No ventre da capoeira, marcas de gente, jeito de corpo: um estudo das relações de gênero na cosmovisão africana da capoeira angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Ivanildes Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5393
Resumo: Esta dissertação possui um duplo objetivo, apresentar a Capoeira Angola no âmbito de uma visão cosmoafricana, bem como entender as relações de gênero nessa capoeira. discuto como os valores da cultura ocidental tensionam e influem na cosmovisão cultural africana no âmbito da capoeiragem, onde os corpos são situados como femininos e masculinos, embora as diferenças de sexo/gênero não sejam evidenciadas. Por um lado, considero a capoeira uma cosmologia de mundo e ao mesmo tempo uma prática de libertação e resistência de um corpo negro. Proponho repensar as representações sobre a capoeira, quer seja como folclore, quer seja como arte aurética, do presente ou de um passado histórico e sobretudo, situá-la no contexto contemporâneo de uma tradição cosmoafricana. Por outro lado, os debates sobre gênero estão ancorados prioritariamente no conceito de “tecnologia de gênero”, postulado por Lauretis (1989). A perspectiva feminista compõe o desenrolar teórico-metodológico da pesquisa qualitativa, cujos procedimentos são a observação participante, as entrevistas semiestruturadas com mulheres capoeiristas e a memória da vivência da pesquisadora como capoeirista. A escrita será conduzida pela ideia da “escrevivência”, desenvolvida por Brito (2011), cujo conteúdo nos reporta à escrita de um corpo inscrito em uma condição de experiência negra no Brasil. A perspectiva teórica circula na produção feminista de Lorde (1984); hooks (1998); Butler (2000); Davis (2013); Brito (2011); Louro (2008); Lugones (2014) bem como na produção sobre capoeira e cultura cosmoafricana de Abib (2005); Barbosa (2005); Barreto (2005); Conceição (2009); Curió (2011); Fernandes e Silva (2009); Machado (2013); Oliveira (2006); Pastinha (1988); Pequeno (2000); Rego (1968). Nesta análise, a tensão na relação de gênero no lócus pesquisado propõe o desafio de pensar a trajetória do corpo das mulheres capoeiristas como produto e processo histórico-cultural, construído simbolicamente, e desestruturador sistêmico da estrutura que lhe é imposta socialmente.
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spelling No ventre da capoeira, marcas de gente, jeito de corpo: um estudo das relações de gênero na cosmovisão africana da capoeira angolaIn the womb of capoeira, marks of people, body language: a study of gender relations in the African worldview of capoeira angolaRelações de gêneroMulheres capoeiristasCosmovisão africanaCorpoCapoeira AngolaEsta dissertação possui um duplo objetivo, apresentar a Capoeira Angola no âmbito de uma visão cosmoafricana, bem como entender as relações de gênero nessa capoeira. discuto como os valores da cultura ocidental tensionam e influem na cosmovisão cultural africana no âmbito da capoeiragem, onde os corpos são situados como femininos e masculinos, embora as diferenças de sexo/gênero não sejam evidenciadas. Por um lado, considero a capoeira uma cosmologia de mundo e ao mesmo tempo uma prática de libertação e resistência de um corpo negro. Proponho repensar as representações sobre a capoeira, quer seja como folclore, quer seja como arte aurética, do presente ou de um passado histórico e sobretudo, situá-la no contexto contemporâneo de uma tradição cosmoafricana. Por outro lado, os debates sobre gênero estão ancorados prioritariamente no conceito de “tecnologia de gênero”, postulado por Lauretis (1989). A perspectiva feminista compõe o desenrolar teórico-metodológico da pesquisa qualitativa, cujos procedimentos são a observação participante, as entrevistas semiestruturadas com mulheres capoeiristas e a memória da vivência da pesquisadora como capoeirista. A escrita será conduzida pela ideia da “escrevivência”, desenvolvida por Brito (2011), cujo conteúdo nos reporta à escrita de um corpo inscrito em uma condição de experiência negra no Brasil. A perspectiva teórica circula na produção feminista de Lorde (1984); hooks (1998); Butler (2000); Davis (2013); Brito (2011); Louro (2008); Lugones (2014) bem como na produção sobre capoeira e cultura cosmoafricana de Abib (2005); Barbosa (2005); Barreto (2005); Conceição (2009); Curió (2011); Fernandes e Silva (2009); Machado (2013); Oliveira (2006); Pastinha (1988); Pequeno (2000); Rego (1968). Nesta análise, a tensão na relação de gênero no lócus pesquisado propõe o desafio de pensar a trajetória do corpo das mulheres capoeiristas como produto e processo histórico-cultural, construído simbolicamente, e desestruturador sistêmico da estrutura que lhe é imposta socialmente.This dissertation has a double objective, to present Capoeira Angola as part of an African cosmoview and to understand how gender relations are placed in this capoeira. Here, I discuss how the Western culture values problematize and influence in African cultural cosmoview within capoeira, where the bodies are located as female and male, although the differences of sex/gender are not evidenced. On the one hand, I consider capoeira as a world cosmology and also a practice of liberation and resistance of a black body, as a result I propose to rethink the representations of capoeira, as folklore or as auretic art, in the present or in the a historical past and above all, place it in the contemporary context of an African cosmoview tradition. On the other hand, the debate on gender is primarily based on the concept of "gender technology", postulated by Lauretis (1989). The feminist perspective forms the theoretical-methodological approach of the qualitative research, which procedures are the participation, the observation, semi-structured interviews with women who play capoeira and the memory of the experience of the this researcher who writes this dissertation as also a black woman who plays capoeira. The writing will be conducted by the idea of livature, 1 developed by Brito (2011), whose content in written reports to a registered body in a condition of black experience in Brazil. The theoretical perspective is based on Lorde (1984) feminist production; hooks (1998); Butler (2000); Davis (2013); Louro (2008); Lugones (2014) as well as the studies on capoeira and African cosmoview culture of Abib (2005); Barbosa (2005); Barreto (2005); Conceição (2009); Curió (2010); Fernandes and Silva (2009); Machado (2013); Oliveira (2006); Pastinha (1988); Pequeno (2000); Rego (1968). In this analysis, the tension in the gender relation in the locus researched proposes a challenge to think the trajectory of the women body who play capoeira as cultural-historical production and process, which is built symbolically and that also as a systemic deconstructs of the structure imposed by the society.Universidade do Estado da BahiaPós Graduação em Critica CulturalMesseder, Suely AldirSantana, Carla Patrícia Bispo deBarreto , Paula Cristina da SilvaSena, Ivanildes Teixeira2024-05-10T13:53:35Z2024-05-10T13:53:35Z2015-07-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSENA, Ivanildes Teixeira. No ventre da capoeira, marcas de gente, jeito de corpo: um estudo das relações de gênero na cosmovisão africana da capoeira angola. Orientadora: Suely Adir Messeder. 2016. 151f. Dissertação(Mestrado em Crítica Cultural) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2016..https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5393porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:34Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5393Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:34Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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