do texto ficcional, através de conexões intersubjetivas do que se vive na realidade, sobretudo, pela perspectiva da empatia.
id UNEB-8_cd4b5ee09e9e36478011c9f99ac1faf9
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3722
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionaisBook Club and Literary Literacy: Empathy in Reading Fictional WorksEmpatiaImaginárioClube do livroLeituras de obras ficcionaisEste artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma pesquisa prática de abordagem quali-quantitativa que busca compreender os efeitos que o compartilhamento da leitura de romances pode gerar na empatia dos leitores no que diz respeito a temáticas como a representação do racismo, da depressão e da violência doméstica. Para a realização da pesquisa foram identificadas as potencialidades das obras para a abordagem dos temas a serem tratados. Uma vez selecionadas, elas foram usadas nas discussões para expandir a temática, tendo como apoio outros tipos de textos tais quais memes, tirinhas e reportagens. Assim, visamos interpretar os dados coletados nos encontros, dando especial atenção à reação dos participantes durante as discussões. Foram três as reuniões do Clube do Livro, duas com alunos do primeiro semestre do curso de Inglês da UNEB Campus II, Alagoinhas, e uma com o Clube do Livro de Alagoinhas. Foram três as obras abordadas, cada uma delas tratando de uma problemática social; O ódio que você semeia (2017), de Angie Thomas fala de racismo, É assim que acaba (2016), de Colleen Hoover trata da violência contra a mulher, e As mil partes do meu coração (2018), de Colleen Hoover aborda a depressão na adolescência. Para a análise e interpretação dos dados usamos como apoio os estudos de Currie (1995); e Goldman (2009) embasando questões de imaginário; Djikic, Oatley e Moldoveanu (2013) e Oatley (2012) que tratam sobre empatia na leitura; e Cosson (2014) que aborda o clube do livro. Oferecendo textos de ficção e não-ficção, pretendeu-se, por meio do letramento literário, que o participante do clube do livro ampliasse a noção do texto ficcional, através de conexões intersubjetivas do que se vive na realidade, sobretudo, pela perspectiva da empatia.This paper aims to present the results of a practical research with a qualitative and quantitative approach that seeks to understand the effects that sharing the reading of novels can generate in the empathy of readers with regard to themes such as the representation of racism, depression and domestic violence. In order to carry out the research, the potential of the works for addressing the issues to be addressed was identified. Once selected, they were used in discussions to expand the theme, supported by other types of texts such as memes, comics and reports. Thus, we aim to interpret the data collected at the meetings, paying special attention to the reaction of the participants during the discussions. There were three meetings of the reading club, two with students from the first semester of the English course at UNEB Campus II, Alagoinhas, and one with the Clube do Livro de Alagoinhas. There were three works covered, each one dealing with a social issue; O ódio que você semeia (2017), by Angie Thomas, talks about racism, É assim que acaba (2016), by Colleen Hoover, deals with violence against women, and Mil partes do meu coração (2018), by Colleen Hoover, addresses adolescent depression. For the analysis and interpretation of the data, we used the studies of Currie (1995) as support; and Goldman (2009) supporting the imaginary subjects; Djikic, Oatley and Moldoveanu (2013) and Oatley (2012) that deal with empathy in reading; and Cosson (2014) who addresses the book club theory. Offering fiction and non-fiction texts, it was intended, through literary literacy, that the participant of the book club would expand the notion of the fictional text through intersubjective connections of what is lived in reality, mainly from the empathy perspective.Barreto Júnior, ManoelMoreira, Shirlei Tiara de SouzaAlmeida, Risonete Lima deAssunção, Wélida Cristina de Souza Muniz2022-11-09T11:02:46Z2022-11-09T11:02:46Z2022-11-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfASSUNÇÃO, Wélida Cristina de Souza Muniz. Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais. Orientador: Manoel Barreto Júnior. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:22Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3722Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:22Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais
Book Club and Literary Literacy: Empathy in Reading Fictional Works
title Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais
spellingShingle Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais
Assunção, Wélida Cristina de Souza Muniz
Empatia
Imaginário
Clube do livro
Leituras de obras ficcionais
title_short Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais
title_full Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais
title_fullStr Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais
title_full_unstemmed Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais
title_sort Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais
author Assunção, Wélida Cristina de Souza Muniz
author_facet Assunção, Wélida Cristina de Souza Muniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto Júnior, Manoel
Moreira, Shirlei Tiara de Souza
Almeida, Risonete Lima de
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Wélida Cristina de Souza Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Imaginário
Clube do livro
Leituras de obras ficcionais
topic Empatia
Imaginário
Clube do livro
Leituras de obras ficcionais
description Este artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma pesquisa prática de abordagem quali-quantitativa que busca compreender os efeitos que o compartilhamento da leitura de romances pode gerar na empatia dos leitores no que diz respeito a temáticas como a representação do racismo, da depressão e da violência doméstica. Para a realização da pesquisa foram identificadas as potencialidades das obras para a abordagem dos temas a serem tratados. Uma vez selecionadas, elas foram usadas nas discussões para expandir a temática, tendo como apoio outros tipos de textos tais quais memes, tirinhas e reportagens. Assim, visamos interpretar os dados coletados nos encontros, dando especial atenção à reação dos participantes durante as discussões. Foram três as reuniões do Clube do Livro, duas com alunos do primeiro semestre do curso de Inglês da UNEB Campus II, Alagoinhas, e uma com o Clube do Livro de Alagoinhas. Foram três as obras abordadas, cada uma delas tratando de uma problemática social; O ódio que você semeia (2017), de Angie Thomas fala de racismo, É assim que acaba (2016), de Colleen Hoover trata da violência contra a mulher, e As mil partes do meu coração (2018), de Colleen Hoover aborda a depressão na adolescência. Para a análise e interpretação dos dados usamos como apoio os estudos de Currie (1995); e Goldman (2009) embasando questões de imaginário; Djikic, Oatley e Moldoveanu (2013) e Oatley (2012) que tratam sobre empatia na leitura; e Cosson (2014) que aborda o clube do livro. Oferecendo textos de ficção e não-ficção, pretendeu-se, por meio do letramento literário, que o participante do clube do livro ampliasse a noção do texto ficcional, através de conexões intersubjetivas do que se vive na realidade, sobretudo, pela perspectiva da empatia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09T11:02:46Z
2022-11-09T11:02:46Z
2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSUNÇÃO, Wélida Cristina de Souza Muniz. Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais. Orientador: Manoel Barreto Júnior. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3722
identifier_str_mv ASSUNÇÃO, Wélida Cristina de Souza Muniz. Clube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais. Orientador: Manoel Barreto Júnior. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131148393938944